sexta-feira, 14 de março de 2008

BOTA MEIA, JOEL!

Essa semana me lembrei de um personagem do Jô Soares, que ficava reclamando do saudoso ex-técnico da Seleção Brasileira, Telê Santana, que queria o time brasileiro com pontas. Por que isso? Por que eu vou fazer esse personagem, agora com o Joel e pedindo um meia!!!

É inacreditável a incapacidade que o treinador do Flamengo tem de ser irritante e teimoso. Primeiro, o cidadão começa escalando o Flamengo cheio de volantes. Até o ano passado eu nem discuto, pois o time era limitado mesmo. Mas esse ano estamos sofrendo porque ele quer. Começou a temporada da mesma foram, com 4 volantes no meio, um atacante e o que seria o meia, jogando ao lado desse atacante. As vitórias vieram (todas no Maracanã), o título da Taça Guanabara também. A Libertadores começou e o esquema covarde continuou. Só que para enfrentar o perigoso Bolognese, o esquema foi mantido e o Fla ficou covarde, se defendendo, achando que o empate era um bom resultado. Até o fraco Nacional do Uruguai venceu o time peruano fora de casa.

Bom, essa semana teve um jogo e eu achei, por um momento, que o treinador tivesse sido trocado. O Fla veio com três atacantes e pra melhorar, sem Jailton e Toró no meio-campo. Pensei, "vai ser o maior barato, um jogo de muitos gols, bem divertido". Pra que??? Jogo chato, fraco, time sem criação e atacantes praticamente sendo queimados pelo comandante do grupo. O cara acha que simplesmente colocar três atacantes vai fazer o time ser ofensivo, criar jogadas, fazer um monte de gols?

Eu me esqueci que o meio-campo, apesar de estar sem Jailton e Toró, estava também sem um meia de criação. Com isso, os atacantes estavam isolados na frente. Com Luizinho e Juan jogando abaixo do esperado, ficou pior ainda.

Aí, depois disso o técnico vem e fala: "O esquema com três atacantes está descartado. VImos que não funciona. Antes é que estava certo." E o Flamengo vai voltar a ser um monte de botinudos no meio-campo. Aaaaahhhhhh!

Joel Santana! O que passa pela sua cabeça? Será que não existe a possibilidade de você escalar um meia de criação no meio? Por que queimar um jogador de outra função, deixando-o todo torto no ataque? Temos um time como DIVERSAS OPÇÕES TÁTICAS! O elenco do Flamengo tem JOGADORES QUE PODEM MUDAR O JOGO DE UM HORA PRA OUTRA. Temos um elenco que seria titular em vários e vários times do Brasil! E o meia de criação não joga no meio. Pode???

Joel, veja as nossas possibilidades: a primeira é Renato Augusto. Depois temos o Marcinho. Quem pode atuar ali e muito bem, é Jonatas. E agora voltou o Vinícius Pacheco. Deixa um deles como meia, de preferência o Renato. Testa isso, dois volantes, mais o Jonatas e o RA com dois atacantes na frente. Por favor. Faça isso pelo Flamengo, pela torcida. Tente entender o que é Flamengo!!! Que não é só correria, marcação, suor... é talento também.

Na verdade eu, como boa parte dos Rubro-Negros, queria falar isso diretamente pro treinador do Flamengo. Mas como ele não é meu vizinho, fica difícil. Mas mesmo assim, desabafei.

TIME RESERVA
Ah, só pra dar um pitaco do time de domingo, vamos com os reservas contra o Botafogo. Depois passo a escalação.

Jean Freire

Um comentário:

FÁBIO GIL disse...

Fala, galera! Eu voltei! Pelo menos, aqui na área de comentários. Jean, acho que o Joel é medroso, sim. Mas o medo dele tem um fundamento: na cabeça do cara, o time não funciona com esse armador, esse criador de jogadas ali no meio. E de fato, de todos os que você listou, eu só confio no Renato Augusto. De resto, acho que são jogadores abaixo da média ou inconstantes, incluindo o Marcinho nesse bolo. Acho que, na cabeça dele, os botinudos só estão sendo mantidos para não desguarnecer o sistema defensivo, que pro Joel que foi zagueiro, é importantíssimo. Vale lembrar que, há alguns anos atrás, o Joel era chamado de retranqueiro! A solução é qualificar o meio-campo, forçando a barra com Kleberson, Íbson e mais dois com qualidades de defender e atacar. Talvez Cristian e Toró (Jônatas tem muita qualidade no passe, mas é lento). Nosso time com o Joel no comando ataca pelas laterais e isso é fato consumado. Não vão funcionar 3 atacantes, pelo menos, não Souza, Obina e Tardelli. Tem que ir com um cara de área e dois garçons, tipo Souza, Maxi e Renato Augusto (mas não gosto dessa escalação). De qualquer forma, acho que temos que respirar e ver o que está errado. Pra mim, o que está rolando é uma puta indecisão, que acaba fazendo com que um time não seja formado. Tem que botar o time ideal pra jogar e deixar entrosar, mesmo que venham algumas derrotas e que a torcida xie. É assim o futebol mesmo.

Valeu,

Saudosas saudações à todos,

Gil

OBS: Em breve tô de volta também nos posts.