quarta-feira, 1 de outubro de 2008

NOSSOS CRAQUES PODEM FICAR. MAS PRA ISSO...

Urubulinos e Urubulinas, dêem uma olhada no que diz a coluna de um especialista em marketing sobre a diferença de arrecadação entre os clubes gringos e os brasileiros e entenda porque os nossos craques vão embora logo, logo.

Temos que melhorar, galera!

Para os craques ficarem, marcas precisam investir mais


Luiz Alberto Marinho - 01/10 - 10:24

Investir em marketing esportivo no Brasil traz bons resultados para as empresas. Quem garante é a TNS Sport, que ouviu 7 mil torcedores, de todas as classes sociais, em 14 estados brasileiros. O estudo, feito em junho desse ano, indica que as marcas que mais investem no futebol, seja patrocinando um clube ou as transmissoes esportivas da TV, sao também as mais lembradas pelos torcedores. Outra pesquisa, feita em 2003 pela Top Sport Ventures, estimou em cerca de R$ 340 milhoes o volume de investimentos em patrocínios esportivos no nosso país. 63% desse total eram destinados ao futebol - depois vinha o vôlei, com 14%, e o basquete, com 4% das verbas. Os demais esportes, incluindo automobilismo, tênis e futsal, ficavam com percentuais bem menores, entre 1 e 2%. Porém, esses R$ 340 milhoes representavam na época apenas 1% do volume mundial de patrocínios esportivos. 01/10 Luiz Alberto Marinho

Para entender porque um país tao grande e tao apaixonado por esportes atrai tao poucos investimentos das empresas, eu conversei ontem com Joao Paulo de Jesus Lopes, que é diretor de futebol do Sao Paulo Futebol Clube e professor do Núcleo de Negócios do Esporte da ESPM. Joao Paulo me contou que o Real Madrid sozinho arrecada por ano R$ 934 milhoes. Segundo levantamento da consultoria Deloitte, 39% dessas receitas vêm de exploraçao comercial, ou seja, patrocínio na camisa, material esportivo e licenciamentos. Outros 38% vêm de direitos de TV e 23% de bilheteria. 01/10 Luiz Alberto Marinho

Já no Brasil, de acordo com um levantamento semelhante feito pela Casual Auditores nos 21 principais clubes do país, a exploraçao comercial cobre apenas 11% do orçamento, a bilheteria rende 8% e os direitos de TV 22%. A principal fonte de arrecadaçao aqui é a venda dos direitos de jogadores, que representa 34% das entradas desses clubes. Por isso os nossos times sao obrigados a se desfazer dos seus maiores talentos. Tem ainda outra curiosidade - em média, 11% das receitas dos clubes (percentual equivalente ao da exploraçao comercial) vêm da contribuiçao dos sócios. Isso explica a razao pela qual é tao importante contar com uma boa sede social, piscinas, quadras de tênis etc. 01/10 Luiz Alberto Marinho

A esperança dos clubes está exatamente no aumento da arrecadaçao com exploraçao comercial, já que o poder aquisitivo dos brasileiros nao permite que os ingressos recebam aumentos significativos. Potencial de crescimento nós temos. Afinal, das 5 maiores torcidas do mundo, 3 sao de times brasileiros - Flamengo, Corinthians e Sao Paulo. Uma última informaçao - a pesquisa feita pela TNS Sport mostrou que apenas 4,5% dos brasileiros rejeitam produtos de uma empresa que patrocina um time rival. Ou seja, marketing esportivo é uma estratégia com poucas contra indicações.

Vamo que vamo, Mengão!

Gil

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