terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

FLA 2.0... EU GOSTO!

Com a classificação assegurada, o técnico Cuca resolveu testar alguns reservas no jogo de hoje, contra o Boavista, no Maracanã. O time deve entrar em campo com Bruno, Douglas, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Everton Silva, Toró, Jônatas, Kleberson e Everton; Zé Roberto e Josiel. Confesso para vocês que, apesar de serem considerados reservas, muitos caras desta escalação ai de cima devem assumir a vaga no time principal após essa e/ou mais algumas partidas.

No gol, acho que Bruno está absoluto. Na zaga, também acho que Fábio Luciano e Angelim não saem. No entanto, Aírton não vem apresentando o mesmo futebol aguerrido e consciente do final do Campeonato Brasileiro. O garoto anda estabanado, lento e desarmando muito pouco. Em sua vaga entra o bom zagueiro (de ofício) Douglas, que, se for esperto e não peidar com o Manto Sagrado, pode roubar a vaga do prata-da-casa. Correndo por fora também tem o Torozinho, que era jogador FUNDAMENTAL no esquema do Joel, fazendo exatamente a mesma função que o Aírton faz hoje, na proteção dos zagueiros. No jogo de hoje, Toró joga mais avançado, fazendo a ligação da defesa com o meio. No entanto, Cuca vai saber reconhecer a dedicação e a gana do baixinho, que deverá se dedicar muito para impressionar o treinador e se manter no grupo principal.

Nas alas, Juan não está ameaçado, afinal, é o melhor jogador do Flamengo há muito tempo. Mas Léo Moura ainda não estreou na competição e o Everton Silva, o 'Thierry Henry da serra', vai entrar em seu lugar com a fama de um tremendo velocista e um excelente reforço no apoio ao ataque, exatamente as mesmas características do moicano, que vem atuando de maneira MUITO irregular desde que vestiu a amarelinha da seleção do Dunga.

Tudo bem que o nosso camisa 2 tem bastante crédito com a galera e é impossível que ele perca a vaga por conta de um jogo. Na verdade, é mais provável que ele tome um galho da Perlla do que deixe de ocupar a vaga de titular por conta do jogo de hoje. Mas, em campo, Léo Moura tem sido omisso e um pouco preguiçoso durante todo este Cariocão e o reserva tem ambições suficientes para roubar-lhe o lugar de lateral-direito na continuidade da temporada se o moicano persistir com as péssimas atuações.

No meio-campo, dois malucos brigam para reconquistar seus lugares. Um é Jônatas, que tem entrado e melhorado o setor em todos os jogos. Acerta mais passes, dá mais cadência ao jogo e ainda finaliza com precisão. Pra mim, já seria titular. Mas o Cuca ainda está fazendo ele pagar um pouquinho os pecados do passado.

Outro que tenta seu retorno a condição de titular é Kleberson. O pentacampeão já fez jogos memoráveis com a camisa do Mengão, marcando gols, fazendo lançamentos, passes, jogadas de efeito e tudo mais. Mas, em outras partidas, o cara é capaz de furar a bola, errar passes de meio metro e parecer um jogador de segunda divisão (foi mal, Vascão). Na minha opinião, Kléberson tem o problema que o Alex, ex-Palmeiras e Flamengo, tinha nos tempos de Brasil: ele se desliga do jogo, não é um jogador focado. Parece ter sangue de barata. Não tem aquela explosão, aquele brio, aquela garra, aquela raça que caracterizam os jogadores que fizeram sucesso no Flamengo. Por isso, não creio que ele vá tirar a vaga do Íbson ou de qualquer outro por alí. Mas espero que ele queime a minha língua e o maluco jogue igual na final da Copa do Mundo.

No ataque, Josiel está numa posição relativamente confortável. O atacante só entrou em um jogo neste estadual e marcou um belo gol, coisa de artilheiro. Coisa que seu principal concorrente, o Anjo Negro, ainda não fez. Aliás, Obina jogaria, mas teve febre e acabou sendo sacado pelo treinador.

Cuca tem treinado com Obina em separado todos os dias. Ele diz que o atacante precisa aprimorar seus chutes à gol, coisa que a função exige e a torcida do Flamengo ainda mais. Obina não questionou: aceitou a orientação e se adiantou em arrematar várias e várias bolas em direção as redes, seja parada, rolando, vindo de cima, de cabeça e tudo o que o Cuca quis. Tomara que o nosso xodó volte a marcar. Porque eu acho muito divertido quando a massa canta que ele é melhor que o Eto'o.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

2 comentários:

Anônimo disse...

Pode ser que eu esteja errado, mas acho que hoje o mengão dá uma arrepiada!

Acho que os "reservas" vão comer a bola!

Anônimo disse...

O TIME B VAI SER BEM MELHOR DO QUE O TIME TITULAR!!!!!!!!