segunda-feira, 28 de maio de 2007

DUNGA, O GRANDE BRINCALHÃO

Mermão, será que os críticos e a imprensa no Brasil não estão vendo o que até a minha mãe consegue ver? Será que só eu fiquei puto com essa convocação do Dunga? Será que não tem mais nenhuma voz que diga: Dunga, você tem certeza que esses são os seus convocados?

Tá certo que estou meio irritado com o empate de domingo com o Botafogo. Mas não é possível que o Dunga faça uma convocação bizarra e incompreensível como fez e ninguém se levante contra ele. Quando escolheram o nome do ex-capitão do tetra para a seleção, achei, sinceramente, que essa onda de jogadores de empresário estava acabada. Mas tô vendo que isso é uma coisa que está entranhada na CBF e na seleção brasileira. Sendo assim, prefiro o Luxemburgo dirigindo o Brasil, porque ele, ao menos, tem a coragem de dizer que só trabalha com jogadores se aprovar os empresários dele.

Por isso, vou discutir a lista de convocação aqui com vocês, fazendo alguns apontamentos sobre nomes lembrados por Dunga em cada posição. Lá vai:

Goleiros
Doni - Roma
Helton - Porto
Diego - Atlético Mineiro

O Dunga só pode estar de sacanagem de deixar o Júlio César de fora dessa lista e convocar o Doni. Porque, se ele realmente viu o campeonato italiano, deve saber que o antigo camisa 1 do Flamengo e ídolo da nação rubro-negra, hoje é tido como um Deus no país da macarronada. Será que o Doni virou um bom goleiro depois que foi pra Itália? Sim, porque aqui no Brasil ele era uma bosta, daquelas bem moles, quase em estado de caganeira, com várias mosquinhas sobrevoando. Se fosse pra chamar um goleiro lá do Calcio, TINHA que ser o Júlio César.

Outro que está sendo injustiçado é o Bruno. Alguém no Brasil tem dúvida de que ele é o melhor goleiro em atividade no país. Aliás, no nível dele só mesmo o Diego, goleiro do Atlético, e que foi lembrado por Dunga para estar nessa pré-lista. Inclusive, seu nome foi o único acerto do técnico no quesito goleiros.

Laterais
Maicon - Internazionale
Cicinho - Real Madrid
Daniel Alves - Sevilla
Kléber - Santos
Marcelo - Real Madrid
Gilberto - Hertha Berim


Quanto aos laterais, não tenho muito o que falar. A única crítica é com relação ao Marcelo, que não tem jogado no Real Madrid e não tem porque estar nesta lista. Se ele queria uma opção para a lateral esquerda que fosse rápido e bom ofensivamente, características do Marcelo, que chamasse o Juan, do Mengão, que tá desequilibrando.

Zagueiros
Alex Silva - São Paulo
Alex - PSV
Naldo - Werder Bremen
Thiago Silva - Fluminense
Edu Dracena - Fenerbahçe
Juan - Bayer Leverkusen


Naldo, do Werder Bremen??? Thiago Silva, do Fluminense??? Olha o empresário aí, geeeente!!!!

Meio-campistas
Edmílson - Barcelona
Julio Baptista - Arsenal
Lincoln - Schalke 04
Mineiro - Hertha Berlim
Zé Roberto - Santos
Josué - São Paulo
Morais - Vasco da Gama
Anderson - Porto
Diego - Werder Bremen
Elano - Shakhtar Donetsk
Fernando - Bordeaux
Gilberto Silva - Arsenal


Ironia ou não, o setor de meio-campo, exatamente onde atuava o nosso técnico fashion, Dunga, foi o que contou com as maiores surpresas negativas. Vamos começar a detonação:

Quando surgiu nas categorias de base, o Edmilson era volante. Quando subiu para o profissional no São Paulo, foi orientado para tornar-se zagueiro, já que não tinha habilidade suficiente para compor o meio-de-campo. Edmilson se consagrou no Brasil jogando na nova posição, pois tinha certa habilidade para sair jogando e não era tão brucutu como a maior parte de seus companheiros de posição. Com o bom rendimento NA ZAGA, Edmilson foi vendido para o Lyon da França, onde se transformou em líbero, que nada mais é do que um zagueiro que fica na sobra e que pode sair jogando caso haja espaço. Todo essa historinha que estou contando é só para dizer o seguinte: faz uns 8 anos que o Edmilson não joga no meio e eu gostaria de saber porque seu nome foi lembrado pra cá e não lá pra cima? Será que faltam volantes no futebol brasileiro para o Dunga ter que chamar um zagueiro para essa posição? Gostaria de uma resposta. Quem souber, por favor, coloque ali nos comentários.

Agora vamos pular pro segundo sarrafo, o Morais: O Dunga deve estar atrasado, pelo menos um ano. Não estou criticando só porque o Morais é do Vasco, não. É porque a boa fase dele já passou há muito tempo. O Morais estava bem lá em 2006. Mas hoje o cara não tá fazendo nada, rigorosamente nada. Se ele quer chamar alguém ofensivo e que está bem pra caralho, que escolhesse então o Renato (Sevilla), o Renato Augusto, o Renato Abreu, o Tcheco, o Zé Roberto (do Botafogo) e até o Lúcio Flávio. Mas Morais é brincadeira! A comissão técnica do Brasil deve estar muito ocupada mesmo. Porque só agora estão vendo os tapes do Brasileirão do ano passado. Essa é única explicação pra levar o Morais.

Anderson do Porto??? Fernando do Bordeaux??? Olha o empresário de novo aí, geeeeeente!!!!!

Atacantes
Fred - Lyon
Afonso - Heerenveen
Robinho - Real Madrid
Carlos Eduardo - Grêmio
Jô - CSKA Moscou
Rafael Sobis - Bétis
Vagner Love - CSKA Moscou


Que diabos é Heerenveen??? Um time da Holanda??? Tá, e há quantos anos um time da Holanda não chega a uma final de campeonato europeu? Eu respondo: há uma cacetada de tempo. Aí o Dunga me vem com Afonso e diz que é porque o cara ganhou a bola de ouro, fazendo 33 gols na temporada. E o pior é a imprensa comparar o cara ao Romário e ao Ronaldo Fenômeno, pra mostrar que o cara tem mais valor porque marcou mais gols que os dois no campeonato holandês. Porra, mas o baixinho e o gordinho fizeram mais de trinta gols em uma época em que o futebol da Holanda disputava mundial interclubes e finais da UEFA e Champions League. De mais a mais, se o critério é mesmo boa fase, porque você não manda o Liédson, hein, Dunga??? Responde aí algo coerente.

Quanto ao Jô eu não sei nem o que falar. Eu já tô cansado de tanto ficar irritado. O Jô é uma invenção da imprensa paulista e o Brasil acaba comprando, porque esses caras são um vírus que se espalham e espalham suas opiniões por todo o país. Quando vejo o sensacional Jô em campo, parece que tem um bambu com uma camisa e um calção pendurados no gramado. Ele é sem jeito e desengonçado. Mais um que eu não consigo compreender.

Pra fechar bonito esse post, gostaria de pedir a todas as pessoas que vem até aqui ao Blog para escalarem a sua seleção na parte de COMENTÁRIOS, aqui embaixo. Mas tentem fazer diferente do Dunga e escolher melhor os jogadores. Porque se vocês concordam com ele, ou são loucos ou não entendem xongas de futebol.

Até breve,

Gil

2 comentários:

Sidarta disse...

Cara, coloquei um pouco do que você disse sobre o Luxa no meu post. Se quiser dar uma olhada: http://nacal.blogspot.com/2007/05/repercusso-da-convocao-na-blogosfera_29.html

Abraços,

Admilson_SP disse...

Minha seleção é....
1 -Julio Ceasr
2 - Rogerio Ceni
3 - Bruno do Flamengo

4 - Maicon
5 - Cicinho
6 - Gabriel
7 - Kléber do Santos
8 - Leandro
9 - Gilberto
10 - Bellete

11 - Alex Silva do São Paulo
12 - Alex do PSV
13 - Lucio do Bayer
14 - Edu Dracena
15 - Juan do Leverkusen
16 - Edmilson

17 - Julio Baptista
18 - Fábio Simplício
19 - Mineiro
20 - Zé Roberto do Santos
21 - Josué
22 - Renato Augusto (concordo com tigo)
23 - Diego
24 - Elano
25 - Gilberto Silva
26 - Juninho do Lyon
27 - Kaká

28 - Fred
29 - Ronaldo
30 - Robinho
31 - Dodô
32 - Alexandre Pato
33 - Rafael Sobis
34 - Wagner Love