domingo, 2 de dezembro de 2007

VICE É O VASCO!


Tá certo que a gente quer ver o Mengão sempre vencendo. Ainda mais num jogo fácil como esse contra os mulambos do Náutico. Mas se a gente vencesse e somasse mais 3 pontos, combinados com todos os resultados dessa última rodada, terminaríamos o Campeonato Brasileiro de 2007 na vice-liderança. E, todo mundo sabe, que vice não é o nosso lugar. Vice é coisa pro Vasco, que esse ano nem isso conseguiu.

De qualquer forma, tudo isso serviu para confirmar o que é óbvio para toda pessoa com bom senso: o Flamengo é o melhor time do Rio e um dos melhores do Brasil.

Terminado isso, vamos a uma retrospectiva do que rolou nesse ano.

Pra começo de conversa, o Mengão tinha abocanhado a Copa do Brasil em 2006 e foi pra Libertadores. A atuação da equipe na maior competição das Américas não foi lá essas coisas, mas, apesar da eliminação para o Defensor do Uruguai - que deu trabalho e chegou longe na Sulamericana desse ano - já mostrou que nosso lugar é entre os maiores times do continente.

Pra dar continuidade, ganhamos o título do Carioca em cima do Botafogo com doping e tudo! É isso ai que você leu! Pra quem não se lembra (ou não quer se lembrar), o time alvinegro ainda tomava a tal "vitamina" quando perdeu pra gente na final. O time deles corria pra caralho, mas o manto sagrado é ruim de aturar, e a gente faturou o caneco mesmo assim. Essa "vitamina" é a mesma que, meses depois, foi considerada irregular pela comissão anti-doping do Campeonato Brasileiro no caso envolvendo o Dodô. Ou seja: o Botafogo tomou doping e tomou na olhota também. Mengão campeão.

No Brasileirão, tudo começou muito mal. Ney Franco mostrou que ainda não tem condições de dirigir um clube como o nosso e perdeu o controle dos jogadores, que danaram a fazer merda e jogar mal. Não eram só os jogadores que ele tinha trazido lá do interior de Minas. Ele trouxe pro Flamengo o espírito caipira, acanhado e apequenado do Ipatinga. E, infelizmente, demorou pra diretoria acordar. Daí, entrou o Joel, que, particularmente, eu critiquei demais. Naquele momento, em que estávamos na Zona de Rebaixamento, imaginei que o clube precisava de um grande nome - Wanderley, Felipão, Leão, Muricy ou Abel. Mas, apesar das tentativas dos dirigentes em alguns dos nomes que eu citei, acabamos acertando com o Cachaça. É óbvio que o Joel não mudou tudo sozinho. No momento em que assumiu, o Flamengo trouxe importantes reforços que mudaram um pouco a cara da equipe. De qualquer forma, Natalino conseguiu dar ao time tudo o que precisava, acertando primeiro a parte psicológica, para depois imprimir seu estilo tático - curiosamente diferente de muitos de seus times anteriores.

O resultado logo foi visto: torcida lotando o Maraca, vitórias sucessivas, garra, empenho, espetáculo e o Mengão perto do lugar que deve estar sempre. Perto, sim, porque o nosso lugar não é "entre os melhores" e, sim, "o melhor lugar". De qualquer forma, já tivemos um gostinho da alegria que vamos receber de presente no ano que vem.

Outro fato que me deixou feliz, foi o rebaixamento do Corinthians. Na verdade, a agremiação alvinegra paulista não me incomoda, nem me assusta. O que me faz ter raiva do clube é a forma como a imprensa (especialmente a imprensa de SP) trata cada vitória, cada contratação e cada situação pela qual os caras passam. Parece até que eles, e não nós, somos a maior torcida do Brasil. Os caras são os vice.

Aliás, me desculpe. Vice mesmo, é o Vasco.

Saudações rubro-negras e parabéns para você, Urubulino.

OBS: Continue ligado no URUBUZADA neste final de ano. Estarei aqui informando contratações, fofocas de bastidores e, além disso, devo criar uma promoção muito bacana no início do ano que vem, onde você poderá ganhar prêmios irados. Então, acesse todos os dias o URUBUZADA.

Abraços,

Gil

Nenhum comentário: