terça-feira, 22 de abril de 2008

QUEM SERÁ????

Já ouvi falar muita coisa sobre o novo técnico que irá assumir o Mengão, muita mesmo. Abelão é o mais cotado, até porque já foi sondado quando da despensa de Ney Franco no ano passado. Aliás, eu não me surpreenderia se o mineiro-megalomaníaco-esquizofrênico voltasse para a Gávea... tá duvidando? Eu acho bem possível, até porque o Flamengo ainda deve uma baba a ele.

Correndo por fora estão Tite, Mano Menezes - técnicos pouco experientes, mas copeiros - e Muricy Ramalho, que está sendo queimado por alguns diretores do São Paulo e pode sair após a derrota para o Palmeiras. Entre os três, gosto muito mais do último, mas não sei se o cara teria futuro promissor dentro do Flamengo.

Todos nós sabemos que na Gávea quem manda é o Kleber Leite e o MC Braga. Se fugir ao controle desses dois, dá merda no final. O Joel se dá bem exatamente porque é vaselina, sabe dobrar os caras no papo e engolir alguns sapinhos, coisa que o Muricy não tem a menor habilidade pra fazer.

O atual técnico do São Paulo é um cara de poucas palavras e menos sorrisos ainda. Em declaração aos jornalistas, recentemente, o treinador disse que seu clima de trabalho é muito tenso, e que, por isso, ele só sabia trabalhar com tensão, com calor, com pressão. Muricy não gosta de politicagens, de babação de ovo, de disse-me-disse e da imprensa especialmente. Com ele, ou a gente compra um projeto, ou não compra nada. É por isso que não acredito que o nome seja o mais indicado.

Para resolver todos os nossos problemas, confesso, gostaria que o Wanderley viesse pra cá. Mas o Luxa é a versão 2.0, piorada e jabazada (como gosta de levar uma grana) do Muricy. Esse, então, disse que só virá para o Flamengo, declaradamente seu time de coração, se pudesse ser um Manager ou presidente! Se considerarmos que o ex-técnico da seleção está na final do paulistão e ganha mais de 500 paus de salário por mês, creio que será virtualmente impossível arrancar o maluco lá da terra da chuva e da poluição.

Mas as especulações não param por ai, não. E para nossa tristeza, o nome de Renato Gaúcho também foi muito comentado na imprensa como sucessor de Joel. Apesar de parecer um tese fraca, alguns apontam que Renato teria perdido muita força dentro do Flu com a derrota medíocre para o Bostafogo, com um jogador a mais. Isso faria com que o ex-ponta abrisse mão das pressões do Flu para disputar a Libertadores comandando o Fla.

Todas estas especulações podem afetar, e muito, o ânimo do time. Apesar dos jogadores serem experientes e já terem se deparado com situações similares ou até piores, fico com receio que abale a confiança e a frágil "união do grupo". Por outro lado, poderá servir para que outros jogadores hoje apagados possam ter a motivação de reacenderem suas estrelas e mostrarem serviço, caso de Jônatas, uma das contratações na qual eu depositava mais confiança. Na época de Abel Braga, por exemplo, Jônatas jogava o fino da bola, armando excelentes jogadas e partindo para o ataque, coisa que não tem feito nem nos treinos.

Quando tiver mais notícias ou mais especulações, eu volto pra contar.

Saudações rubro-negras,

Gil

Nenhum comentário: