terça-feira, 27 de maio de 2008

ÍBSON SAI. O QUE ESTAMOS PERDENDO?


Ibson foi chamado, durante muito tempo de "O Príncipe da Gávea" por conta de sua habilidade, sua técnica apurada, com tão pouca idade. Quando foi revelado, roubava bolas, partia em velocidade para o ataque e driblava os adversários com extrema facilidade. Enfim, era um jogador moderno. Só não digo que ele era perfeito, porque sempre lhe faltou pontaria.

Chegando no Porto, ganhou logo a vaga de titular na equipe, que também contava com Carlos Alberto e Diego. Contudo, somente ele e o ex-jogador do Santos eram titulares num time que chegou a ser campeão europeu. Passou um tempo e o futebol de Íbson caiu vertiginosamente. Tanto que o meia foi parar na reserva aos poucos.

No ano passado, veio por empréstimo para o Mengão. Chegou como a solução de um meio-campo brucutú, cheio de cabeças de bagre. O jogador também queria se superar, voltar a atuar bem e se dedicou integralmente. No Brasileirão de 2007, o Flamengo cresceu muito graças a ele. Foi dele o emblemático gol na vitória de 1X0 sobre o campeão, São Paulo, no Maracanã, que marcou o começo da virada do nosso clube. Chegou até ser escolhido para a seleção do campeonato.

Mas o cara voltou a declinar no início deste ano. Não se acertava. Criou uma confusão com Souza, quase chegando a porradaria em campo. Disseram que não era nada. Caiu de produção, passou a errar lançamentos longos, depois passes médios, agora passes curtos - de 1 ou 2 metros. Não dá mais aquelas arrancadas que eram sua característica e ponto forte. Mas, infelizmente, manteve seu ponto fraco, que são as finalizações, perdendo gols decisivos e importantes pra gente. Foi vaiado pela primeira vez por nossa torcida e ficou chateado, fez biquinho. Agora, para completar o ciclo de azar, se contundiu.

Há uns 3 meses atrás, seu pai e procurador, já tinha criado uma confusão com a diretoria rubro-negra dizendo que achava um absurdo o clube não tê-lo procurado para renovar. No entanto, o contrato só acabava em junho.

Agora que o Mengão foi tentar contrat-alo de vez, o Porto pediu R$ 10 milhões, valor da cláusula contratual e quantia que os cartolas não estão dispostos a pagar pelo futebol que o meia está jogando.

E agora? Como fica o Íbson? E como a gente fica com a saída dele?

Bem, o Caio Jr não parece estar muito preocupado. Não estou dizendo que o cara não curta o Íbson. Mas o fato é que o Flamengo tem vários jogadores de meio-campo. O próprio Jônatas parece ter caído nas graças do novo treinador. Aliás, se voltar a jogar o futebol de 2006, vai voltar a cair nas graças até do Dunga.

Além disso, o Renato Augusto já deixou claro que não quer mais ser improvisado no ataque. Quer jogar de armador, sua posição real. Aliás, foi assim que ele surgiu e arrebentou na Copa do Brasil, em 2006.

Até o final de seu empréstimo, Íbson ainda poderá jogar mais cinco partidas com o Manto Sagrado. Confesso que gosto muito do jogador e queria vê-lo jogando seu máximo novamente para que valesse à pena investir para mantê-lo. Mas, de acordo com o Globoesporte.com, caso o atleta atue mesmo em todas estas partidas que faltam para encerrar seu contrato, ele não poderá mais ser emprestado ou vendido para nenhum clube do Brasil, o que pode ser um indício de que Íbson não vestirá mais a nossa camisa.

O que será que estamos perdendo?

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara, como vc falou. O Ibson pode ser responsabilizado sem sombra de dúvidas pelo sprint que o flamengo deu ano passado no Brasileiro, foi fundamental, ponto. Não tem discussão. Outra coisa, quando ele surgiu na gávea despontou. Jogava demais. Dessa vez a expectativa sobre ele foi grande e confesso que pelo menos pra mim ele não correspondeu, assim como o Jônatas até agora tb não. Não acho que o flamengo deva gastar essa grana com ele, nem sei se o clube tem isso pra gastar. Ao meu ver, a posição que ele ocupa é aonde estão os problemas mais críticos do flamengo, armação, criação, apoio ao ataque, chegar junto na área, etc.. acho que o clube pode melhorar isso, perde com a saída dele, mas acho que dá pra suprir a altura.

Anônimo disse...

VAMSO PERDER MUITO SEM ELE O CARA E UM COMANDANTE NA EQUIPE E VAI MELHORAR EM BREVE!!!!!!!!!!! TEMOS QUE MANTER ELE PORQUE ELE QUER MELHORA!!!!!!!!!!!!!!! FICA IBSON!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O Íbson não está acrescentando muita coisa ao time e pode ir embora prá Portugal....deveria levar o horroroso Jônatas,uma mala que agora será titular do Caio Junior....tenho certeza que meu NOJO só vai aumentar....o Flamengo precisa mesmo é um bom centroavante como Kleber Pereira,do Santos ou(e) principalmente FALCÃO GARCIA, do River Plate...o Sousa não passa de um bonde que dá muita sorte em algumas oportunidades e o Obina,que todos nós gostamos por causa de sua simplicidade, não passa de FOLCLORE....prá ganhar Brasileirão o Flamengo precisa de um verdadeiro MATADOR...abraço a todos....Helder Rodrigues Bino...Goiânia...Goiâs