quinta-feira, 3 de julho de 2008

EU TENHO. VOCÊS NÃO TÊM!


Eu nasci em 1978. Era ainda muito novo quando Zico e Cia foram campeões brasileiros em 80, 82 e 83. Mas em 87, eu já era um ser pensante e pude acompanhar aquele timaço com Jorginho, Aldair, Leonardo, Andrade, Renato, Bebeto, Zinho e Zico ser campeão jogando o fino do futebol. Eram verdadeiras aulas de futebol a cada rodada, até a sensacional final, contra o Inter.

Em 92, então, eu já era um demente de tão fanático. Comentava, criticava e já arriscava escrever algumas coisas. O Vovô-garoto comandava um time meia-boca tecnicamente, mas muito bem dirigido pelo Carlinhos Violino. Era tocar a bola com o Junior que as jogadas saiam ali pela meiúca. A vitória por 3X0, no primeiro jogo da final sobre o Bostafogo, com gols do Maestro, Nélio e Gaúcho, foi um dos jogos mais emocionantes que eu já vi em toda a minha vida. Depois foi só garantir o 2x2 no segundo jogo e correr pro abraço, gritando: é penta!

Chegou 2007. O Flamengo começou o Brasileirão de maneira terrível. Uma longa pausa para os Jogos Panamericanos fizeram com que a gente permanecesse por várias rodadas alternando entre a penúltima e a última colocação na tabela, o que indicaria rebaixamento do maior clube do Brasil. Mas mostramos o que é o Flamengo e viramos o jogo, correndo atrás, rodada por rodada, tivemos que enfrentar uma sequência exaustiva de jogos. O lado bom disso: todos no Maracanã, a nossa casa. Fizemos o inimaginável para muitos, chegando a terceira posição e conseguindo uma nova vaga para a Libertadores.

O que estou querendo dizer relembrando isso tudo? Que o Flamengo, ao longo dos meus 29, quase 30 anos de idade, já me trouxe muitas alegrias. Mas, confesso, nos últimos anos, NADA me trouxe tanta felicidade, tanta recompensa, tanto prazer, quanto essa derrota do Fluminense para a LDU. Para não dizer que estou sendo injusto (e não tomar uma bronca em casa), talvez o sentimento que tive em meu casamento, se compare ao que estou tendo hoje.

E nesse momento, em que eu entendo perfeitamente o quanto os tricolores estão sofrendo, quanta dor deve permear seus corações, eu gostaria de dizer apenas uma palavra: obrigado.

Vamo que vamo, LDU!

Gil

OBS: Abaixo segue uma versão deste post em espanhol, para que os equatorianos leitores do URUBUZADA possam participar da nossa festa!

____________________________________________

YO TENGO. USTED NO TIÉNE!


Nací en 1978. Aún yo era muy nuevo cuando Zico y Cia fueron campeones brasileños en 80, 82 y 83. Pero en 87, estuve al pasó de todos los juegos y siguiendo con el timaço con jorginho, Aldair, Leonardo, Andrade, Renato, Bebeto, Zinho y Zico, el campeón de fútbol. Ellos son reales lecciones de fútbol en cada ronda, hasta el sensacional juego final, contra el Inter.

En 92, entonces, yo ya era un fanático. Comentava, criticava y corria el riesgo de escribir algunas cosas sobre el Fla. El avuelo-muchacho ordenava un equipo "choncha" técnicamente, pero muy bien dirigido por Carlinhos Violín. Lo segredo era tocar el balón con Junior, que se mueve por ahí en centrocampo. La victoria de 3X0 en el primer partido de la final ante el Buestafuego, con los goles de Maestro, Nélio y Gaucho, fue uno de los juegos más emocionantes que he visto en toda mi vida. Entonces sólo era garantizar 2x2 en el segundo juego y pronto.

Llega 2007. El flamengo comenzó la competencia de una forma terrible. Una larga pausa para los Juegos Panamericanos han hecho que nosostros se mantuvieram durante varias rondas alternando entre el penúltimo y último lugar en la mesa, que indican el descencio de los mayores clubes de Brasil.

Sin embargo, mostraram lo que es el Flamengo, ronda por ronda, que tuvo que hacer frente a una exhaustiva secuencia de juegos. El lado bueno: todos los juegos en Maracanã, nuestra casa. Hemos hecho lo inimaginable para muchos, llegar a la tercera posición y lograr de una nueva etapa de la Libertadores.

Qual es el sentido de todo lo que estoy recordando? Que el Flamengo, em mis 29, casi 30 años de edad, han traído muchas alegrías para mi. Pero lo confieso, en los últimos años, NADA me trajo tanta felicidad, tanta recompensa, tanto placer, como la derrota del Fluminense para LDU. Tal vez la sensación que tuve en mi matrimonio, es la única comparable a lo que estoy tomando hoy em mi corazón.

Y en ese punto, donde los Tricolores están sufriendo demasiado, yo digo solamente una palabra: gracias!

Adelanté! Adelanté, LDU!


Gil

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala rapaziado do mengão!!Sem noção cara!!!Baixei o hino da LDU, e hoje é a trilha sonora do dia.Cade a playboyzada???....Agora só falta o rebaixamento....não tenha dúvidas que figurinhas como Thiago Silva, Thiago Neves...vão abandonar o barco.
FLU RUMO À CRISE!!!!