sexta-feira, 25 de julho de 2008

VAMOS ÀS COMPRAS!

Sabe quando você tá com aquela larica da madrugada? Daquelas que a gente sai abrindo todas as portas do armário da cozinha, vasculhando lá dentro, afastando as latas de ervilha e os pacotes de macarrão pra encontrar uma coisa que mate a sua fome? Pois bem, é assim que nós, torcedores do Flamengo estávamos nos sentindo em relação ao time.

Com fome de gols e de novas vitórias, vários membros da nossa torcida começaram a procurar alguma coisa que salvasse esta nossa fome. Reforços que possam nos garantir a saciedade novamente.

Volta e meia na seção de comentários aqui do URUBUZADA ou mesmo nas rodas de amigo, me perguntavam se eu sabia dizer quais os nomes que a diretoria do Mengão estaria anunciando para a equipe. A resposta era sempre a mesma: não sei. Mas isso não significava que eu estava mal informado. Longe disso. Estou mais ligado do que nunca nas movimentações da cartolagem em busca de algum nome que nos traga alento. Mas até agora, somente o nome do meia Felipe, que está desesperado pra voltar ao Brasil, tinha sido cogitado e propostado pelo Flamengo. Aliás, o jogador deverá dizer SIM ou NÃO até o final da semana que vem, definindo se vem ou não pra Gávea.

Depois de muito tempo, algumas materias enviadas por leitores como Mário Wilson, Allan Kardec e Nelsinho Morro - além das minhas próprias pesquisas e fontes - me ajudaram a levantar alguns nomes que o Kleber Leite e sua tropa de elite estão sondando.

Vou começar a revelar estas descobertas - algumas muito boas - pelo setor que está mais necessitado: o ataque.

Lá pra frente, poucos nomes tinham sido citados até agora. Mas, felizmente, agora que surgiram, confesso que gostei bastante da maioria deles. O primeiro é Liédson, atualmente no Sporting Lisboa. O baixinho é veloz, inteligente e já vestiu o Manto Sagrado. Seu retorno ao Brasil fica dificultado pelo fato de que os portugueses simplesmente idolatram o cara (tentaram até sua naturalização) e o valor da multa rescisória seria alta demais. De qualquer forma, o jogador já teria recebido uma proposta oficial do Mengão.

O segundo nome era Nilmar, que é um namoro antigo do Flamengo. No entanto, o jogador já realizou mais de 7 jogos pelo Inter e não poderá vestir o Manto Sagrado este ano. Outros clubes, especialmente da Espanha, também demonstraram interesse em levá-lo novamente para o Velho Continente (onde já jogou pelo Lyon).

O terceiro nome é França. O experiente atacante ex-São Paulo teve um belo período na Alemanha, mas está naquela faixa de idade que o jogador fica doidinho pra retornar pro Brasil e encerrar a carreira após dois ou três anos, estilo o que fez o Amoroso. Não sei como ele está hoje, mas, de fato, é um cara que tem faro de gol e habilidade para ajudar o nosso time a voltar a marcar.

O quarto nome, talvez o melhor na minha opinião, é o jogador Deivid, que está no Fenerbahce, ex-time do Zico. Inclusive, o Galo estaria ajudando na negociação do Fla com o jogador, trabalhando nos bastidores. Deivid marcou muitos e importantes gols e tornou-se ídolo lá na Turquia. Mas está visando uma vaga na seleção e acredita que não conseguirá muita notoriedade atuando naquela parte do planeta. O Flamengo também já fez um proposta para o jogador, que estaria avaliando.

Pra fechar os nomes para o ataque, uma surpresa - pelo menos pra mim. O atacante do Avaí, Vandinho, vice-artilheiro do Brasil na temporada, com 26 gols. O centroavante viria por empréstimo, por um ano e teria sido indicado pelo próprio Caio Jr, que trabalhou com o atleta lá no Paraná, em 2006. Ele seria a tal "alternativa para compôr elenco" que o Keres Leite tanto falava.

Não conheço o futebol do maluco. Mas, se levarmos em conta que o último jogador que chegou na Gávea para ser reserva e sem muitas pretensões foi o Marcinho - que acabou se tornando o artilheiro do time - esse tal de Vandinho pode ser uma boa aposta.

Encerradas as especulações para o ataque, vamos lá pra meiúca, que parece estar bem encaminhada.

O Flamengo começou a viajar com a grana do Renato Augusto. Falou em Riquelme, D'Alessandro, Bolaños e Jadson. O lance é que os sheiks resolveram fustigar o Caio Jr e tivemos que soltar a mão na grana para mantê-lo. Sendo assim, sobrou uma grana bem menor pra reposição. Sabendo disso, o rubro-negro tentou trazer o Felipe e o Renato Abreu de cara. Felipe está perto de um acerto como disse lá em cima. Já Renato Abreu, que era a minha contratação preferida, acabou acertando com outro time lá das Arábias e vai continuar comendo esfiha na fonte.

A partir daí, outros nomes pintaram: o bom Danilo, muito bem votado na enquete do URUBUZADA sobre reforços, e Daniel Carvalho, jogador do CSKA, da Rússia, que é outro namoro antigo do Mengo. Pois bem, Danilo parece ser mais difícil, pois não demonstrou muito interesse de vir pro Rio. Já Daniel Carvalho parece empolgado com o projeto vendido pela diretoria do Flamengo do atleta ir parar na seleção brasileira. A proposta foi feita e parte dos salários seria pago pelos patrocinadores.

Na terceira geração de especulações para o meio-campo, pintou o nome de Douglas, meia revelação do Curíntia, e de Leandro, ex-São Paulo, que é um excelente jogador, ensaboado, ofensivo e driblador. A única restrição que tenho é que ele, assim como o Felipe, é desagregador e arruma confusão por onde passa. Foi assim no Corinthians, onde foi revelado, no Fluminense e no próprio São Paulo. Espero que o Caio Jr tenha condições de domá-lo caso venha parar no Mengão.

Sobre a possível saída de jogadores, pouco se sabe ainda. Juan afirma não ter uma proposta oficial. Léo Moura não tem interesse de sair se não for para a Europa. Íbson fechou por mais um ano, mas teria sido oferecido para a Inter de Milão. E agora, o Globoesporte.com e o Helder, de Goiânia, andaram dizendo que o Souza interessaria ao Panathynaikos, da Grécia. Até agora o Flamengo não teria sido oficialmente procurado para a negociação. Mas já começo a achar que pode ser uma boa liberar o camisa 9 pra ir embora, apesar do Fla só ter direito a 60% do valor de seu passe. Com essa grana, poderemos fechar com um atacante menos badalado e mais eficiente que o careca badboy.

É isso, galera. E vocês? O que acham destes nomes? Ficaria muito feliz se colocassem suas opiniões na seção dos comentários.

Vamo que vamo, Mengão!

Gil

5 comentários:

Anônimo disse...

De todos os nomes citados gosto apenas do Liédson e do Deivid...se pudesse contratar os dois seria sensacional...no meio, apenas o Leandro serviria para o Flamengo...é mau-caráter como muitos no futebol, mas resolve a "sua parada"...o Felipe, além de desagregador, é um cara que não faz gol, como a maioria(quase totalidade)dos que estão atualmente no Flamengo...obrigado pela citação do meu nome...um abraço...Helder...Goiânia.

Anônimo disse...

Se o time continuar perdendo, é claro q novo jogador vem. Novo não é necessariamente jovem. Mas vem. A verdadeira contratação, aquela com quem podemos sempre contar, já há: somos nós mesmos, a imensa torcida q no pior e no melhor nunca faltamos.

Anônimo disse...

GOSTO DE QUASE TODOS OS NOMES, GIL!!!!!!!!!! NA VERDADE EU NÃO CONHEÇO AQUELE VANDINHO MAS O CARA NÃO É ARTILHEIRO DO BRASIL POR ACASO COM 26 GOLS!!!!!!!!! FELIPE EUI NÃO QUERIA MAS É MELHOR QUE ESSA MULAMBADA QUE ESTÁ LÁ AGORA PARA DAR VELOCIDADE NO ATAQUE!!!!!!! O DANILO EU ACHO SEM SANGUE E ELE JÁ TINHA ESSA FAMA LÁ NO SÃO PAULO E AGORA TÁ COM A MESMA FAMA NO JAPÃO SÓ QUE LÁ ELE NEM PRECISA JOGAR TÃO BEM PRA SE DISTACAR!!!!!!!!!SÓ NÃO VI AI O NOME HARLEI QUE TAVAM DIZENDO QUIE IRIA SAIR DO GOIÁS!!!!!!!!! ELE VAI VOLTAR PARA O INTER SERÁ?????? EU GOSTO DELE!!!!!!!!

Anônimo disse...

Gil,
Acho que o Flamengo acabou de fechar com o tal Vandinho. Vamos ver no que vai dar...
Abraços e SRN!

carlos.yfla disse...

de todos os nome gostei bastante do daniel carvalho e do deivid e do vandinho mas axo que o eder do flamengo tem que ir embora e q deem uma chance ao maxi biacunxi