segunda-feira, 13 de outubro de 2008

EU NÃO SEI...



Eu não sei se o atraso de salários foi o motivo.

Eu não sei se a péssima escolha do Caio Jr de meter o Sambueza - um cara habilidoso, porém lento - na lateral, foi o motivo.

Eu não sei se a arrogância do Márcio Braga motivou os adversários.

O que eu sei é que a nossa torcida não merecia o que aconteceu. Estou com raiva daquilo tudo. Com vergonha de ter ido ao Maracanã presenciar tamanho vexame. Com mágoa de um clube que anda retribuindo com vergonha, o nosso orgulho de ser rubro-negro.

O Flamengo de verdade não perderia aquele jogo. O Flamengo de verdade era aquele que estava nas cadeiras brancas, amarelas e verdes. Aquele que estava nas cadeiras, nos camarotes, na tribuna. Pusesse o Caio Jr um time todo formado com jogadores vindos da arquibancada e nós venceríamos o Atlético Mineiro de goleada.

O Flamengo de verdade, aquele que lotou um dos maiores estádios do mundo, o Maracanã, não é o Flamengo que a gente viu em campo. Nem sombra dele. E isso foi o que decepcionou.

Para começar os esculachos, vou metralhar o Márcio Braga, nosso respeitoso presidente. Porra, Márcio, você já é macaco velho, meu irmão. Já deveria ser uma pessoa mais centrada, mais coerente e menos passional, né, não? Como é que você me dá uma declaração dizendo que o time vai ser hexa, que está preparando a festa e, após uma derrota, já diz que não dá mais, que desiste? Vai fazer o quê agora? Suspender o buffet? Entupir o time de coxinha de galinha e unha de camarão que você já tinha encomendado? Distribuir bolo salgado pra torcida e pra imprensa nos próximos treinos do Fla? Quer preparar a festa do hexa? Então faça o seu trabalho e cale a boca. É bem melhor ganhar sem falar do que falar e não ganhar.

Agora é a vez de atacar a Flapress, a imprensa pró-Flamengo. É isso ai! Se vocês querem torcer pelo Fla, tudo bem. Se querem apoiar e vender jornais as nossas custas, tudo certo também. Mas de onde veio essa idéia de jerico de forçar a ida do Kléberson pra seleção? É só porque ele já vestiu a amarelinha? Só porque ele jogou bem com o Felipão? Só porque ele está no Flamengo hoje? Só para termos mais um ídolo? Foda-se tudo isso, galera! O Kléberson é um mosca morta e todo mundo sabe disso. É um jogador habilidoso, mas absolutamente inconstante, irregular. E eu não tô despejando isso aqui porque estou com raiva, não. Eu já falo (escrevo) isso há um cacetão de tempo no URUBUZADA. E no sábado ele tratou de mostrar para todo mundo que não tem colhão! É medroso, covarde, passivo. E jogador assim, tem que jogar na Grécia mesmo, onde ele estava. Porque, no Flamengo, ele não merece estar.

Chegou a vez do Caio Jr, que tentou tirar o corpo fora dizendo que ficou tão envergonhado quanto a torcida, mas que foi um dos maiores culpados pela apresentação pífia que fizemos. Ele escalou o coitado do Sambueza na ala-esquerda, quando o cara não tem velocidade nem cacoete para assumir a posição. Não é um jogador que faça uma marcação forte. Não é um jogador que avance com a necessária aceleração que um lateral tem. E, para encerrar, não teve apoio de ninguém, exceto o Angelim, para construir as jogadas. Enfim, o Sambueza não teve culpa nenhuma. Mas o Caio Jr, sim.

Aliás, os erros do treinador não param por ai.'Oclinhos' também mandou mal no vestiário. Não conseguiu arrumar o time. Não conseguiu orientar os jogadores que estavam perdidos e sendo vaiados, de que o jogo era pressionar o Atlético na saída de bola. Enfim, o Flamengo entrou no vestiário desesperado e saiu ainda mais afoito, mas desorganizado. E isso é papel do técnico.

Quanto aos jogadores, vou comentar setor por setor. A começar pela zaga.

O Fábio Luciano não é o melhor zagueiro do país. O cara já não tem mais o ritmo e a velocidade de outrora. Mas ficou nítido que faz muita falta ao time do Flamengo como líder, como orientador, como motivador. Com o Dininho em seu lugar, pudemos reparar a disparidade. Dininho é um atleta em declínio. Lento, desatento, sem tempo de bola, covarde e mal posicionado, o jogador permitiu inúmeras finalizações do time alvinegro e acabamos dependendo demais das defesas do Bruno, que foi muito bem, mas não conseguiu impedir a humilhação.

Angelim não atuou mal. Mas notou a falta de um lateral e acabou se ausentando demais da marcação lá atrás o que foi mortal pra gente. Nos contra-ataques, não conseguia se recuperar a tempo e deixava os laterais do Atlético brincarem na avenida que ficava aberta em seu setor.

No setor do meio-campo, até o jagunço Jaílton, que vinha sendo um xerifão a frente da zaga, não atuou bem. Fez muitas faltas, errou passes curtos e entregou muitas bolas nos pés dos jogadores adversários.

Pra nossa sorte, Toró, sempre ele, foi mais do que um leão e arrancou dos pés dos atacantes atleticanos algumas dessas bolas que ninguém tiraria. O baixinho foi um monstro nos desarmes, mas não foi capaz (e nem é o papel dele) de construir o que seus companheiros de meia, o infeliz Kleberson e o desanimado Íbson, não fizeram.

Íbson e Kleberson foram dois infelizes. O primeiro já não joga bem há algum tempo. Vive uma desanimadora fase e, ainda assim, reclama quando sai. Ontem até que se esforçou, mas errou absolutamente tudo e ainda foi covarde quando esteve de frente para o gol. Quando a massa de mais de 80 mil pessoas começou a xingá-lo e vaiá-lo, escondeu-se, como um caracol que vai pra dentro da concha. A exemplo de Josiel, precisa ser poupado, senão vai sair do Flamengo que nem Aílton, Marquinhos e outros.

Já o pentacampeão teve um daqueles jogos que irritam qualquer um. Acho que até a mãe dele deve ter ficado puta com o futebol do meia no sábado. Bizarro! Kléberson não entrou em campo. Não acertou nem orientação. Errou toques de bola de 2 metros. Tropeçou com a bola. Lançou bolas direto pela lateral, quando seu companheiro esperava lá na frente. Não marcou. Não voltou. Não correu. Parecia estar de sacanagem. Mas eu espero que não. Vendo-o no sábado, tive um misto de pena, ódio, mágoa, decepção e mais algumas coisas que não sei nem descrever. Foda.

Os alas não puderam fazer muito. Léo Moura até atuou bem. Mas, sem o apoio de um homem na ponta direita, despertou seu estilo enceradeira e acabou não sendo fundamental como das outras vezes. Quando chegou ao fundo, causou perigo. Mas cruzava pro meio da área e ninguém aparecia. Triste.

Sambueza não teve culpa de onde foi escalado. Mas também não jogou nada. Não foi capaz de fazer uma boa triangulação. Horas porque não tinha velocidade para chegar ao fundo. Horas porque dava sempre um drible a mais. Não posso culpá-lo (a culpa é do Caio Jr que deveria ter botado o Luisinho mesmo), mas o cara foi menos um em campo.

No ataque, Vandinho e Marcelinho Paraíba não recebiam as bolas. A pressão que o Atlético exerceu no campo de defesa do Fla não permitia que a bola chegasse na boa pros nossos matadores. O 'Cepacol', que vivia enfiado na área, recebeu menos ainda. Já Marcelinho, que no começo do jogo teve uma chance clara de abrir o placar - mas mandou no travessão - também não estava no seu melhor dia. Inclusive, me arrisco em dizer que foi a sua pior atuação vestindo o manto sagrado. Não conseguiu se desmarcar e abusou de carregar a bola quando poderia ter entregado.

Conversando com alguns amigos, tive a sensação de que o Flamengo atual não é um grupo forte. Não sei se pela falta de comando ou falta de entrosamento. Os erros da diretoria, atrasando o salário e fustigando os adversários, também contribuiram. Mas o fato é que já não sei mais o que esperar do nosso time.

Agora, a minha esperança com o hexa acabou, como acabaram as esperanças de muitos torcedores. Se eles - time, comissão técnica e diretoria - quiserem que a gente volte a crer nisso, vão ter que nos reconquistar. E o primeiro passo pode ser contra o Vasco, na semana que vem.

Valeu (hoje não tem "Vamo que vamo").

Gil

6 comentários:

Marcelo disse...

Bom… a questão é que não dá pra esconder o sol com a peneira…
O Caio Jr talvez um dia se transforme em técnico, mas não é…
Ele não conhece o bê a bá do futebol, alguém urgentemente tem que alertá-lo que para um time atacar, precisa ter a bola, e pra ter a bola, precisa tomá-la. O Ibson e o Kleberson juntos, não armam e nem desarmam, o Léo Moura e o Juan não marcam, o Marcelinho, o Vandinho, o Erick Flores, o Everton tb não… Acaba tudo na entrada da área na cabeça do Jailton, do Capita e do Angelim (que de passagem morro de raiva quando acha que é ponta esquerda) e fica o coitado do Toró tentando cobrir o meio campo inteiro. NÃO DÁ.
Alguém se lembra dos últimos 5 jogos? Qual a gente jogou bem? Fizemos cera pra segurar resultado contra o Ipatinga no Maraca, ganhamos do Sport num daqueles jogos que a camisa ganha o jogo sozinha e contra o Náutico tomamos um sufoco tremendo. Tomamos um chocolate do SP e outro do Patético Mg (timinho de segunda categoria). E alguém sabe pq? Pq nosso meio campo inexiste… O setor que era pra ser o mais forte do time.
Nosso time não tem esquema tático, o técnico não consegue inflamar o time, é um zero a esquerda… Sou a favor do Andrade terminar o campeonato pra gente, pq talvez aí consigamos pelo menos a vaga na libertadores. O Caio Jr é o técnico do quase, quase classificou o Palmeiras pra libertadores ano passado, quase desclassificou o Corinthians esse ano na Copa do Brasil e quase foi campeão goiano (conseguiu a façanha de perder um campeonato pro Itumbiara, sendo que o Goiás está anos luz de qquer outro time de Goiás). O pouco de esperança que me sobra é por ser FLAMENGO, mas até isso este oclinhos está me tirando, pois faz tempo que não vejo um Flamengo sem brilho, sem gana, sem luta, sem sangue nos olhos. Precisamos de alguém que pelo menos entenda o que é ser Flamengo!!!
Achei uma baita injustiça o que a torcida fez com o Ibson ontem, o cara era o único que estava mostrando um pouco de sangue, errou alguns passes bobos, foi lento muitas vezes, mas correu….
O Kléberson já passou da hora de sair e nunca mais voltar, o cara é muito mais sonolento que o Jônatas e ainda não acerta os passes e nem tem a habilidade dele. FORA SANGUE DE BARATA.

SRN a todos.

Neruso Sam disse...

V
E
R
G
O
N
H
O
S
O

Alexandre Gatuso disse...

GIL EU ESTAVA QUERENDO PEGAR UM AVIÃO AQUI NA AMERICA E IR BATER NESSES DESGRAÇADOS AI DO TIME!!!!!!!!!!!!!!!! DOIDO PARA MATAR UM DE PORRADA CARA!!!!!!!!!!!! QUE TIMINHO DE COVARDES!!!!!!!!!!! QUANDO A HORA CHEGA ELES SEMPEE PERDE O JOGO E SEMPRE DE 3 A 0!!!!!!!!!!!!!!! FILHO DA PUTA COVARDES!!!!!!!!!!!!!!!! QUERO VER SE AGENTE VAI FFICAR DE FORA DA LIBERTADORES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VERGONHOZO O QUE ACONTEÇEU!!!!!!!

Raquel Santana disse...

E aí, galera!

Apesar dos pesares, acredito e torço pelo hexa.

Gil, vc não pode desistir assim. Somos o gás do nosso time. Vcs que vão ao Maraca, principalmente.
Endendo vc, pois fiquei puta assistindo o jogo aqui de casa, imagina se estivesse no estádio!
Entendo a indignação, mas somos maiores e melhores que isso.
Essas situações só nos fortalecem.
Concordo com suas declarações em relação ao Márcio Braga. Ele falou demais, pareceu até o Romário. Muito nada a ver esse lance de festa antecipada e de humilhar outros times beeeem antes da hora.
Se não vier o título, teremos a vaga na Libertadores. Se tbm não vier, foda-se! Serei Flamengo até morrer...
Nosso time precisa conquistar novamente a garra, força, determinação, enfim, a raça dos últimos jogos do ano passado.
Bom, adorei sua frase "É bem melhor ganhar sem falar do que falar e não ganhar". Muito show de bola...
É, foi difícil encarar os vascaínos, são paulinos, gremistas hoje no trabalho. Mas nem dei bola pra ninguém... Já é foda aceitar a derrota, imagina suportar gozações de outros times no dia seguinte...
É isso aí, bola pra frente e que venha o bacalhau!!!
Bjussss

Caio de Almeida disse...

Raquel, repare que o Gil colocou muito bem que não desistiu. Ele disse que agora o time, a comissão técnica e os dirigentes terão de reconquistar nosso apoio e nossa confiança.

Você deve imaginar a dor que foi ver o Flamengo sendo massacrado pelo limitado time do Atlético Mineiro, em pleno Maracanã. Não tivemos chance e nem capacidade de reação. Foi desanimador.

De qualquer forma, não deixaremos de ser flamenguistas. Especialmente um rubro-negro como o Gil, que é maluco! rs! Só deixamos um pouco de lado aquela expectativa exacerbada sobre o título, para não nos decepcionarmos mais uma vez, como ocorreu ano passado.

Outra coisa: o Fábio Luciano não pode ficar de fora deste time. Realmente ele é o comando central em campo. Ainda bem que ele volta.

SRN

Matheus Macedo disse...

Assim como todo torcedor do flamengo, eu cheguei a pensar que ele era um bom técnico, mas... vejo que ele é muito inseguro de si mesmo, é muito indecioso, pediu varios jogadores de reforço e nao usou quase nenhum deles, a diretoria do flamengo é burra (dãããã) vende mal e contrata pior ainda , e sinceramente espero que o flamengo faça uma limpeza de elenco no fim do ano, que saiam kleberson, jonatas, ibson, jailton, eltinho, dininho e leonardo, todos esse custam uma fortuna e o nunca sao usados.
e é claro, contrate um tecnico de alto nivel que o flamengo merece.
Caio junior me parece um tanto doido, sim doido, ele elogia tanto o erick flores e nao usa ele, ele elogiou o airton pra caramba e o rapaz nem no banco aparece mais, o pobre do Fierro so entrou em 1 jogo se nao me engano, sao jogadores caros que o flamengo mantem e que nao sao usados ! e mais uma coisa, se for pra deixar everton, um moleque, de titular absoluto, eu prefiro o Erick flores que além de ser ótimo é prata da casa, nada contra o everton mas o erick esta parecendo outro jogador que nao vai ser usado no flamengo e que vai brilhar la fora !