sábado, 13 de dezembro de 2008

AGORA É CUCA



Sei que eu tô atrasado pra dedéu na notícia. Mas não tive nenhum computador disponível, até agora, para falar sobre o novo técnico do Flamengo, o Cuca.

Conforme eu já havia dito anteriormente, no post "CUCA A GENTE GOSTA?", eu não curto muito o Cuca. Não por achar que o técnico com cabelo de Bozo não tenha capacidade para treinar bem o time. Na verdade, minha objeção não tem nada a ver com sua qualidade técnica ou sua inteligência. A questão é que o Cuca é um perdedor. Carrega esse rotulo bem no meio da sua cara, entre aquelas sobrancelhas arqueadas para baixo, como quem está sempre triste. Acho até que ele tem muito mérito e bastante capacidade de comandar grupos. Não fosse assim, não teria treinado o São Paulo, não teria sido pretendido pelo Cruzeiro e não conseguiria transformar o Bostafogo, antes um time medíocre, numa equipe que praticava um futebol de alto nível (nos tempos de Dodô, Zé Roberto e tal).

Ao contrário do que eu acho do Renato Gaúcho, uma das outras opções, o Cuca não é burro, nem bobo, nem arrogante. Ele sabe trabalhar. Só não sabe é manter o equilíbrio emocional. Num desses dias, assistindo o 'Bem Amigos', com o Rogério Ceni e o Muricy, ouvi do goleiro do São Paulo (a quem eu admiro e odeio ao mesmo tempo), que o treinador da equipe tem que ser aquele cara que o jogador olha, quando está desolado ou desanimado, e enxerga a motivação, a seriedade, o comando. E não sei se o Cuca consegue transmitir isso com um espírito tão hiena Hardy - aquele personagem da Hanna Barbera que era uma hiena chorona que falava o bordão: "Oh, vida. Oh, azar".

Os jogadores do Flamengo estão com o peso da cobrança de 34% da população nas costas, que é a nação rubro-negra. A torcida, que cobrou o hexa como obrigação no início da temporada, após o fiasco contra o América do México na Libertadores, terminou o Brasileirão sem ter nem mesmo a classificação para a Libertadores 2009. E esse trabalho de motivação, confiança e retomada da auto-estima será o principal trabalho a ser feito pela comissão técnica.

Sincera e honestamente, eu estou CAGANDO (em caixa alta) para o Carioca 2009. Quero ganhar mais do que isso. Quero o título da Copa do Brasil. Quero o título nacional, pra igualar com o São Paulo. E quero a Sulamericana também, ok? É, a Sulamericana, sim! Porque vai nos servir de preparação para a Libertadores de 2010, que eu também vou querer ganhar. Mas, acima de tudo, eu quero um time jogando bem. Jogando um futebol de Flamengo: com vontade, categoria e partindo pra cima pra fazer gols. E isso, felizmente, é uma das características dos times do Cuca.

Eu estou na torcida.

Vamo que vamo, Mengão!

Gil

4 comentários:

Filipe disse...

Bem, eu quero a Liberta 2010. Então, no ano que vem o que importa é o tri na CB e/ou um bom brasileirão (ou seja, ficar entre os 3 primeiros, pq o 4º joga duas partidas a mais, a dita pré-libertadores).

Mas não descarto ser penta tri no carioca 2009, desde que o título seja apenas o primeiro do ano e não o único, como aconteceu em 2008.

Olha, eu não estou pessimista com o Cuca. Ele fez o bostafogo jogar uma bola redondinha, com um elenco medíocre para bom.

Só não foi campeão pq o foguinho não é time de ganhar muito mesmo.

Vide os tempos de Garrincha, Nilton Santos e Didi: mesmo sendo a base da seleção bicampeão do mundo - 1958 e 1962 - o foguinho nunca levou um título nacional e tampouco uma liberta.

Neruso Sam disse...

Olhai GIL,

Concordo que o Cuca tem este perfil "oh céus, Oh vida...!!"

Mas não se esqueça que ele perdeu pre um time com um perfil bem diferente do dele naquela época...O NOSSO MENGÃO( também em caixa alta de propósito)

Se vc pegar o FLAxSAO do Brasileirão do ano passado, o Muricy tava com a mesma cara....

ou seja, o Mengão organizado e querendo jogo deixa qualquer um com cara de hardy...

SAudações Rubro-Negras para 2009

Anônimo disse...

GIL EU ACHO O CUCA RUIM MAIS CONCORDO COMTIGO TOTALMENTE QUE ELE COLOCA O TIME PARA JOGA NOP ATAQUE ENTÃO EU ACHO QUE PODER SER POM SE OS JOGADORES NÃO COMEÇAR A IREM EMBORA PARA O EXTERIOR!!!!!!!!! BRUNO, LEO MOURA E JUAN DEVEM SAIR LOGO ASSIM QUE O ANO COMELAR!!!!!!! O CONCA EU ACHO MUITO BOM MAIS EU NÃO SEI SE VAI JOGA NO FLAMENGO COMO ELE JOGOU NO BACALAHU IMUNDO!!!!!!!

Unknown disse...

Eu também acho que o Flamengo deveria CAGAR para o Campeonato Carioca, como faz o São Paulo com o Paulistinha.

Sobre o Cuca, vale a aposta. É o que eu acho. Dentre as opções de mercado, era definitivamente a melhor. Que ele ganhe força emocional pra conduzir o Fla em 2009.

Caro, Fabio.
Conheci seu blog outro dia e é a primeira vez que escrevo. Muito bom. Parabéns pela iniciativa.

Escrevo o FLANEWS (blog de futebol, flamengo e etc...) com alguns amigos. Se quiser fazer alguma parceria de troca de links e etc, entre lá.

http://www.flanews.wordpress.com

Saudaçoes Rubro Negras.

Léo Pereira