segunda-feira, 30 de março de 2009

AGORA SIM UM TIME.



Pela primeira vez na competição eu vi o Flamengo jogando como um time. E foi por isso, e não por conta de estar com um jogador a mais, que vencemos e tivemos uma boa apresentação contra o Resende, sábado no Engenhão (e não no Maracanã como eu coloquei no placarzinho). Mais uma vez Erick Flores desequilibrou no meio e Josiel fez vários gols, subindo na artilharia, respondendo à torcida e sendo fundamental no placar de 4X0. Agora o cabeludo encostou no Bruno Meneghel, que também tem 11 na competição.

O indício de que o jogo seria bom para a gente, veio para mim logo no começo. Notei que tanto o Juan quanto o Léo Moura estavam motivados e aplicados. E isso não acontecia simultaneamente desde o início do Brasileirão do ano passado, quando lideramos a competição. Com isso, as jogadas fluiam com muita velocidade e os meias tinham a alternativa de acionar um ou o outro durante todo o tempo, pois ambos correspondiam e criavam lances de perigo em seus setores.

É claro que a expulsão (merecida, diga-se de passagem) do Márcio Gomes na metade do primeiro tempo foi fundamental pra nossa vitória elástica. Mas quantas vezes vocês não vêem time com um jogador a menos ganhando de time completo? Ou então dificultando a vida? Várias! Sendo assim, para conseguir o que conseguimos, foi necessária muita dedicação e aplicação. Coisa que o Fla demonstrou.

Na zaga, Angelim voltou de vez. O cara marcou muito bem e avançou com velocidade ao ataque, melhor que muito lateral. Auxiliando Juan ali pela esquerda, os dois construíram as melhores jogadas do time no primeiro tempo (e olha que foram muitas).

Já na meiúca, Íbson teve mais liberdade pra atuar e foi bem na ligação entre defesa e ataque, coisa que não rolou no último jogo, onde o camisa 7 jogou mal e ainda foi substituído. Ele só não foi melhor do que o garoto Erick Flores, que permaneceu no time, desta vez no lugar de Aírton, com o objetivo de tornar a equipe ainda mais contundente e objetiva, função em que o moleque TIROU ONDA durante o tempo em que esteve em campo. Sua velocidade e habilidade deixam os adversários bolados e eu também, porque, com essa diretoria, é bem capaz dele ser vendido ao final do Carioca. Mas vamos deixar as reclamações pra quando isso acontecer e voltar a falar do jogo.

Se não fosse o goleiro dos caras, podes crer que teríamos terminado o primeiro tempo com os 4X0 que acabou sendo o placar final. O tal do Kleber pegou o que podia e o que não podia durante os primeiros 45 minutos, garantindo que ele terminasse em 0X0, um placar mentiroso pro que foi feito pelo Fla. Mas a torcida, que vaiou o time mesmo assim, não perdia por esperar.

O segundo tempo mal começou e Zé Roberto penetrou na área e cruzou rasteirinho, no segundo poste. A bola passou pelo camisa 1 do Resende e Josiel meteu pra dentro de carrinho. 1X0 aos três minutos.

O Flamengo ainda teve muitos lances de perigo que esbarravam no goleiro Kléber, o melhor da partida no lado do time serrano. A maior parte delas em roubadas de bola que o Flamengo fazia ali na meiúca. E foi numa dessas que o Josiel avançou com velocidade até ver o Éverton Silva passar voando na ponta. O atacante acionou o lateral, que penetrou e cruzou, novamente rasteiro. O goleiro do Resende tentou interceptar, mas largou a bola nos pés de Zé Roberto, que ampliou pra 2X0 e saiu beijando o escudo costurado no manto.

10 minutos depois, já com Jônatas em campo, o Fla fez o terceiro. Numa falta recebida por Íbson, Juan cobrou rápido para Josiel. Os zagueiros ainda estavam reclamando com o juiz, enquanto o atacante foi levando, esperou a marcação abrir e fuzilou, de fora da área, no cantinho do gol. Segundo dele no jogo e décimo primeiro na competição.

Com o jogo ganho, Cuca meteu Kleberson (que tá boladinho com a reserva e quer ir pro Grêmio) e Maxi. Mas a produção do nosso ataque não caiu. Willians, que jogou muito bem, arriscou duas vezes e quase marcou. Numa delas, deu um porradão na trave. Logo depois foi a vez do primo do Messi carimbar o poste também. Assim, foi o pentacampeão reclamão que acabou fazendo, aos 44, o 4X0. Ele pegou uma bola que sobrou dentro da área e chutou forte, no canto, fechando a tampa, completando a vingança e praticamente sacramentando o Fla nas semifinais da Taça Rio.

Na próxima partida, a gente vai pegar o Americano, lá em Campos, no Godofredo Cruz, na rodada antecipada de terça-feira (porque quarta tem jogo da outra seleção, a amarelinha). Se a gente empatar e o Bostafogo não vencer, a vaga na liderança do grupo será nossa de vez. Tomara que o time continue jogando assim...

LEONARDO PRESIDENTE!

Gil

Um comentário:

Caio de Almeida disse...

Gil, eu não achei o time tão bem assim. Achei o ataque bem eficiente e se movimentando com agilidade. Mas não julgo que a zaga foi bem. Aliás, não vêm bem há muito tempo.

SRN