quinta-feira, 30 de abril de 2009

JOGANDO NO 4-4-0



O jogo de ontem não teve nenhuma novidade. O Flamengo dominou o jogo, teve muito mais posse de bola, criou, cruzou bolas pra área, mas... é claro que não marcou gol nenhum. Nem mesmo o Obina, que é um centroavante de pouca habilidade, mas que eu achava que acertava nas finalizações, conseguiu botar a bola pra dentro. Não era a noite dele. Aliás, não era a noite do Flamengo.

O Fortaleza veio mesmo pra segurar o 0X0 e conseguiu, sem fazer muito esforço. Quando a gente, a muito custo, conseguia finalizar, o jovem e bom goleiro do tricolor cearense defendia com segurança.

Destaques positivos foram alguns. Os negativos foram vários. Pra que eu não pareça estar agourando o time, vou começar pelas coisas boas: A zaga reserva fez uma boa partida. Tanto Wellington quanto Aírton, deram segurança à equipe e mostram que o Fla não deve sentir tanta falta assim quando o capita sair, pelo menos no aspecto técnico.

Na meiúca, Íbson se destacou com excelente marcação e muita velocidade na saída para o ataque. O camisa 7 foi o único aplaudido pela galera e o técnico Cuquinha, que o substituiu, foi vaiado e xingado de Burro com todo merecimento. O meia foi o jogador mais perigoso da equipe durante todo o jogo, com o apoio de Kleberson, que fez uma partida apenas razoável. O 'Príncipe' foi único que arriscou chutes de longa distância, já que de dentro da área a gente continua com a mesma ineficiência de antes.

Williams também voltou a se destacar no aspecto defensivo. O cara tem o tempo de bola para fazer as roubadas sem cometer faltas, o que é muito positivo para um jogador de combate como ele. Não reeditou as grandes partidas que fez, mas jogou um futebol bem útil ao Fla.

Pronto. Agora que eu já elogiei, chegou a hora da destruição. A começar pelo Bruno. Não vou espinafrar o goleiro por seu futebol. Ele é bom debaixo do gol. É o melhor do Brasil mesmo. Mas fora do campo, nas entrevistas, trata-se de um imbecil, um cretino. Que porra é essa de criticar a torcida porque está vaiando? Vai se danar, maluco. Não quer se chatear com vaias, vai pro Fluminense, meu irmão. Lá só tem 10 torcedores e mesmo que eles se esgoelem, não vai dar pra ouvir nada dentro do campo. Bruno, você precisa deixar de ser mascarado e se conscientizar de que está no time com a maior torcida do MUNDO. Do MUNDO, entendeu? A galera não pode jogar bomba no treino, porque isso é coisa de terrorista, de marginal. Mas vaiar, criticar e tudo o que for na boa e na paz, a gente pode e vai fazer, sacou? Se tá bolado com as vaias, vai embora pra Europa, amigo.

As laterais, ah, as laterais. Léo Moura e Juan ainda não compreenderam que tem que parar de derivar para o meio. O meio-campo é um setor inchado demais, repleto de marcadores. Isso significa, para qualquer pessoa que pense, que as laterais são a melhor opção para furar uma defesa bem fechada. Tá bom, eu sei que a gente não tem atacante. Mas, paciência. Façam a sua parte: vão até o fundo e cruzem. Deixe que o Cuca resolva quem é que vai estar na área pra tentar botar a bola pra dentro. Tô de saco cheio de ver o Léo Moura dando meia-volta e recuando a bola pra trás. Não aguento mais tanta falta de objetividade. Tá me irritando, já.

No meio-campo, fiquei muito triste com a apresentação do Erick Flores. Parecia sem vontade, sei lá. Morno demais pra um moleque que tem que brigar pela vaga de titular. O Cuca deu a chance e ele jogou no lixo. Quando saiu, ainda deu xilique. Em seu lugar entrou Zé Roberto, um cara que ainda não estreou pelo Flamengo. Não acerta um passe, não acerta um chute e ainda prende demais a bola. Pra vocês verem como ele me incomoda, sinto até falta do Marcelinho Paraíba quando o vejo em campo (e olha que eu fiz o que pude pro 'loirinho' sair do Fla).

Bem, chegou a vez das críticas ao ataque. Ué, mas que ataque? Mais uma vez o ataque não fez o que é pago pra fazer. Aliás, não faz há muito tempo. Com todas as críticas que foram feitas ao Obina, ainda achei ele mais efetivo do que o Emerson. O sheik me irritou profundamente hoje. Foi muito cai-cai e parecia ter perdido o faro de gol. Chegou com muita vontade, surpreendeu, mas parece estar em franco declínio. Jogou um futebol chato e absolutamente burocrático. Parece que se marca, que se escondeu atrás do marcador. Tô achando que a melhor opção é usar Maxi (ou Paulo Sérgio) e Josiel ou Obina. Um cara mais driblador, mais rápido, e outro pra ser a referência na área. Se bobear dá até certo usar Obina e Josiel. O lance é que o Emerson, do jeito que está, não tá legal. Ele está muito mal. E o Flamengo não faz gol.

Espero que na final do Carioca, a gente faça. Nem que seja na hora da disputa de pênaltis.

LEONARDO PRESIDENTE!

Gil

2 comentários:

Alexandre Gatuso disse...

GIL O JOGO FOI HORRIVEL E EU TAMBÉM ETSOU FICANDO DE SACO CHEIO DO EMERSON ESSE CARA NÃO FAZ GOL COMO É QUE ELE QUE SERM ATACXANTE????????????????????????? QUERO OBINA E JOSIEL NO ATAUQE PARA BA GENTE TENTAR FAZER MAIS GOL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

André Monnerat disse...

Eu já gostei muito do Emerson - mas só no início do 2o tempo, até as subsituições. Nesse período, ele caiu pelas pontas, fez jogadas pelos dois lados e surgiram várias chances de gol. Depois das substituições, o time deu uma caída e ele também diminuiu o ritmo (até porque já deu pra ver que ele simplesmente não tem físico pra jogar o tempo todo, sempre morre no fim).

Já no primeiro tempo, ele nem foi visto em campo... Aí foi irritante mesmo.

E também não achei o Obina tão desastroso como muitos. Não foi bem, mas em comparação com o que o Josiel anda fazendo, por exemplo... Não acho que tenha ido pior não.