domingo, 26 de abril de 2009

A LENDA DO TIME QUE NÃO MARCAVA GOLS



Era uma vez um time que não conseguia fazer gols. Os jogadores treinavam duro, durante toda a semana, mas a bola não entrava de jeito nenhum nos jogos. Os dirigentes contratavam novos "matadores", mas de nada adiantava. Curiosamente, nos coletivos, aquele time metia a bola pra dentro sem problemas. Eram 4, 5, as vezes até 6 gols. Mas na hora que estava valendo mesmo, que a bola rolava, os caras não conseguiam ensacar. Eles não entendiam o que era aquilo.

Seria má sorte? Poxa, mas isso já estava durando mais de um ano e não era possível que a fortuna os tenha abandonado desta maneira. Até porque, nos ultimos 3 jogos daquele time, os decisivos, quem acabara marcando os gols decisivos fora o adversário. Na semifinal, foi graças ao goleiro-frangueiro. Na final da Taça Rio, foi graças ao zagueiro-furão. E ultima partida, novamente o furão atacou e meteu a bola pra dentro empatando o jogo e adiando a decisão para o próximo domingo. Então não há o que reclamar da sorte.

Vocês conhecem bem esta equipe. Trata-se do nosso Flamengo, que ontem conseguiu sei lá como um empate em 2X2 com o Botafogo no primeiro jogo da decisão. O time até começou a partida pressionando e arriscando algumas finalizações, mas depois parou de chutar e começou a cruzar bolas de qualquer jeito pra dentro da área, tentando marcar no desespero.

Estou realmente preocupado com tudo isso. Esse problema das finalizações está durando tempo demais e o Fla está se tornando um time burocrático por conta disso. Não consigo conceber que tenhamos tantas chances de gol e não consigamos convertê-las em gol. Léo Moura, Zé Roberto, Angelim, Emerson, Kleberson e Juan tiveram oportunidades de marcar, especialmente nos primeiro 15 minutos do jogo, quando o rubro-negro sufocou o Botafogo no seu campo de defesa.

Mas erramos tanto, que os caras tiveram a certeza de que poderiam atacar, que não conseguiríamos reagir, e isso é péssimo. O adversário saber que somos incompetentes ofensivamente, faz com que ganhem confiança pra atacar cada vez mais. É a velha teoria do "quem não faz, leva". E você sabe aonde a gente pode levar, né?

Desde a entrada de Caio Jr. e da saída do Joel que o time ronda, ronda, ronda, mas não consegue chutar sequer. Já estou me vendo forçado a torcer pro Emerson estar em campo na partida que vem. O Emerson do Bota que eu tô falando, viu. Porque o nosso foi sofrível ontem.

Outro que não jogou bem (e proporcionou grande lances para o alvinegro) foi Willians. Como o cara perdeu bola. Como o cara errou passes. Como o cara marcou mal. E quem agradeceu foi o Maicosuel, que deitou e rolou na nossa zaga. E o Bota cresceu com isso e dominou os 30 minutos restantes do primeiro tempo.

O nosso gol só saiu porque o arbitro marcava qualquer encostão. Não tô dizendo que ele nos favoreceu, porque não foi. Só tô dizendo que o maluco marcava qualquer merda, qualquer encostada, tanto pra lá, quanto pra cá. E foi assim que abrimos o placar: 1X0.

Quando se viu em desvantagem, o time de General Severiano partiu pra cima. Já o Flamengo, que poderia ter ampliado, achou que o jogo e talvez o campeonato já estivessem definidos. Ledo engano. O Bota fez o seu gol, em mais uma falta derivada de um encostão. Juninho bateu forte, sem, chances pro Bruno.

O Fla se abateu demais. Parecia estar perdendo de goleada. Mas estava empate. Perdemos a cabeça e tomamos o segundo gol logo depois, desta vez de cabeça, com Reinaldo.

Com a virada, nossos jogadores pararam, pensaram e deram uma equilibrada. O Bota continuou sufocando a gente, mas, pelo menos, conseguiamos nos aguentar melhor e partir em contra-ataque. E assim acabou o primeiro tempo, com o time saindo de campo vaiado e voltou sob protestos de "Queremos raça".

No segundo tempo, Cuca mexeu um pouco no time. Tirou o Zé Roberto, que foi um ZEROberto à esquerda e colocou o Josiel. O cabeludo foi mais incisivo e participante que o titular, mas a forma como o Fla estava jogando não facilitou as coisas pra ele, que não teve muitas chances de marcar.

O Fla acertou a marcação também e conseguiu atacar bastante. Mas é aquela coisa: chegava na linha de fundo e perdíamos a bola ou cruzavamos muito alto, ou muito baixo. Enfim, não conseguimos aproveitar as oportunidades. Mas o Botafogo também não estava arrumando nada no ataque. Especialmente depois que Reinaldo e Maicosuel deixaram o campo machucados.

No final, empurrada pela torcida, nossa equipe começou a tentar desesperadamente ir para o ataque. Cruzavamos várias bolas da intermediária, forçavamos muitas jogadas pelo meio, especialmente depois da entrada do garoto Erick Flores. Até que, numa enfiada na ponta direita, Willians ganhou na velocidade do zagueiro alvinegro, invadiu a área aos trancos e barrancos, e chutou fraco. A bola desviou na perna de Emerson (sempre ele) e foi parar dentro do gol. O empate do Mengão, pra delírio da massa: 2X2.

Agora o Flamengo vai pegar o Fortaleza pela Copa do Brasil, na quarta. O time deve ir pro confronto com equipe mista, pra tentar segurar a onda e levar a decisão pro segundo jogo, que é no Nordeste. Acho arriscado demais, pois coloca em risco a continuação na competição nacional, que é muito mais valiosa e rentável do que o Carioca. Espero que até lá, a comissão técnica e os dirigentes mudem de idéia e priorizem este jogo.

LEONARDO PRESIDENTE!

Gil

2 comentários:

Guilherme Ferreira disse...

Caro Gil,
Nãao sou urubulino, longe disso, mas vou mandar ver.
O campeonato carioca é uma piada.

Até acho que foi pênalti no Juan e que o juiz cumpriu sua obrigação e marcou o pênalti. Mas foi pênalti claro do Ibson no Léo Silva e você não falou disso no seu texto. Também não falou do agarrão que o Maicosuel sofreu quando ia finalizar um lance dentro da área. Também não falou da falta que ele sofreu no lance em que foi substituído, preferindo falar de uma "não-falta" que gerou o gol do Juninho. Se aquilo não é falta, é o quê?
Também não vi você falar do drible sensacional que o Juan levou e que ficou indignado, agindo de forma anti-desportiva. Porque ele não foi expulso?
Não vi citação disso no seu texto.

Francamente, não aguento mais isso.
Podem comemorar porque o título já é de vocês.

Só que tem uma coisa que eu acho engraçada:
Vocês estão em franca decadência porque antes, o juiz ajudava para ganhar. Agora, é para empatar.

Vamos lá, me chamem de chorão. É mais conveniente para vocês, que só ganham com a ajuda do larápio.
Só não vou me render à verdade escandalosa desse campeonatinho vergonhoso.

Saudações alvinegras

Caio de Almeida disse...

Amigo, Guilherme, se você quer uma crônica favorável ao seu time, por que não procura um blog que fale sobre o Botafogo?

Gil, vamos vencer por 2X1 o próximo jogo. Anote o que eu digo.

SRN