domingo, 19 de abril de 2009

VICE DE NOVO!



O Flamengo é o campeão da Taça Rio 2009. Mais uma pro nosso currículo. Mais uma para a galeria de troféus da Gávea. Mas não foi fácil, não. Erramos nas mesmas coisas que erramos no jogo contra o Florminense, na semifinal. As finalizações não saiam certas, apesar dos mais de 64% de posse de bola. Pelo menos o Emerson estava lá pra conferir e fechou o placar em 1X0 pra gente. Mas não foi o nosso Emerson que marcou o gol. Aliás, o nosso camisa 11 jogou muito mal. Quem anotou foi o homônimo zagueiro do Bostafogo, coitado, que ensacou o gol único da partida e selou a nossa vitória. Ruim pra eles, melhor pra gente.

Confesso que eu já esperava a vitória, sem falsa modéstia. Achava até que seria uma vitória maiúscula, conforme eu havia dito a alguns amigos. Mas o importante é que vencemos, provocamos a final e ainda manteremos o Fábio Luciano por mais dois jogos, como a equipe e a torcida querem.

O Maracanã teve o maior público do ano, mais de 83 mil pessoas. Bem que a torcida do Bostafogo - obviamente recheada de vascaínos e tricolores - chegou a ousar colocar 60/40 no estádio. Mas o nosso grito sempre falou mais alto - mesmo na hora que eles tentam cantar o "ninguém cala" - e tudo acabou como sempre: o Flamengo venceu.

O jogo foi apenas bom. Não foi o melhor da gente na competição, sem sombra de dúvidas. Mas o Cuca parece ter realmente acertado em muitas coisas na equipe, a começar pela zaga, que estava bem posicionada e avançando no apoio ao ataque, hora com o Angelim, hora com o Capita. Tá certo que abria alguns espaços pros contra-ataques do alvinegro, mas aí aparecia o garoto Aírton, que também voltou a fazer um excelente papel na proteção e no primeiro combate, ajudando bastante o Fla a roubar a bola e partir pro ataque. O meio-campo parece o setor mais eficiente da equipe neste atual momento. O volume de passes ali, a troca de posições e as aproximações estão acontecendo com cada vez mais fluidez (palavra bonita, rapá!). Íbson e Kléberson se entenderam muito bem na armação das jogadas. Um com a sua velocidade e o outro com a capacidade de lançar e fazer o jogo virar. Mas o melhor em campo mesmo, foi o Willians. O cara ACABOU com o domingo de Maicosuel. Não largava o cara 1 segundo sequer. Não o deixou pensar. Não o deixou jogar. Não o deixou tocar na bola. Roubou todas, quase. Foi uma anulação. Nota 10.

Zé Roberto, que está meio-ataque, meio-meia, foi o único que destoou e saiu parte aplaudido, parte vaiado e xingado de botafoguense. Mas isso não foi o suficiente pra estragar a nossa festa. De qualquer forma, para os próximos jogos, acho bom o Cuca pensar em dar uma mexida lá na frente, tirando o Emerson e botando o Josiel e trocando o ex-alvinegro pelo Erick Flores, que está melhor e é mais ousado que o camisa 10, sem sombra de dúvidas. Ai fica tudo bonito!

Para os próximos jogos, o alvinegro e o rubro-negro têm vantagens e desvantagens claras.

O Fla tem um time melhor, mais ajustado, mais entrosado e com mais volume de jogo. Troca bem passes, sai bem no contra-ataque e tem, no papel, um elenco bem superior. Mas joga contra o fato de que ainda estamos na Copa do Brasil (que vamos vencer, anota aí). Sendo assim, jogaremos no meio da semana e teremos menos tempo para a preparação.

No lado do Botafogo, pesa a favor o tempo que terão para se preparar. Os caras já não estão mais na Copa do Brasil, não jogarão no meio da semana e também deverão dar tudo de si para conquistarem o único título do primeiro semestre, que é o Carioca.

De desvantagem pesa o fato do Bota ser o vice da vez. Isso pesa dentro do clube, na cabeça dos dirigentes, na cabeça dos jogadores e no dia-a-dia dos torcedores. E pesa muito, viu. O trauma que assolou o Vasco, está apavorando os bostafoguenses como um medo de infância, daqueles desesperadores. Que nem trem-fantasma. Pavor mesmo. E acho que eles vão se mijar nas calças. De novo.

Saudações rubro-negras e parabéns para você,

Gil

3 comentários:

Alexandre Gatuso disse...

PORRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! GIL O MENGO DISTRUIU O BOSTAFOGO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VAMOS GOLEAR NA PARTIDA QUE VEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! EU ACREDITO!!!!!!!!!!!!!!!!!

Negão disse...

Não é hora de festejar coisa alguma! Eu quero o tri e passar o flunimerda em cariocas!

vôo do urubu disse...

O time não jogou bem e ganhou; se jogar bem, goleia.

Saudações rubronegras!