quinta-feira, 14 de maio de 2009

0X0 COM GOSTO DE VITÓRIA

Galera, confesso que saí daqui do meu trabalho muito engaçado. Se o Flamengo jogasse o futebol miúdo que andava apresentando, com toda certeza, levaria uma porrada inesquecível do Inter, o melhor time do país na atualidade. Mas ai, mais de 50 mil pessoas, incluindo eu, estavam lá no maior do mundo pra empurrar os guerreiros do Mengão para um empate que teve sabor de vitória.

Sem papas na língua: jogamos pra caralho! Foi foda! Mais uma vez a porra do ataque foi mal escalada, mas, do meio pra trás, o Flamengo foi impecável. Marcação espetacular. Disposição invejável. Fiquei feliz, apesar do 0X0 e da cacetada de gols perdidos. E, pelo que notei, a galera também se amarrou. Fechou com o time, que saiu aplaudido, apesar de tudo.

Não foi a melhor atuação da equipe no ano - pra mim, foi aquela partida contra o Florminense - mas pudemos notar que o nosso elenco está forte e, certamente, pode ficar entre os melhores do país, calando aqueles críticos e pseudo-analistas paulistas que insistem em botar uma cambada de times de lá entre os 5 que irão liderar o Brasileirão 2009.

Sendo assim, considerando que o placar, infelizmente, continuou "imexível", vou aproveitar pra destacar aqui a atuação de cada um dos jogadores e do Cuca, tim-tim por tim-tim, pra iniciar um debate maneiro com vocês. Alguns caras me fizeram ter a esperança de que podemos sair do Beira-Rio com a classificação. Já outros precisam sair do time ou do clube rapidamente, pra não atrapalhar o trabalho dos demais. E vocês vão conhecer a minha ótica agora.

Vou começar com o Bruno, que mostrou, com duas defesas espetaculares (as únicas duas vezes que o Inter chegou), porque é (só o mongol do Dunga não percebe isso) o melhor goleiro em atividade no futebol brasileiro. Se não fosse pelo Julio César, eu teria certeza absoluta de que o Bruno seria o goleiro de 2010.

Léo Moura é um cara bom. É uma excelente opção pra sair da defesa para o ataque com velocidade. Mas ainda insiste no erro, talvez pela falta de uma referência na área, em derivar para o meio e "atrasar" as nossas oportunidades de marcar ou cruzar pra área. De qualquer forma, com ele e Willians, pela ponta direita, o Flamengo construiu suas chances mais importantes de marcar. Acho que o Léo poderia também perder a mania de dar um toque a mais na bola, sempre que chega à linha de fundo. Manda pra área logo, maluco, que é mais jogo pra gente e pra você. E deixa a Perlla de lado um pouquinho.

Angelim, que mostrou um senso de antecipação e de marcação que poucos zagueiros têm. Ele já não é garoto. Já não é tão veloz. Não é um maluco fortão. Mas, como diz a torcida do Fortaleza, de quem também é ídolo, o MAGRO DE FERRO, não deixou o Nilmar pensar nem um segundo e ainda auxiliou o ataque com eficiência, como há muito eu não via, abrindo pela ponta e servindo de alternativa para o Juan, quando o Everton se enfurnava na área e não aparecia pra receber.

Agora é a vez do Toró. O xodó de Joel mostrou que tem o seu lugar no time do Cuca também. O neguinho jogou pra caralho! Foi taticamente perfeito, auxiliando o Angelim no primeiro combate e se dedicou com de praxe. Já que o Inter tinha 3 malucos velozes na linha de frente, ele ficou encarregado de cuidar do Taison de perto. E fez o atacante, que tem nome de boxeador, beijar a lona. Simplesmente, o ataque do Inter não funcionou. Foi neutralizado. E o Toró foi peça fundamental nesse sufoco que a nossa marcação deu nos caras. Nota 10 pro camisa 21, que saiu de campo ovacionado pela maior torcida do mundo.

O Airton passou a ser, com a entrada de Toró, o último homem, responsável pela sobra. O garoto passou a fazer a função que era do Fábio Luciano, antes do capita pendurar as chuteiras. E foi muito bem. Deu algumas cochiladas, tentando dominar a bola e sair jogando. Mas depois se acertou e também foi importante na marcação, auxiliando o combate aos atacantes e meias do colorado. Pode melhorar se soltar a bola mais rápido, ao invés de prender e tentar sair jogando, afinal, é lento e pode perde-la, como quase fez no jogo de ontem, numa pressão do Nilmar. Mas tá bonito. Foi bem.

Juan foi mal. Talvez um dos piores em campo, junto com Everton e Obina. Prendeu demais a bola, não marcou com a mesma vontade dos demais, foi muito pouco ao fundo e ainda errou quase todos os cruzamentos, mandando a bola hora muito alta, hora muito baixa. Fiquei bem irritado com ele no jogo de ontem, especialmente no aspecto ofensivo.

O próximo é o Kleberson. Puta que pariu, como eu gosto de queimar a língua do jeito que queimei com o Kleberson. Tenho prazer quando um jogador me contradiz. Porque significa que ele deu a volta por cima. Eu já reclamei por várias vezes do pentacampeão, por achar que ele era meio molóide, meio lesadão, que não dava o gás nas partidas. Achava que o cara tinha sangue-de-barata, que era meio morno, que não tinha vibração. Mas nas últimas partidas do Fla, tanto no Carioca como nas competições nacionais, o maluco vem jogando um futebol vistoso, de técnica apurada, velocidade e MUITA vibração. Foda-se o que eu disse sobre ele antes. Agora o Kleberson tá me fazendo elogiá-lo com total razão. Espero que continue me fazendo elogiá-lo assim.

Quanto ao Íbson, eu sou suspeito pra falar. Sempre gostei do maluco, desde as divisões de base. Acho ele bem acima da média. É um jogador solidário, dedicado, rápido e fundamental no nosso esquema. Saber que ele pode sair e voltar pra Portugal (ou parar no São Paulo), me deixa muito apreensivo, porque não conheço muitos jogadores - eu tô falando do Brasil inteiro - com as características que ele dá ao time. Passa bem, dribla bem, marca com vontade e tem uma arrancada impressionante. É um jogador completo e moderno. Precisa, como 100% do nosso elenco, melhorar MUITO o aspecto finalização. Mas isso ai é papo pra outro post (que, aliás, vou fazer).

Willians justificou mais uma vez o apelido de carrapato. O cara é hoje, sem sombra de dúvida, o melhor marcador do futebol nacional. Simplesmente o cara anulou, aniquilou, impediu o argentino D'Alessandro de jogar futebol. O cara quase não conseguiu tocar na bola e acabou sendo substituído no segundo tempo pelo Andrezinho, que foi melhor, mas também não arrumou nadinha. Willians é um daqueles marcadores implacáveis, como foram, em seus áureos tempos, o Uidemar, o Leandro Ávila e o Mancuso, por exemplo. Mas o maluco ainda tem velocidade pra apoiar o ataque também, o que faz dele, na minha opinião, a melhor contratação do Flamengo em 2009 (desconsiderando o Adriano, claro).

Everton me deu nojo. Estou odiando vê-lo no ataque, até porque, o maluco não é atacante. Me incomoda demais ver que as bolas que poderiam ser aproveitadas para partir pro gol, são, invariavelmente levadas para a ponta, atrasando o jogo e tornando o Fla bem menos objetivo. O Cuca tem muita parcela na raiva que eu fiquei desse maluco ontem, lá no Maraca. Então, nem vou falar tanto dele. Vou guardar tudo pro nosso treinador.

O Emerson seria um bom jogador, se ele tivesse mais corpo. Não dá pra um cara como ele, magrinho e baixinho, ser o pivô do time. Receber a bola de costas pro gol e tentar partir pra dentro, contra zagueiros que tem, no mínimo, 3x o seu tamanho e 5x o seu peso, torna a tarefa do maluco virtualmente impossível. O Emerson seria um cara muito útil e taticamente fundamental, se usasse a sua velocidade pra servir como garçon pra um homem de referência na área, jogador que ainda não temos no Fla. A esperança é que o Imperador seja esse cara, porque ele tem todo potencial pra isso. Mas, na função que está, de distribuir a bola pra quem chega, o Emerson também está me irritando muito, afinal, ele cai toda hora, é atropelado pelos marcadores e torna-se absolutamente ineficiente.

Com o Erick Flores o buraco é mais ou menos parecido com o que ocorre com o Emerson. Ele é garoto, é um bom condutor de bola, mas tem que ganhar mais corpo pra não cair em toda jogada em que é acionado. Além disso, ainda exagera demais nas jogadas de efeito, de calcanhar, de letra e não tem experiência nem tanta bola pra isso. Erick tem mesmo que usar de sua habilidade pra abusar e desestabilizar os adversários. Mas tem também que saber a hora de jogar sério, cortar pro lado e mandar pro gol, 'feeling' que ainda não adquiriu. Não foi um desastre, mas também não jogou muito bem.

Prosseguindo, chegamos ao Obina. Cara, a minha paciência com o Obina acabou de vez. Ele é um maluco macaco velho e que não conhece os seus limites. Ele deve entender que a sua função é ficar dentro da área, pra cabecear ou empurrar a bola pra dentro. Não dá pra ele achar que tem habilidade pra vir jogando de trás, dar toques maravilhosos, fazer corta-luz e outras coisas que ele acha que consegue. Naquele lance em que a bola pererecou na área e ele deixou pro Íbson (que, por sua vez, também deixou pra ele), eu perdi a minha calma e comecei a xingá-lo enlouquecidamente. Porra, esse bonde é ou não um atacante? Então como é que deixa uma bola na área, tendo ele 1,90m, pra outro jogador, um meia de 1,75m? Isso é compreensível? Isso é algo perdoável? Eu não acho. E boa parte da galera também não achou, cantando em coro uma musiquinha nada agradável pro baiano. Falei lá e repito: o ciclo do Obina acabou no Fla. Se é emocional ou não, não sei. O que sei é que ele tem que sair da Gávea hoje. No máximo, amanhã.

Josiel entrou no finalzinho e não teve muito tempo pra mostrar serviço. De qualquer forma, se movimentou melhor que Everton e Emerson e subiu em algumas bolas de cabeça, onde perdeu, porque é baixo. Mas ainda acho que é a melhor opção pro nosso ataque antes do Adriano estrear.

Por fim, vamos falar do Cuca. Talvez a minha opinião mais esquizofrênica. Porque tenho muito a elogiar e muito a criticar. Vou tentar fazê-lo de forma bem racional, para, quem sabe, o próprio Cuca ler e se ligar no que ele está fazendo.

O Cuca é um dos grandes treinadores do país há algum tempo, se formos pensar taticamente. O cara foi capaz de tirar o Flamengo do 3-6-1 e mudar pra 4-4-2 sem dificuldades, coisa que o Caio Jr não conseguiu (Caio manteve o esquema feito pelo Joel). Hoje o time tem um padrão de jogo definido, ainda que não seja o melhor, e joga exatamente como espera o seu treinador. Ele fez isso em todos os times que passou, mesmo naqueles onde foi mal pra cacete, como Santos e Flu. No Botafogo, foi ele quem reformulou o futebol do clube (que há anos não tinha um time competitivo), colocou aquela mulambada pra jogar várias finais e ainda "inventou" jogadores como Lúcio Flávio, Zé Roberto, Diguinho, Jorge Henrique, Juninho, Wellington Paulista, André Lima, esquecidos ou desconhecidos do público.

No jogo de ontem, Cuca deu um nó tático no ataque do Tite. Adiantou a marcação do Flamengo, que pressionou o Inter no campo de ataque, e não deixava nem mesmo as bolas altas passarem do meio; promoveu a aproximação dos meias mais habilidosos com os meias de marcação, para que o ataque pudesse ser construído com mais velocidade e ainda fez o time inverter a bola de uma lateral pra outra, até encontrar o espaço para chegar à linha de fundo, confundindo a marcação dos malucos.

O problema é que este mesmo cara inteligente, hábil e estrategista é também uma pessoa muito suscetível a crendices. Ele realmente encarna e absorve determinadas críticas e determinadas lendas como se fossem verdade, assumindo, por exemplo, o perfil azarado, o perfil medroso. Falta ao Cuca o arrojo dos grandes técnicos, a coragem de suportar críticas e a perseverança para insistir no que ele, unicamente, acredita. Quando rolou o chororô, um capitulo ridículo do futebol carioca, ele assumiu toda aquela carga de chorão, de azarado. Vestiu a carapuça de hiena Hardy e passou a ter aquela cara de "Oh, vida. Oh, azar". E isso é uma merda. É terrível.

Comparo o Cuca um pouco ao Guga, o Gustavo Kuerten. Guga era muito intenso em sua emoções e não tinha a menor inteligência emocional. Quando estava no auge, se empolgava com o apoio da torcida e ganhava tudo. Já quando começou a cair de rendimento e ouvir as primeiras críticas, despencou ladeira abaixo e terminou sua carreira com uma contusão e uma melancólica aparência de perdedor.

Não seria melhor, por exemplo, entrar em campo com o Emerson, que conduz melhor a bola, e um homem de área, como o Josiel? Assim, o Emerson faria a função que ele costuma fazer, de condução da bola e o Josiel ficaria responsável, como ele gosta de atuar, de ficar na entrada da área, pronto pra fazer o arremate pro gol. O cabeludo não é craque, longe disso, mas gol ele sabe fazer. Então, cacete! Porque não um ataque assim? Porque usar um ataque com dois jogadores que não tem as características de arremate? Se nos mantivermos assim, NUNCA vamos fazer mais gols, não é mesmo?

Bem, é o que eu acho. Agora eu quero saber o que você acha.

Gil

4 comentários:

Neruso Sam disse...

Olhaí Gil
Não vi o jogo porque tive um compromisso profisinal, mas quando soube do resultado eu tenho que te dizer que gostei.
Acho que pra tirar o Inter, nós tinhamos duas possibilidades.
1-Empacotar um placar elástico, o que seria muito difícil;
2-fazer um empate sem gols;

EXPLICO:
Pelo que conheço do nosso time, se tivessemos feito 1x0 ou 2x0, entraríamos em PoA para empatar o jogo, e aí acabariamos perdendo.

Empatando de 0x0 o primeiro jogo fez com que no jogo de volta qualquer empate seja nosso, e se a galera jogar com a mesma vontade e aplicação isso é bem possível.

minha lógica pode até estar errada, mas acho que não, já ganhamos 2 títulos cariocas desta forma, e acho que o time joga melhor sem ter alguma vantagem.

É isso

To confiante, vamos classificar.

SRN
Nelsinho

Allex Novais disse...

Gil, a melhor coisa do mundo, foi esse 0x0, o Fla nunca aprendeu a jogar com vantagem, 1x0 lá, eles tão enrrolados....AVANTE MENGÃO, tri estadual em 2009, campeões da copa do Brasil, e quem sabe um Brasileiro ???

Alexandre Gatuso disse...

O MENGO VAI METER 3 A 0 LÁ EM PORTO ALEGRE CONCERTEZA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! EU NÃO TENHO DUVIDAS QUE PODEMOS GANHA LÁ DENTRO DEPOIS DO JOGO DE ONTEM!!!!!!!!!!!!!!!!!

Carlos Henri disse...

Comentando atrasado.

Matei a saudade da arquibancada do mengão. Foi show estar lá!

Concordo com a galera aé de cima, o mengão não sabe jogar com vantagem, infelizmente... Mas de certa forma o empate já foi uma vantagem, então fica uma pulga atrás da orelha!

Mas nosso time é aguerrido quando precisa do resultado. Então rezo pra encaixarmos um contra-atque e metermos logo um a zero.

Ai o Inter que se foda pra buscar o gol e nós fodemos eles enfiando uma sacolada de 3 ou 4 x 0.

Só não me arrisco a dizer quem vai meter esses gols todos... eheheheheheheh....