segunda-feira, 4 de maio de 2009

HEGEMONIA: EU QUERO MAIS DO QUE ISSO!



Mais uma vez, nós somos campeões cariocas. É o terceiro campeonato consecutivo do Mengão e a quinta vez que isso acontece na história do Clube. É o penta-tri campeonato carioca que todo mundo comentava. E desta vez a parcela de emoção foi ainda maior, porque a decisão acabou indo parar nos pênaltis, com o Bruno, o melhor goleiro do Brasil, pegando duas cobranças (além da que pegou no tempo normal) e tornando-se o herói desta conquista.

Tá certo que essa não foi a conquista mais emocionante que meus olhos puderam presenciar. Nada barrou até hoje aquela cobrança do Pet, aos 44 do segundo tempo, no ângulo do Hélton, contra o Vasco. De qualquer forma eu vibrei demais, gritei demais e me emocionei demais como título, mesmo não vibrando tanto assim com a atuação do nosso time.

Apesar do futebol apresentado não ter sido 100%, vale aqui destacar alguns jogadores que foram fundamentais nessa conquista. Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Angelim, Juan, Íbson e Williams foram os jogadores imprescindíveis a este elenco. Uns um pouco mais regulares do que outros, mas todos eles, fundamentais.


Sabemos bem que esta final foi ataque contra defesa. O Botafogo era bem melhor do meio pra frente (pelo menos com seu time completo) e nós somos melhores do meio pra trás. Sabemos também que, muito provavelmente, estes jogadores que destaquei deixarão o clube na janela de meio de ano e não disputarão o Brasileiro vestindo o manto sagrado. Inclusive há rumores de que aquele choro emocionado do Léo Moura tem a ver com o fato dele já estar negociando. Pois bem, o que importa é que mantivemos a hegemonia no Rio (são 6 títulos em 10 anos) e temos que nos preparar para tentar o tão sonhado hexa em 2009, coisa que temos batido na trave nos últimos 3 anos.

O problema do ataque, que tem nos perseguido nos últimos anos, parece que está em rumo de se corrigir: Adriano acertou com o clube e dependerá de um ok da CBF para fazer parte do nosso elenco em 2009. Como a confederação quer mais é que o futebol do Brasil tenha mais ídolos, então, creio eu, esse ok vai sair sem maiores dificuldades e o atacante vai mesmo vestir o manto no Brasileirão, como era seu sonho.

Agora precisamos pensar no futuro. Mas não só no futuro do futebol, mas no futuro do clube. De nada adianta trazer craques e fechar com um novo patrocinador, se não tivermos organização e foco nos títulos e na manutenção do Clube de Regatas do Flamengo como um todo. Precisaremos de reforços, sim, mas precisaremos, mais do que nunca, de união em benefício do clube. Não somente uma união para vencer o título nacional, que tanto sonhamos. União para que tudo o que foi construído ao longo do tempo não se acabe, não se resuma somente ao futebol e suas conquistas. O Flamengo é um clube formador de atletas, em várias modalidades. Na ginástica, no futebol, na natação, no basquete, no vôlei. E isso deve perdurar, deve permanecer. Ainda que o futebol gere a maior receita. As pessoas que movimentam e alimentam o clube devem ter seus salários em dia sempre. É um absurdo, por maior amor que seja, estar com 3, 4 meses de salários atrasados e ver os jogadores com tudo acertado. "Porque eles são mais importantes do que nós?", devem estar se perguntando os funcionários que dão o sangue pelas cores vermelha e preta. E é esta pergunta que deve ser feita a quem comanda o nosso clube.

Quero sim ver o Flamengo hexa. Quero sim o Fla na Libertadores. Mas quero muito mais ver que o Flamengo não tem só presente. Mas tem futuro.

Parabéns pelo título!

Gil

3 comentários:

Neruso Sam disse...

Olhaí Gil
Fiquei sem comentar os últimos posts porque estava viajando e sem ver os jogos.
Nem vou comentar jogo porque com toda a emoção envolvida, não conseguiria ser coerente, mas valeu o PENTA-TRI.
Saudações Rubro-Negras.
Nelsinho

C. Henri disse...

Nos Penais é que não dava mesmo pro Botafogo!
Venceu o mais competente, o mais aguerrido, o que teve mais fé!

E por que não dizer, o time que teve a estrutura base, fruto de um bom trabalho nos últimos anos, mantida!

Duas ressalvas.
- 1 -
O Bruno já tá merecendo um banquinho na seleção pra já se acostumar, a número 1 da amarelinha já tem seu futuro dono!
Tem ainda algumas coisas técnicas pra corrigir e principalmente amadurecer como pessoa, mas é certo que ele vai ter a chance dele, é só aproveitar.

- 2 -
Precisamos urgentemente de um título brasileiro.
Viver de carioca tá brabo.

Alexandre Gatuso disse...

O MENGÃO É PENTA-TRI E O BOSTINHA É TRI-VICE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! TA PIOR DO QUE O VASCO AGORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! CADE VOCE, CADE VOCE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SAUDAÇÂO RUBRO NEGRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!