segunda-feira, 20 de julho de 2009

UM TIME MARCADO



Mais um Flamengo e Botafogo. Mais um 2 a 2. Mais uma demonstração de que o Flamengo não tem mais a raça e a qualidade ofensiva de outrora. E mais uma prova de que o Cuca sempre se complica com a pressão e estraga os seus times, mexendo demais e improvisando demais. Foi o que eu vi no jogo de ontem, no Maracanã frio e meia-boca.

Apesar de mantermos a escrita de não perder pro Botafogo desde 2003, quando começou o Brasileirão por pontos corridos, atuamos de maneira pouco eficiente e aplicada desde o primeiro minuto. E foi assim até o final.

Mas antes de começar a falar especificamente sobre a partida de ontem, prefiro fazer um histórico do time nos últimos 5 anos pra situar o tema que vou abordar neste post e de agora em diante, enquanto as coisas não se acertarem.

O Flamengo que montou um bom time em 2005, vislumbrando afastar a tristeza e o mal rendimento dos anos anteriores, acabou rendendo bons frutos em 2006 e 2007. No geral, conseguiu manter a base, mas perdeu jogadores que não foram devidamente repostos, especialmente no meio e no ataque. Desta forma, hoje, passamos por uma crise terrível de falta de empenho e de crença na vitória. A galera que está lá, que ficou do grupo vencedor da Copa do Brasil, parece desgastada com os vários insucessos na Libertadores e os vários "quase" no Brasileirão. Não dá mais para ser o time das arrancadas, o time das decisões, o time que vai crescendo na competição e quando mais precisa, vence. Campeonato de pontos corridos tem que ter regularidade e estratégia. Ganhar TUDO em casa e fazer de tudo para não perder fora. E o planejamento do Fla, de fazer 9 pontos em 9 disputados, está indo por água abaixo. Com o empate de ontem contra o Bostafogo, somamos apenas 1 mísero pontinho em 6.

Entra técnico, sai técnico e o Flamengo embala no começo e depois, morre na praia. Só que desta vez há alguns agravantes. Problemas políticos no clube, novos atrasos de salário e um jogador que vai ao treino quando quer e que é dispensado pela diretoria para evitar novas polêmicas. Tudo porque ele veio para o Rio porque quis, veio pro Flamengo porque quis e está aqui pra fazer o que ele quer. E ponto final. Esse é o panorama. E pra uma crise pintar ai, meu amigo, falta pouquíssimo.

Pra piorar, o Cuca é um cara absurdamente passional. Ele sente MUITO a pressão e age motivado por ela. Mexe aqui, mexe lá e não pára mais de alterar o time, improvisar jogadores e desfigurar uma equipe que era razoavelmente regular, transformando-a num monstrengo que joga um futebol feio e (pelo motivos que eu já citei acima) sem raça.

Bem, era isso que eu tinha pra dizer. Agora vamos ao jogo...

A partida foi emocionante pelos gols, mas muito parada, se comparada a outras que eu presenciei entre Fla X Bota. Os erros de passe aconteciam tão fácil quanto a maconha na arquibancada. O time do Botafogo pressionava e o Flamengo era pouquíssimo eficiente nas saídas em contra-ataque. Errava muito ali no meio e proporcionava novos ataques do time preto e branco.

O primeiro lance de perigo foi do Bota. Renato cruzou da direita na cabeça de Victor Simões, que obrigou Bruno a uma defesaça. O Botafogo começou a gostar ainda mais da partida e foi pra cima, acuando o Fla no campo defensivo. Sem Willians na proteção, as coisas estavam bem complicadas e o time fazia algumas faltas bobas.

Com 30 minutos, Juninho cobrou uma falta de longe, com força e Bruno trabalhou novamente, espalmando pra corner. Mas aos 35 fudeu a mariola (com ajuda do juizinho). Em outra falta, desta vez na entrada da área, Juninho deu uma porradaça rasteira e Bruno acabou dando rebote para frente. Alessandro e mais 3 jogadores do Bota estavam adiantados. Mas o careca fez o gol e a arbitragem validou. 1X0 Bostafogo.

Por obrigação, começamos a tentar atacar um pouco mais. E o empate saiu numa bola parada. Na cobrança, Kleberson cobrou alto, no mkeio da área. Adriano ficou sem marcação, subiu e ensacou, no cantinho de Castillo. 1X1.

Depois do empate, o Botafogo baixou um pouco a bola e a gente continuou no ataque, sem pressionar muito. E por pouco não desempatamos com um golaço de placa. Após cruzamento a meia altura, Adriano dominou a bola rápido na área, chapelou Alessandro e mandou um canudo, raspando o travessão. Mas o primeiro tempo terminou no 1X1 mesmo.

Na segunda etapa, quando eu esperava um Flamengo mais motivado com o empate, acabei vendo que o time, mais uma vez, ficou aguardando o adversário agredir, pra partir nos contra-golpes. Obviamente isso chamou o Botafogo para o campo de ataque e causou muitas dificuldades pro Bruno, que logo aos 17 teve que pegar uma nova porrada de falta do Juninho.

No ataque, só mesmo Adriano conseguia prender a bola e causar problemas pro time alvinegro, sem muito perigo. Enquanto isso, lá na zaga, a parada se complicava demais pois a marcação era ineficiente e continuava comentendo MUITAS faltas. Aos 25, Fabrício puxou André Lima, e o árbitro deu falta. Lúcio Flavio bateu no cantinho de Bruno, que tocou de ponta de dedo. Na cobrança de escanteio, a marcação falhou e o horroroso Renato abaixou pra tocar de cabeça no canto de Bruno, que não conseguiu chegar. Time sem torcida 2, Flamengo 1.

Percebendo a apatia do time e vendo que seria a chacota da semana, Cuca resolveu tirar Wellington (que esta falhando demais) e colocou Camacho em campo, pra melhorar a construção das jogadas no meio. Mas o resultado foi bem abaixo do esperado e o Botafogo continuou pressionando e quase marcou novamente com Alessandro.

Cuca fez novas alterações na equipe, tentando achar uma alternativa pra empatar o jogo. Nos minutos finais, com o time todo esculhambado e sem qualquer organização tática, o Flamengo chegava. Ai veio o milagre: Emerson recebeu uma bola na intermediária esquerda, gingou pro zagueiro alvinegro, entrou na área, passou por outro, abriu espaço e enfiou lá onde a coruja dorme, empatando o jogo e salvando o Fla e Cuca, aos 43. 2X2.

Pra variar, o time inteiro do Bostafogo, além de Ney Fraco, choraram até não poderem mais. No bololô, o lateral e capataz Alessandro acabou tomando 'una tarjeta roja' e foi pro chuveiro. E assim a partida terminou empatada mesmo em 2X2.

Com o resultado, o Flamengo entalou na décima posição com 16 pontos. Na próxima rodada, absurdamente desfalcado, a gente enfrenta o Barueri, quinto colocado do Brasileiro, no último jogo da seqüência de 3 no Maracanã. O jogo rola na quarta-feira, às 19h30m e aconselho os rubro-negros que, como eu, vão aos jogos, que levem seu terço ou qualquer amuleto. Porque vamos precisar de MUITA FORÇA pra vencer jogando assim.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Um comentário:

Alexandre Gatuso disse...

COMCORDO COM VOCE GIL O CUCA É QUE NEM O RUBINHO E O GUGA KIRTEN ELE SE MEXE MUITO COM O EMOCIONAL E ACABA PERDENDO O CONTROLE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ACHO QUE AGENTE PRECISA DE ALGUEM MAIS CENTRADO E MELHOR TREINADOR QUE NEM O ABEL OU O VANDERLEI OU O MURICY!!!!!!!!!!!!!!!!!!