segunda-feira, 17 de agosto de 2009

QUEM NÃO FAZ, TOMA. VOCÊ SABE AONDE.



Ontem eu assisti a uma das partidas que mais me tirou do sério neste ano. O jogo entre Flamengo e Grêmio, no Olímpico, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão, não foi o que poderia ter sido pra gente. Foi uma partida "mentirosa", como bem disse Andrade. Tivemos muito mais chances de gol do que o time gaúcho, mas paramos nas mãos de Vitor (e na nossa falta de competência para definir o placar).

Mas o embate não foi só inverdades. Teve também o seu lado de "verdade". Mostrou que o Flamengo ainda precisa de muita calma, ainda tem muito o que comer arroz com feijão pra conseguir alguma coisa nesse campeonato de pontos corridos, diante de times mais estruturados, organizados e bem preparados que o nosso.

Mais uma vez pudemos notar que a equipe começou bem, mas, ainda assim, saiu perdendo. Mais uma vez pudemos notar que o time voltou do segundo tempo MUITO pior do que no primeiro e acabou sedendo a goleada pro adversário. Mais uma vez pudemos notar que se a gente não se impuser, não transformarmos as chances em gol, perderemos partida após partida por conta da afobação e nem mesmo na Libertadores ficaremos, como está acontecendo agora. Enfim, mais um vez pudemos ver que alguns erros que ocorrem no Flamengo há muito tempo, continuam a acontecer.

Atuações surpreendentes, para bem e para mal, também marcaram esse confronto com o tricolor do Rio Grande do Sul. Do lado de quem jogou bem estão Lennon, Éverton (melhor do jogo), Willians e Éverton Silva. Já do lado de quem decepcionou (e muito) estão Emerson, David e, principalmente, Bruno, que levou um infeliz frango no chute do Rever e me fez quebrar mais um controle remoto de tanta raiva.

Apesar de tantos desfalques, especialmente na construção, o Fla entrou em campo botando moral e pressionando os gaúchos lá atrás (do jeito que eles gostam). Com saídas muito rápidas pro ataque, de um jeito que eu não via desde a saída do Íbson, o meio-campo articulava bem a bola, acionando a todo instante o Everton e o Everton Silva, um em cada ponta, pra detonar o time do Grêmio com arrancadas velozes pela linha de fundo.

Como tentava partir em contra-ataque pelas alas, - e deixava a defesa desguarnecida - a equipe gaúcha era pega de surpresa várias vezes e assim fomos criando um sem-número de chances de gol. Adriano e Emerson, meu Deus, nem parecia a dupla de atacantes que estamos acostumados a ver em campo. Perderam gols assustadoramente feitos, dentro da pequena área, todos defendidos pelo excelente goleiro Vitor (que afirmou ter feito a melhor partida de sua vida).

O Imperador ainda teve os seus bons momentos, como no gol de empate do Fla, quando deu um passe perfeito pro Everton ensacar a criança. Já o Sheik parecia estar muito distante dali (talvez preocupado com a sua venda) e ficou na base do cai-cai até o final dos 90 minutos, quando saímos goleados.

Na segunda etapa, a equipe do Grêmio sofreu modificações. Notando os frequentes avanços de Everton Silva, Paulo Autuori tirou Jadilson e meteu um moleque forte pra diabo, preso lá atrás, para marcar as subidas do lateral. E deu muito certo. O Fla perdeu boa parte de seu poder ofensivo pela direita e, então, o Grêmio conseguiu impôr seu ritmo de jogo e aproveitar as falhas do nosso time pra deslanchar e marcar o segundo, numa jogada individual do zagueiro Rever, que passou pela nossa zaga como se os caras fossem cones.

Quando os caras voltaram a liderar o placar, avançamos que nem loucos pro ataque, tentando o empate a qualquer custo. O problema é que voltamos a perder um caminhão de gols e, no contra-ataque, o time gaúcho veio que veio e acabou abrindo a porteira, levando dois pênaltis e mandando um 4X1 irritante e decepcionante pra nossa conta.

A noite de ontem terminaria insuportável. Mas o Florminense tratou de nos dar uma alegria, perdendo mais uma, dentro de casa, pro Coritiba, por 3X1. Não fosse por eles, eu teria terminado a noite de ontem com muito ódio em meu coração, o que faz mal pra mim.

Agora, pro segundo turno que vai começar, espero que mantenham o Andrade no time (o cara tá muito bem no comando) e contratem alguém pra compor o meio. Estão falando muito no nome do pentacampeão Ricardinho (ex-Corinthians), que está no Qatar. Mas eu não sei como o maluco está jogando atualmente e, por isso, não vou tecer comentários no momento. Inegavelmente, o meia tem qualidades técnicas que podem ser muito úteis ao Flamengo. Mas se não tiver pulmão, é melhor não vir pro Fla.

É aguardar e conferir.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

Um comentário:

Douglas Silva disse...

É agora fudeu. Emerson saiu, aquele Denis Marques não me convenceu.
Até rimou :D