segunda-feira, 14 de setembro de 2009

FLAMENGO ANOS 90



Exagero dizer que o Flamengo de sábado foi uma reedição do Fla anos 80. No entanto, temos que reconhecer que o futebol apresentado contra o Sport, no Maraca, não foi tão ruim e apático como no último ano. Sendo assim, façamos uma média entre os anos 80 e agora, e obteremos um futebol dos anos 90 (especialmente o começo deles), que já é um belo elogio e uma bela conquista pra essa galera que tá aí vestindo o Manto Sagrado. O importante é que, por hora, cumprimos nosso papel, bagunçamos o Sport no Maracanã e vamos seguindo com o sonho, mesmo que remoto, de alcançar o G-4 e nos classificarmos para a Libertadores de América.

Quanto ao Adriano, eu queimei a língua boniiiito. Tanto aqui no blog quanto no Twitter, eu dizia que o camisa 10 voltaria da seleção numa ressaca fudida. A atuação de Nilmar nos últimos jogos, diminuiram virtualmente as chances do Imperador permanecer como opção pro técnico Dunga e isso poderia abatê-lo. Contudo, ao invés de um jogador triste e resignado, vimos uma Adriano dedicado, focado, correndo atrás, brigando por todas as bolas e jogando muita bola. Vimos o Adriano que QUER estar no Flamengo, coisa que não tava parecendo muito nas partidas anteriores. O primeiro gol, então, foi digno dos bons tempos de Bebeto com a camisa do Fla. No ângulo, com um corte seco pro lado. Inapelável. E tem mais: se ele acerta aquele voleio, eu saio do Maraca, pago outro inbresso e volto pra ver o jogo... taquilspariu!!!

Não obstante a isso, Petkovic também mostrou porque é o comandante intelectual dessa equipe, mesmo aos 37 anos. Tem inteligência e se dedica como poucos jogadores quando vestem a camisa do Fla nos dias de hoje. Tem vibração e paixão que superam até as limitações físicas, visíveis a essa altura da carreira. Se movimento o suficiente e faz o Flamengo correr, agir e atuar com inteligência.

Apesar da péssima atuação do árbitro André Luiz de Freitas Castro, que não deu dois pênaltis e demorou muito pra expulsar um mulambo do Sport, o Fla partiu pra dentro, animado com o primeiro gol, e mostrou que pode ser um time forte e ofensivo como no período de Joel. Léo Moura e Everton estavam AZUCRINANDO geral pelas alas, como há muito não faziam (juntos).

Mesmo com a ausência de Williams, que fez o favor de ser expulso no jogo passado, o time conseguia conter a mulambada adversária e partir com muita força nos contra-ataques. E foi assim que ampliamos o placar. Pet pegou uma bola no meio-campo, veio trazer, esperou o Zé Cachaça sair do impedimento e lançou uma bola perfeita, no espaço vazio. Zé esperou Magrão se posicionar pra canto direito e mandou uma cacetada no canto esquerdo, marcando o segundo: 2X0.

Percebendo que a carne assada pernambucana estava macia, macia, caímos ainda mais dentro e perdemos um cacetão de oportunidades, a maior parte com Denis Marques, que ainda se embola muito com a bola nos pés. Pelo menos o Obina de trancinhas ainda arrumou um vermelho pro Durval, que já tinha amarelo, num drible da vaca.

No segundo tempo, se não fosse o Magrão (que é um dos poucos do elenco do Sport que deveria ficar na primeira divisão), o Mengão teria enfiado uma cacetada histórica, ao estilo Flamengo X Magueira. Mas o bom camisa 1 adversário conteve muitas e muitas finalizações e arrancadas rumo ao gol e só permitiu mais um gol, novamente de Adriano: após cobrança de córner pelo Léo Moura, O Tanque Rubro-Negro subiu mais do que todo mundo e enfiou a testa na criança, guardando no cantinho: 3X0 e a Nação zoando o Flor, o Bota e o Bacalhau Imundo no Maraca.

Se o Mengão continuar nessa boa seqüência de não perder e, ainda por cima, ganhar, poderemos contar com os prováveis tropeços da rapeize que está na nossa frente e chegar no G-4 em duas ou três rodadas, quem sabe. Mas pra isso, teremos que começar ganhando do Coritiba, domingo que vem, no Maraca, quando eu já estarei de férias e não devo mais escrever aqui no URUBUZADA.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

5 comentários:

Alexandre Gatuso disse...

PET JOGA PRA CARALHOWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cris Marassi disse...

Perfeito o seu comentario! O Adriano arrasou e se ele faz mesmo o gol naquele voleio... O Pet é de dar orgulho e exemplo pra todos os outros... Agora é torcer pra essa alegria de ver o verdadeiro Fla jogando desse jeito até o fim do ano...

Raquel Santana disse...

É, galera!!!

Acho q o Pet surpreendeu muita gente, até mesmo aqueles que "boicotaram" sua apresentação. Q coisa mais feia...

O cara chegou e, aos poucos, está arrumando as coisas ali no meio de campo. Q arrancada genial foi aquela q ele fez no 2º gol!!! Q categoria! A chuteira era horrorosa, mais foi tudo lindo, rsrs

E não podia faltar o golaaaaaaaaaço do Adriano, nosso Imperador Artilheiro!!!

Jogão!

Que os bons ventos continuem soprando a nosso favor!

Boas férias, Gil!
Sentiremos sua falta! ;)

Bjus

Raquel Santana
SRN

Caio de Almeida disse...

Gil, achei que o Flamengo jogou com muita vontade e por isso lembrou o Fla dos anos dourados. A questão é até quando o elenco irá manter essa pegada.

Esse seu blog está ficando florido, hein. Que beleza! rs

SRN a todos,

Caio

Raquel Santana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.