quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

E O ANO COMEÇOU

Sejam bem-vindos  a 2010 queridos amigos e amigas leitores do URUBUZADA. Estive sem muito assunto pra esse começo de ano, visto que as contratações do nosso Flamengo estão emperradas. Assim sendo, acabei não pintando por aqui até agora para bater um papo com vocês.

Até agora, somente Fernando, o irmão do "Casalberto", e o Michael, lateral/volante que estava no Bostafogo,  foram os reforços confirmados. Mas a diretoria e fontes ligadas a ela, afirmam que mais gente virá por aí. Mas como eu não sou de contar com o ovo no fiofó da galinha, vou comentar e criticar somente aqueles que já chegaram, dando apenas uma pincelada nas especulações.

Começarei falando sobre o primeiro contratado, Fernando. Sobre o volante eu serei bem direto, exatamente como fui no Twitter e no meu Formspring (um site que é uma espécie de Marília Gabriela online, onde pessoas fazem perguntas e eu respondo): tecnicamente o jogador é apenas mediano e sua personalidade não é mole, não. Por todos os clubes por onde atuou - Fluminense, São Paulo, Goiás e Portuguesa - Fernando nunca conseguiu se firmar, seja por conta de seu futebol nada brilhante, seja por seu temperamento difícil (coisa que deve ser genética).

Afirmo mais uma vez que preferia apostar e investir num jogador vindo das bases, como o Lenon (em quem acredito muito), do que pagar um salário mais alto para um cara que eu imagino que não vá render nada de surpreendente.

Vale destacar que faço essas críticas não por desmerecer o jogador, mas por achar que seria mais inteligente e menos custoso para o clube não anunciá-lo com um reforço bem no ano de Libertadores, onde a necessidade e as expectativas da torcida são gigantescas.

Sobre o Michael, vi e ouvi muito pouco até hoje. Mesmo porquê, entre Palmeiras, Santos e Botafogo, times pelos quais passou no Brasil, o cara só atuou em 31 jogos, sendo substituído em 23 deles (!) e marcando um golzinho apenas. Mesmo no Dínamo de Kiev, de onde vem por empréstimo, só atuou em 8 partidas, sem muito destaque.

Michael vem do Botafogo, onde foi preterido pelo grupo, para ser reserva do Juan na lateral esquerda, já que o excelente Everton foi pro Tigres e o Jorbison ainda não conseguiu se encontrar em campo quando entra.

Diante dos indícios, parece muito mais um jogador de empresário do que uma promessa. Como bem disse um colega de twitter (que não me recordo agora): "Trata-se de um jogador que vai precisar usar um crachá pra jogar no Flamengo".

Resta saber se os dois "mocinhos" vão peidar diante da torcida ou vão aproveitar essa que é a oportunidade de suas vidas e mostrar um futebol, ao menos, aguerrido, para serem dignos de vestir o Manto Sagrado.

Falando sobre os reforços que se especula, a principal expectativa está num substituto para Petkovic e um companheiro de ataque para Adriano. Parte da torcida e os dirigentes aguardam ansiosamente um desfecho para ambos os casos. Mas a maior complicação reside no fato de que o Flamengo, sabiamente, está tentando conseguir fazer boas contratações sem desembolsar muita grana.

Para o ataque a coisa parece encaminhada. Desde o ano passado, a obsessão da Olympikus, e consequentemente do Flamengo, é trazer Vagner Love. O clube enviou ontem um ofício, via fax, oferecendo uma proposta e solicitando a liberação do atacante pelo CSKA. Mas os russos são famosos por fazer charminho e essa resposta pode demorar pra voltar. Enquanto isso, o atacante Kleber, do Cruzeiro, e Emerson, o Sheik, continuam sendo as opções.

Já para a meiúca, Moraes, ex-Vasco, é o nome da vez. Fontes ligadas à diretoria do clube afirmam que o Flamengo trabalha(va) em sigilo na negociação. O jogador já tinha pintado lá atrás, no ano passado, nas listas de Marcos Braz enquanto vp de futebol da gestão anterior. Acontece que agora, de acordo com o agente do jogador, a vitrine e as possibilidades de ser titular no time paulista são maiores do que no Fla, onde, inapelavelmente, ele será reserva do ídolo sérvio.

Confesso que as minhas expectativas para 2010 eram melhores. Ainda não aconteceu nenhuma tragédia que seja digna de uma espinafrada na nova diretoria. Mas pelo que tenho acompanhado, acredito que o Flamengo esteja saindo atrás dos seus adversários no que diz respeito à Libertadores. É aguardar o início do Carioca pra ver se continuaremos com o mesmo espírito do hexa dentro de campo. Porque é isso que importa.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

2 comentários:

Anninha disse...

Também fiquei decepcionada com essas contratações e pela falta de outras. Tirando a vinda do Love, que é um jogador mais conhecido e comentado, eu nem sei o que esperar desses outros. Só resta torcer mesmo. 2010 tem que ser um ano em que o Flamengo entra com tudo e nossas expectativas realmente são altas, como sempre devem ser. Espero que seja mais um ano com final feliz.
SRN

Alexandre Gatuso disse...

GIL EU ACHEI UMA MERDA ESSAS CONTRATAÇÕES PQ O FLAMENGO NAO SABE QUE E ANO DE LIBERTADORES?????????????????????????? SERA QUE VAMOS TER QUE PERD PARA OS OUTROS ADVERSARIO PARA ELES VEREM QUE NAO TAO CONTRATADNOD BEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!