sexta-feira, 16 de abril de 2010

CADÊ A LIDERANÇA?

Diante de mais uma confusão entre jogadores do elenco (e o subsequente vazamento desta informação para TODOS os jornais do país), é indiscutível que o Flamengo não vem se comunicando bem com seus públicos, seja internamente e, principalmente, com sua torcida. 

As polêmicas vindas da Gávea se sucedem, provenientes de todos os cantos, e ninguém sabe exatamente o que ocorre, pelo simples fato do clube não emitir nenhum comunicado oficial, nem assumir uma posição diante das inúmeras notícias e fatos que chegam aos ouvidos do público.

É aí que abre-se um precendente perigosíssimo para que cada um fale o que quer, especule o quanto pode e transforme o Flamengo na 'Casa da Mãe Joana'. E o que não falta é gente por aí sedenta por isso!!!

Grandes empresas, sejam do Brasil ou do exterior, possuem departamentos cuja função específica é orientar os funcionários, diretores e associados, a garantirem a segurança das informações que circulam em suas dependências. A necessidade de um setor como esse está no fato de que muitos destes "segredos corporativos" representam diferenciais, inovações ou mesmo ameaças para a dada empresa no mercado competitivo e o vazamento poderia causar transtornos inestimáveis (além de dar aos concorrentes uma arma na disputa por público). 

E é ai que o problema reside. O Flamengo não é uma empresa, não age como tal e não é nem mesmo profissional em suas relações com os diversos públicos. A torcida, que suporta (no sentido de apoiar) o time; os sócios, que bancam o clube; os funcionários, que movimentam o clube e os dirigentes, que comandam tudo isso, nenhum destes sabe exatamente o que pode, o que deve, o que não pode e o que não deve fazer no Flamengo. Porque o tratamento é diferente entre um e outro, seja na mesma esfera (funcionário com funcionário, dirigente com dirigente, etc) seja em esferas diferentes. E, amigos, quando não há regras, não há comando, não há liderança, cada um se autoproclama "chefe de si próprio" e faz o que quer, vencendo aquele que gritar mais alto.

O Flamengo necessita de algumas medidas urgentes, que não vem sendo tomadas. Recebo vários e-mails, tweets e ouço muitas opiniões, e creio que tenha conseguido compilar boa parte delas nos pontos que destaco abaixo:

- Está na hora do Marcos Braz parar de falar em nome do Flamengo.

- Está na hora de pararem de se referir ao Kleber Leite e Marcos Braz como Flamengo.

- Está na hora de barrarem o vazamento de informações (inclusive com demissão) que ocorre há décadas no Flamengo.

- Está na hora de determinar regras claras para cada esfera de atuação do Flamengo.

- Está na hora de acabar com regalias absurdas a alguns jogadores, mesmo que sejam craques. Isso faz do atleta alguém superior dentro de uma estância em que ele deveria ser um funcionário. Regalia é ganhar dinheiro para caralho para jogar futebol e trabalhar poucas horas por dia (ainda que o trabalho seja fisicamente desgastante). Outra hipótese e usar "os mesmos pesos e medidas": o cara tem grandes regalias, mas tem grande punições se abusar delas. Perda de luvas, descontos altos no salário, etc.

- Está na hora do clube se comunicar oficialmente sobre tudo o que é relativo a ele e afeta sua imagem.

- Está na hora de começarmos a considerar a hipótese de transformar o Clube de Regatas do Flamengo em Flamengo S.A.

A única coisa que já passou da hora é alguém tomar as rédeas deste clube e impôr limites a tudo o que vem acontecendo com a gente. Senão, vamos continuar vivendo "ao sabor da maré".

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

6 comentários:

Ivan Pantaleão disse...

Grande Gil!

Foi (re)instaurado o Reino da Panelinha no Clube de Regatas do Flamengo!! Analisando por esta ótica fica fácil diagnosticar o que ocorre dentro de campo, que tanto nos interessa e impacta.

Dá pra entender porque um craque de repente não consegue bom rendimento em campo, já que deixou de ser o centro de distribuição de jogadas, embora seja esta sua função - se não recebe bolas e quando tenta tabelas não recebe de volta, por melhor que seja sua colocação, fica impossível render...

Sim, está evidente que o centro da atual "crise" é Petkovic, embora não possa chamá-lo de cerne da crise. Este cerne é a maldita panela que, enquanto corre pra mídia a dizer que os privilégios de Adriano não incomodam ninguém, que ele é "um cara muito amigo, muito legal", isola um outro "cara" que não participa ativamente dos bailes funk e baladas na Chatuba, e tem o desplante de pedir pra que o treinamento seja pela manhã! Que absurdo!! RUA!!!

Enquanto esta total inversão de valores nortear o ambiente na Gávea, viveremos de crise em crise, enquanto a panelinha de jogadores (sim, de jogadores, porque existem muitas outras por lá) se refestela!

Fico por aqui... fui!!

Abraços e SRN

Ivan Pantaleão
blog Aqui é Flamengo, Moleque!

Petris disse...

Post complementado por Ivan falam tudo.

Jefferson freire disse...

A panelinha existe, sempre existiu e não vai acabar nunca. O que tem q ser feito ´´e o clube mostrar liderança, competência e autoridade. Não pode permitir q diferenças entre jogadores existam e q isso atrapalhe o ano do Flamengo. em qq empresa há intrigas, panelas, etc., mas se isso prejudica a empresa, estas pessoas têm 2 opções: ou muda, ou vai embora.

Pet não é nenhuma pessoa facil de lidar. Com certeza há muito mais coisas aí do q a simples pedida para treinar pela manhã. A suposta resposta do Álvaro é fruto de um descontentamento cumulado. Ele sempre arrumou problemas em todos os clubes por onde passou e geralmente no 2º ano de clube, e seu futebol sempre cai na 2ª temporada. Isso é fato. Mesmo que haja panelas e isolamento dele, nada justifica o jeito como tem jogado, com desinteresse completo. Ninguém ali é santo e ninguém é demônio por completo. Todos estão errados.

O Pet é ídolo, sempre será pelos seus feito, mas não podemos tapar os olhos. Ele jamais foi exemplo de companheirismo e de um jogador de grupo. Tb está errado na história.

Um ano que parecia ser o ano dosonhos no Flamengo, está se tornando num verdadeiro pesadelo.

SRN

oPerna disse...

os que sabem comandar não gostam do Flamengo, e os que gostam do Flamengo não sabem comandar.

o que me deixa mais agoniado é saber-mos de tudo isso e não podermos fazer nada alem de reclamar e esperar que eles caiam na real. Pois também não adiante reclamar, manifestar e tudo mais se ninguém nos ouvir.

e tenho dito

SRN

flacanagem.blogspot.com

Caio de Almeida disse...

Gil, sou suspeito para falar, mas você está dando aula de rubronegrismo neste post. Enquanto todos os outros blogs e colunistas que li se divertem e ponderam sobre as fofocas, seu texto mete o dedo lá no fundo da ferida. Leio, comento, critico, discordo, mas sempre indico o Urubuzada quando posso, porque realmente é um blog diferente. Parabéns mais uma vez.

SRN

helder rodrigues bino disse...

Prá muita gente que "faz" o Flamengo, vale aquela máxima de que "quanto pior, melhor".Verdadeiros pilantras, alguns com passagem pela presidência do clube, aprontam todos os tipos de roubo, corrupção e enriquecimento ilícito as custas do Flamengo...colocar o Flamengo como uma esculhambação eterna dá ibope e a mídia deita e rola, além de conseguir "camuflar" os absurdos que acontecem com o time da maior e melhor torcida do Mundo, da "MAIOR FORMA DE AMOR DO PLANETA".Verdadeiros "vermes profissionais" usam o Flamengo e tiram tudo o que podem do clube e da instituição...agora, apareceu um "bandido maior", presidente da CBF querendo tirar sua "casquinha" do Flamengo, mesmo sendo este cidadão(?) benemérito do clube...o sujeito está tendo um comportamento medíocre e desonesto, junto com o verme Kléber Leite, porque não conseguiram subornar a presidenta Patrícia Amorim...espero mais da Patrícia, e que todos esses problemas possam ser solucionados para o bem do Flamengo e toda a sua nação...espero mais da Patricia com relação ao time profissional, pois esta bagunça onde todo mundo manda e todo decide os destinos do time, está cheirando ou chegando ao insuportável...as atitudes do Adriano, sem qualquer punição, não permite que nenhum torcedor esteja feliz com essas cagadas e pitís do Imperador-de-Merda...o pôrra-lôca desse goleiro-maluco também tem que ter um basta...esse goleiro-maluquete, acha que por ser capitão(?) do time, pode fazer, bater e esculhambar todo mundo, pois sabe que não haverá nenhuma punição...também, não aprovo algumas atitudes do grande Petkovic, mesmo sabendo que o mesmo vem sendo desrespeitado e humilhado por um monte de vermes da comissão técnica e do proprio gupo de jogadores...o Flamengo não pode ser a "casa-de-mãe-joana", nem a "casa-da-puta-que-pariu" e muito menos a "casa-do-caralho", onde todos só pensam em fuder a melhor torcida do Mundo...nossa presidenta tem que dar um basta em tudo isto...a participação do Flamengo na Taça Libertadores está sendo uma humilhação prá toda a nação rubro-negra...tem que haver mudanças, tem que haver reformulação em todos os níveis...o Flamengo tem que estar acima de tudo e de todos...Helder...Goiânia.