quinta-feira, 15 de abril de 2010

A DIFERENÇA ENTRE DISPUTAR E PARTICIPAR



Quando foi campeão brasileiro em 6 de dezembro de 2009, naquele jogo dramático contra o Grêmio, na última rodada do campeonato, todos os torcedores e a mídia afirmavam que o Flamengo iria DISPUTAR a Copa Libertadores da América de 2010. Mas todos nós fomos enganados. Afinal, está na cara que o Clube de Regatas do Flamengo entrou na maior competição das Américas com outro espírito: o de PARTICIPAR.

Não é possível que este elenco, que participou das edições de 2007, 2008 e, agora, 2010, não tenha captado ainda que o que leva uma equipe a vitória é a determinação, a superação e a vontade. Ainda mais numa competição encrespada como a que estamos.

Foi insuportável assistir a uma partida como a de ontem, onde o Flamengo, o clube que ainda tinha chances e deveria dar o sangue para vencer, conseguiu não só ser subjugado pela equipe chilena (tecnicamente mediana), como se apresentou com menos empolgação que o adversário, prematuramente desclassificado.

Nem vou me ater a comentar o desempenho dos jogadores e do Andrade, porque isso me tiraria o bom humor e só serviria para eu destilar uma raiva que ainda não digeri. Sendo assim, prefiro me calar sobre o assunto até recobrar totalmente a razão (porque agora a emoção está tomando conta).

Mas, sinceramente espero que esse vexame de ontem e a iminente, quase consumada, chance da desclassificação (mais uma vez) da Libertadores, faça com que a diretoria, a comissão técnica e os jogadores repensem nos rumos que o Flamengo está tomando para o seu futuro. Porque o clube carrega hoje uma aura pesada, nebulosa em seu semblante, coisa que não é comum ao Mais Querido do Brasil.

Para finalizar este post, tão triste e sem-graça quanto o jogo de ontem, vou responder (na verdade repetir a resposta dada) aqueles que me perguntaram se agora (que podemos ficar de fora da Libertadores) eu gostaria de vencer o Carioca:  eu não estou nem aí para o Campeonato Carioca. Trata-se de um torneio medíocre, com concorrentes medíocres e que não habilita os times vencedores para absolutamente nada. Se houvesse algo em disputa, as agremiações envolvidas teriam um desafio e o torneio ganharia em emoção e responsabilidade. Se amparar somente na rivalidade e na hegemonia do estado, para mim, não é suficiente e não deveria ser também para o Flamengo. Quero que o meu clube pare de se dizer o maior país e passe a agir como tal, porque, de fato, o é.

Gil

3 comentários:

Helder Rodrigues Bino disse...

VERGONHA...PURA VERGONHA, DE UM TIME SEM-VERGONHA...

É revoltante...o que ví ontem lá em Santaigo, do Chile, não é Flamengo...aquela porcaria que eu assistí,(na MARRA), não é Flamengo...jogadores(?) sem nenhuma ligação com o clube, com a camisa e principalmente com a torcida do Flamengo...minha paciência está se esgotando de uma forma, até muita perigosa e prejudicial ao bom senso, à minha inteligência e as doenças que essa merda de time provoca em todos nós...não aguento mais esse goleiro-pôrra-lôca, que é capitão do time, mas não treina, nem orienta sua defesa...vive embaixo dos três paus, e quando é chamado a intervir, só faz CAGADA...falhou em todos os jogos da Libertadores, principalmente nos dois jogos contra a Univ.do Chile...presepeiro, inseguro, inconstante e com o título-maior de o REI-DO-RACHÃO, onde essa porcaria de goleiro, julga-se o maior atacante do Mundo...deveria treinar saidas-do-gol e orientar seus zagueiros prá não tomar tantos gols idiotas...o Flamengo precisa reformular todo o seu time...jogadores manjados e repetitivos, sem gana ou determinação prá honrar a melhor torcida do Mundo...chega de Álvaro, Juan, Bruno Mezenga, Toró, V.Pacheco, Rodrigo Alvim, Fierro, Éverton Silva e outras malas, que não podem nem vestir a camisa do Flamengo...o time(?) do Flamengo entrou em campo lá no Chile parecendo estar boicotando o Petkovic ou o nosso PROTÓTIPO-DE-TREINADOR...já está na hora de mandar o Andrade passear noutra freguesia...ninguém jogou nada...até o LOVE, que vinha muito bem atuou parecendo querer derrubar alguém...uma vergonha, o que assistí, ontem, totalmente na marra e pelo amor que tenho pelo Flamengo...disputar Libertadores é prá quem tem raça, disposição e vergonha-na-cara...êsse time do Flamengo não possui nenhuma dessas qualidades...se é só prá participar, é melhor nem se classificar, prá não criar "sonhos inatingíveis" em nossos torcedores...tô envergonhado até em dizer prá alguém que amo tanto o Flamengo...não sua torcida, mas dizer que torço por um time sem vida e que nos desrespeita em quase todos os jogos...domingo, mais uma vez deveremos passar vergonha, pois o Joel, o gênio do Rio vai pedir prá levantar a bola o tempo na área do goleirão-de-seleção e de sua apavorada defesa...vai ser horrível...mais um vexame a caminho...Deus perdoe a torcida do Flamengo, pois nós não merecemos esse time horroroso e sem nenhum comprometimento com a torcida...Helder...Goiânia

Caio de Almeida disse...

Gil, acho melhor o Carioquinha do que nada. E se não levarmos o Carioquinha, acho que não levaremos nada mesmo. Pra cima do Bota!

SRN

Ivan Pantaleão disse...

Primeiro de tudo, quero sim, e muito, o Carioca!! Dou muito valor à Libertadores, obviamente, mas não embarco na canoa da obsessão por este TORNEIO, Copa, quero Campeonatos também. Como todo Rubro-Negro, quero que o Flamengo ganhe TUDO que disputa, ou pelo menos jogue pra ganhar!!

O que não dá pra engolir é este BANDO apático e sem tática nenhuma, que apenas apela pro bumba-meu-boi, entrar em campo vestindo o Manto. Falta inteligência à equipe, e esta inteligência tem nome e sobrenome - e são gringos! - mas parece que a política;politicagem interna é mais importante para alguns que o sucesso do time, desde que se afirmem como "manda-chuvas".

Tem algo muito mais sério ocorrendo, e é extra-campo, mas sobre isto terei um post no meu blog (desculpe-me Gil, mas é o lugar apropriado para que eu diga tudo que penso; é meio longo...).

Algo precisa ser feito, e já! Não dá pra tapar o sol com a peneira e fingir que não está acontecendo nada de extraordinário no Flamengo.

Abraços e SRN

Ivan Pantaleão
blog Aqui é Flamengo, Moleque!