quinta-feira, 27 de maio de 2010

ADORO COPA DO MUNDO


Bonitões e bonitonas,

A gente devia dar graças a Deus porque essa Copa do Mundo está chegando ai. Assim, o nosso Flamengo, tão judiado esse ano, terá tempo para se organizar, para botar a cabeça no lugar e se preparar pro segundo semestre. 

2010 está sendo, até agora, um ano de muitas decepções e pouca coisa boa.

O Clube de Regatas do Flamengo está vivendo um momento de muitas dúvidas e pouquíssimas certezas. Contratos vencendo, polêmicas envolvendo atletas, jogadores entrando na justiça, crises de verdade e aquelas produzidas pela imprensa, além dos já conhecidos conflitos internos que fazem parte da essência rubro-negra.

Enquanto isso, como pivô de quase tudo, nossa presidente Patrícia Amorim, antes motivo de esperança, jogou por terra inúmeras oportunidades de se posicionar e dar, ao menos, uma resposta do que está acontecendo à nossa torcida.

Há quem diga que Patrícia está sofrendo um boicote a sua gestão. Quem pensa assim, alega que o "tiro no pé" da presidente se deu no momento em que fechou as alianças para chegar ao poder. Acabou mantendo muita gente das gestões anteriores, e portanto, comprometidas com interesses diversos dos seus, na Gávea.

Outros atestam que a dificuldade da ex-deputada em evoluir no comando está no machismo (e desrespeito) por parte de seus comandados, a grande maioria, formada por homens (e isso é um realidade no mundo corporativo, de fato).

Seja qual for a tese correta, a verdade é que o sentimento que hoje toma parte da torcida é que "o barco está a deriva". E isso é péssimo. 

A começar pelo tal "conselho" escolhido para gerir o futebol, composto por ex-presidentes e vice-presidentes responsáveis por épocas inglórias do nosso rubro-negro e capitaneado por Hélio Ferraz. É óbvio que ter alguém comandando o futebol é melhor do que ficar como estava (o Flamengo ficou UM MÊS sem comando no futebol). Mas eu não estou aqui para brigar pelo menor dos males. Meu papel nesse blog (nosso, aliás) é exigir o MELHOR para o Flamengo. Desta forma, temos, SIM, que criticar a colocação desses senhores no comando do departamento mais importante do nosso clube, afinal, estas mesmas pessoas já tiveram incontáveis chances de acertar em outros momentos, mas não o fizeram.

Para não perder totalmente o foco na partida de ontem, devo dizer que o Flor venceu com méritos. Jogou melhor e tinha o time completo. E mais: não acho justo colocar toda a culpa na conta do Rogério Lourenço. Em contraponto, acabo concordando com quem diz que não é possível que ele permaneça no comando do time. 

Ficou complicado entender? Eu explico.

Para a partida de ontem, especificamente, Rogério não pôde fazer muita coisa. O treineiro não contava com metade do time titular por conta das inúmeras suspensões e contusões. Além disso, os jogadores estão, visivelmente, vivendo a ressaca de mais uma desclassificação na Libertadores. E fica foda acertar um time assim.

No entanto, Rogério não mostra-se um cara versátil, que faz o time variar sua formação, que tem artifícios para reverter uma derrota no meio duma partida. Ele escolhe um esquema tático (geralmente com 3 volantes) e usa esse esquema em qualquer partida, independente do time com qual formos enfrentar. Justamente por isso, por essa falta de criatividade e versatilidade, creio que esteja na hora de colocar alguém de gabarito para comandar o Mais Querido, para mexer com a cabeça desses jogadores e apagar as recentes mágoas e crises que rolaram na Gávea. 

Vale destacar que de nada adiantará tirar o Rogério e colocar um outro mulambo sem nenhuma expressão em seu lugar. Porque o provável substituto cairá na mesma cilada que Rogério e Andrade caíram, graças a falta de experiência de ambos. Precisamos de um treinador experiente e com influente, seja pelo carisma ou pela força.

Para encerrar essa conversinha, vou mandar uma dica pra direção do Flamengo: enquanto a torcida assiste (ou não) os jogos da Copa, sugiro à nossa presidente que trabalhe bastante, corra atrás de reforços interessantes e repense tudo o que ela prometeu e ainda não cumpriu pro nosso clube. Essa pausa da Copa do Mundo é a chance que Patrícia tem para não tomar novas decisões no desespero e frustar toda a torcida (novamente). Ponha esse grupo para se tratar emocionalmente e fisicamente (o preparo do Flamengo está uma merda!), pois ainda temos mais de 30 jogos do Brasileirão pela frente e chances reais de classificação para uma nova Libertadores. Se esse tempo passar e nada acontecer, confesso que vou temer pelo futuro do Flamengo neste ano.


OBS: Fiquei com pena do Love. Correu como nunca lá na frente, coitado. Ele e Bruno foram os únicos dignos do Flamengo em campo.


VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

5 comentários:

Mari disse...

"enquanto a torcida assiste (ou não) os jogos da Copa"... pensei que só eu sofria deste mal, o mal de não ter mais vontade de torcer pra Seleção, depois de 98, principalmente... e agora reforçado pela escalação dunguense de 2010... sei não, hein...

oPerna disse...

ainda não chamaria de crise não, mas se atitudes não forem tomadas vai acabar se tornando.

mas por enquanto sã só problemas se tornando graves, nada de muito sinistro aconteceu, ainda...

Caio de Almeida disse...

O problema, meu caro oPerna, é que o Flamengo sempre beira as crises. E quando acontecer, virá tudo a baixo de uma vez só. Temos que evitar porque não é possível corrigir tudo depois.

SRN

oPerna disse...

concordo plenamente caio, concordo plenamente, porém acho que se depender da Patrícia a crise chega.

Estou sériamente preocupado.

SRN

Marcelo Guimarães disse...

A Patrícia Amorim mais uma vez tem a oportunidade de botar a casa em ordem.

A primeira oportunidade, na minha opinião, foi quando não se posicionou no caso Pet/Braz e não demitiu os dois depois do FlaxFlu do carioca. Essa falta de liderança gerou uma série de problemas que culminou com o Andrade pagando o pato.

Agora ela tem uma segunda chance e, por ironia, depois de um FlaxFlu novamente. Um mês para fazer uma intertemporada decente. Mas para isso ser bom de verdade, precisamos de um técnico de verdade. A sensação que eu tenho é que ela vai "dar a chance" ao Rogério e com 4 rodadas ele será demitido. Desta forma jogaremos no lixo a oportunidade de reunir os cacos e formar um time bom novamente.