segunda-feira, 10 de maio de 2010

VOYEUR RUBRO-NEGRO!


Com times repletos de reservas (especialmente o nosso), Flamengo e São Paulo fizeram um jogo bom de se ver, ontem a tarde, no Maracanã, pela primeira rodada do Brasileirão 2010. E se o campeonato ainda está no começo e este resultado pode não servir de parâmetro para a classificação, ao menos serviu para que eu pudesse dar uma de voyeur e observar evoluções que podem ser muitos importantes na sequência da Libertadores, principal torneio deste ano para o Mengão.

Com relação à defesa, ficou claro ontem que não temos opções para o setor. Do contrário, Rogério teria colocado em campo o Welinton em vez de David ou Angelim, a zaga titular. Esta carência ainda não nos incomodou pra valer em 2010, mas, no caso de mais uma contusão (Álvaro está afastado por lesão no joelho), poderá nos obrigar a improvisar algum jogador na posição, e isso é muito arriscado em se tratando de Libertadores. Sendo assim, temos que contratar.

Sobre o meio-campo, a principal percepção que tive foi a de que realmente o time titular precisa de um armador. Na partida de ontem, o Mistão do Flamengo entrou com campo com dois, Pet e Kleberson, cada um apoiando um lateral de cada lado. O resultado foi muito positivo: chegavamos ao gol com mais freqüência que o habitual e, isso é o importante, nem sempre pela laterais. O apoio de Angelim aos avanços de Juan pela esquerda também foram ponto importante a se destacar.

Outra novidade que a presença de dois armadores trouxe foram os chutes de fora da área. Pet, Kleberson e Everton Silva arriscaram o arremate de longe contra Rogério Ceni. E essa pode ser uma arma interessante contra times que sabem se fechar, como os times uruguaios, argentinos e paraguaios.

Fernando, que foi mal, é um volante que também avança. Perdeu muitas bolas por bobeira, deu muitos passes errados, eu sei, mas mostra o quanto um volante que saiba conduzir a bola e levá-la ao ataque (ai que saudades do Íbson) ainda tem lugar cativo nesta equipe.

Nas laterais foi importante notar duas coisas: o Everton Silva até pode render, desde que tenha alguém ao seu lado para uma tabela, afinal, o cara tem velocidade e boas condições de infiltrar. Do contrário (sem apoio), ele torna-se um jogador de correria e fica muito menos eficiente.

Sobre Juan, tenho a destacar sua evolução nas últimas partidas. Já dá pra ver em campo 50% daquele lateral decisivo e fundamental nas conquistas da Copa do Brasil 2006, Carioca 2008 e 2009 e do Hexa. Tomara que seu futebol e sua importância para o time continuem em ascendência, porque vamos precisar muito de bom futebol para os desafios que vêm por ai.

No ataque, fiquei realmente surpreso com a atuação de Denis Marques. Não que tenha sido genial, longe disso. Mas eu confesso que não esperava absolutamente nada de bom desse cara, mas pude vê-lo buscando jogo, tabelando e chegando até a tentar uma arrancada em jogada individual (que terminou com ele se enrolando nos próprios pés). E isso, pra mim, já foi uma evolução.

Agora é concentrar, focar no jogo de quarta-feira (que estará lotado, podem apostar) e vencer bem o Universidad aqui no Maracanã (de preferência sem tomar gols). Assim, poderemos ir pro Chile mais confiantes, sossegados e com a vantagem de poder marcar um gol fora de casa para desempatar o confronto e passar adiante na Libertadores.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil


OBS: Recebi alguns e-mails me pedindo para falar sobre a outra ausência do Adriano aos treinos. Estava relutante para expor minha opinião, porque ela é bem dura e polêmica. Mas, como detesto ficar em cima do muro, aqui vai ela: independente do que acontecerá após a Copa do Mundo, não gostaria mais de contar com um jogador como Adriano no Flamengo. As polêmicas com o camisa 10, procedentes ou não, injustas ou não, verdadeiras ou não, conturbam demais o ambiente na Gávea e tornam o clima para se trabalhar no Flamengo extremamente pesado, ainda que os jogadores neguem. O Imperador pode estar sendo uma grande vítima de suposições da mídia ou ser realmente um grande safado, não importa. O que está pesando nessa minha opinião é o fato de que a presença do Adriano tem sido muito nociva à imagem do Clube de Regatas do Flamengo como instituição respeitável que deveria ser. É claro que no atual momento da equipe é importante que ele esteja em campo, pois mesmo jogando mal, é melhor do que todos os nossos reservas juntos. Mas, mesmo achando que o Love não está no mesmo nível do Imperador, eu preferia contar com dois Vagner Love do que com um Adriano no elenco. Afinal, acredito que o artilheiro do amor consegue compreender que o ídolo deve vir depois do clube, e não o contrário.

Um comentário:

Caio de Almeida disse...

Nessa polêmica toda do Adriano o maior culpado é ele. Romário também faltava treino, também se envolvia com mulheres safadas, mas na hora que precisavam dele estava lá para botar a bola no filó. A culpa é do Adriano e concordo contigo (mais um vez).

SRN