segunda-feira, 14 de junho de 2010

URUBUZADA NA COPA 14/07

Já que não tem Flamengo durante esse período e nós, que escrevemos em blogs sobre futebol, temos que arrumar o que fazer, resolvi contar aqui as minhas impressões sobre o que tenho vista nesta Copa do Mundo da África do Sul.

Confesso que essa primeira rodada, apesar de tratar-se da estréia das seleções, confirmou minhas expectativas de um futebol chato, pragmático e sem grandes surpresas. Dentro desse cenário "cinza", destacaram-se as seleções mais organizadas taticamente e que, aliado a isso, trouxeram ao menos uma pitada de ousadia em suas formações ou em seu elenco.

Portanto, nesse especial URUBUZADA NA COPA, farei análises rodada por rodada, até que cheguemos as oitavas-de-final ou até que o Brasil caia fora da competição.

Sejam bem-vindos e espero que gostem e opinem sobre o que vão ler aqui no URUBUZADA NA COPA.

-------------------------------------------------------------------------------------

África do Sul X México: Foi um bom jogo de estréia, apesar da desconfiança sobre os anfitriões. Era a empolgação e a alegria dos africanos contra a tradição e a habilidade dos mexicanos. A partida foi bastante movimentada e surpreendeu a maioria dos críticos pelo toque de bola e uma razoável movimentação por parte dos Bafana Bafana. Como em 2002 e 2006, o placar da Copa foi inaugurado com um golaço: Tshabalala. 

Uruguai X França: Depois de um movimentado jogo de estréia, Uruguai e França mostraram que são escolas realmente em decadência. O jogo foi lento, chato, truncado e concentrou-se demais no meio-campo. O time uruguaio só encontrava lucidez quando a bola chegava aos pés de Diego Forlán, que, sozinho, não conseguiu arrumar grandes coisas. Na França, nem mesmo o tão propalado Ribery jogou um bom futebol. O meia-atacante até se movimentou pelas pontas, mas não encontrou ajuda em seus companheiros para se desembaraçar da marcação uruguaia. Merecidamente e, para infelicidade de quem assistiu, o jogo terminou 0X0. 

Coréia do Sul X Grécia: A velocidade da Coréia do Sul (e o baixíssimo nível técnico dos gregos) selou a vitória tranquila por 2X0. Park Ji Sung, meia do Manchester United, da Inglaterra, nem precisou jogar tudo o que sabe para justificar a tranquilidade que os asiáticos tiveram em campo. Os gregos partiam em bloco para o ataque e eram lentos na marcação e na cobertura, fruto de uma seleção velha e burocrática. Pra piorar, ainda tocam mal a bola, falha aliás, que permitiu o segundo gol, marcado por Ji Sung. 

Argentina X Nigéria: Messi & Cia. começou com tudo os primeiros 20 minutos da partida contra a Nigéria. O melhor do mundo partia pra dentro dos defensores, arriscava dribles e chutes da entrada da área. O craque foi realmente perigoso e parece estar focado em mostrar que pode jogar na seleção o mesmo que joga no Barcelona. Tanto que foi através de uma jogada sua que a Argentina arrumou o escanteio que resultou no gol de Heinze. A questão é que os comandados de Maradona não estão no mesmo ritmo do "pulga": o meio-campo é envelhecido e não sabe marcar. O ataque, com Higuain e Tevez, atrapalhou mais do que ajudou. Quando foi atacada, a seleção azul e branca ficou acuada e mostrou desorganização. E olha que a Nigéria não passa de um time voluntarioso, sem muita habilidade. Não dá nem pra comparar com a seleção dos tempos dourados, com Okocha, Amokachi, Kanu e cia. 

Inglaterra X EUA: Talvez o jogo mais visado desta primeira fase do mundial, por conta da ameaça terrorista da Al-Qaeda. Felizmente, a única tragédia que aconteceu foi em campo e o "autor" foi o goleiro Green, da Inglaterra. O arqueiro tomou o primeiro frango (e que frango!) da Copa, quando sua equipe, mesmo sem jogar muito bem, vencia os EUA por 1X0, com belo gol de Gerrard. Por falar no camisa 4 inglês, ele foi o único da seleção bretã a comprovar seu bom futebol na estréia. Enquanto isso, Rooney, Lampard, Ashley Cole e outros, tiveram rendimento muito abaixo do esperado. Na minha opinião, o time americano ficou acuado e não mereceu o empate. Mas, como diz o ditado: "futebol é uma caixinha de surpresas".

Argélia X Eslovênia: Um dos piores jogos desta Copa, juntamente com Sérvia X Gana. Um futebol tecnicamente pobre, sem alternativas de ataque e sem muitas chances de gol resume o que foi o confronto. Chegou a me irritar em alguns momentos, confesso. De tão ruim, o "duelo" foi decidido com mais um frangaço, desta vez do goleiro Chaochi, da Argélia. As duas seleções comprovam minha tese de que ficarão de fora da próxima fase. 

Alemanha X Austrália: O melhor jogo até agora. Apesar do adversário inferior, a Alemanha entrou em campo decidida a se impôr e fez isso sem nenhuma dificuldade: arrasou a Austrália com um 4X0 retumbante e ainda mostrou aos demais países que não é apenas aquela escola de futebol aplicado e organizado. A Alemanha de 2010 estreou mostrando que também tem muita qualidade técnica e habilidade, especialmente pelas presenças dos consagrados Podolski, Lahm e Schweisteiger e pelas gratas surpresas Müller e Özil. A frase que li do companheiro de twitter @lbertozzi resume minhas impressões: "Se eles estivessem vestindo verde e amarelo, a imprensa já estaria dizendo que o futebol bonito voltou". 

Sérvia X Gana: O jogo foi um lixo. Cheguei a dormir e só acordei com o pênalti e o gol de Gana. 

Holanda X Dinamarca: A Dinamarca veio disposta a se defender e partir somente no contra-ataque. Congestionou o meio e deixava somente as alas para a Holanda atacar. O problema é que "Os Laranjas" pareciam não entender isso e insistiam nas jogadas pelo meio com Sneijder, que acabavam sendo todas bloqueadas. No segundo tempo o jogo tomou outro rumo e foi um pouco melhor. Ainda assim, foi necessário um gol contra pra trazer tranquilidade ao time de Robben para fechar em 2X0. Falando no atacante, ele poderá voltar no próximo jogo (na melhor das previsões) e isso já é prenúncio de que a Holanda passará a jogar diferente, atacando como melhor faz, com jogadas bem abertas pelas alas através dele e de Kyut. Tomara. Pelo bem do bom futebol! 

Japão X Camarões: Mais um jogo ruim e mais uma decepção nesta Copa. Com um futebol muito feijão com arroz (ou arroz com algas) o Japão conseguiu bater a seleção de Camarões, do atacante Eto'o, por 1X0. Apesar de terem uma boa seleção, os africanos, que já não vinham tendo resultados muito bons nos amistosos preparatórios, confirmaram a má fase e conseguiram perder pros sempre simpáticos e educados, porém, pernas-de-pau, moradores da terra de Jiraya, Jaspion e Satan Goss. O gol saiu de uma bola cruzada na área, onde TODA a zaga camaronesa falhou e permitiu que Honda marcasse. Pelo futebol apresentado, não imagino que nem uma, nem outra seleção tenha condições de avançar para a próxima fase. 

Itália X Paraguai: Mesmo sem nenhuma organização, a Itália partiu para dentro da seleção paraguaia, que começou o jogo só se defendendo e bicando as bolas pro mato. Não tardou para a velha seleção da Itália cansar e os camaradas do Cabañas começaram a se empolgar e partir pro ataque na base dos chuveirinhos. Foi assim que o Paraguai marcou 1X0. No segundo tempo, a Azurra determinou-se a empatar o jogo. E curiosamente utilizando-se do mesmo "veneno" paraguaio, os cruzamentos. Foi um tal de bicão pra frente, cruzamento da intermediária e chutes de fora da área que só deixaram o jogo ainda mais feio e monótono. Próximo do fim, ao menos o esforço italiano valeu a pena: numa falha terrível do goleiro, De Rossi surgiu por trás da zaga e, de carrinho, completou o escanteio pro fundo das redes, fechando placar em 1X1. 

VAMO QUE VAMO, BRASIL!

Gil

Um comentário:

Daniel Xavier disse...

Gil, dá uma olhada nisso e vê se vale comentar:

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-presidente-tucana-do-flamengo#more

bjunda!
:D