segunda-feira, 9 de agosto de 2010

VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A ESPERAR?



Queridos amigos e amigas rubro-negros, não se enganem com a derrota magrinha no jogo de ontem lá no Pacaembu, onde os Gambás venceram por 1X0. Quem teve paciência de ver o jogo inteiro sabe perfeitamente que o Flamengo foi massacrado pelos "Curintia" durante os 90 minutos do jogo. Nosso time só não sofreu uma goleada retumbante por conta da boa atuação de Lomba e da falta de competência dos atacantes adversários nos arremates. Do contrário, nosso presente de Dia dos Pais não seria nada legal.

Dando uma olhada nos "melhores momentos da partida" que coloquei aí em cima, você também pode acabar sendo traído, imaginando que estou exagerando e que o Fla até teve algumas chances de empatar a partida. Mas, peço, não caia nessa esparrela. Nosso time foi absolutamente inofensivo em campo. Passamos o jogo INTEIRO nos defendendo e "sobrevivendo" à base de toquinhos pro lado e chutões pra frente, porque o meio-campo não conseguia criar. Pra piorar, Léo Moura e Juan quase não saiam pro ataque e, nas raras oportunidades que conseguiram, a ASSOMBROSA falta de qualidade de Borja e Val Baiano expuseram pra quem quiser ver o maior defeito desse time: o ataque INOFENSIVO.

Semestre passado, quando Rogério Lourenço assumiu o Fla numa roubada danada, contra o Corinthians, pela Libertadores, falei que, apesar de torcer por sua sorte no comando do time, imaginava que a barca do ex-zagueiro iria naufragar em breve. Debati sobre isso com minha querida amiga e blogueira Dani Souto, lá do Primeiro Penta. Comparando-o ao Andrade, de quem eu reclamava bastante na época, falei que faltavam-lhe também pulso, experiência e ousadia, os mesmos defeitos que tiraram Tromba do cargo. E, sinceramente, continuo acreditando que seja impossível pensar em título com um elenco medíocre como o nosso, se o comandante não tiver pulso para chacolhar a galera, experiência para fugir das estratégias adversárias e ousadia para mudar rápido o que precisa ser mudado.

Mas então porque o Rogério não sai?
Porque o Zico não tira o cara? Será pura economia ou é pela amizade?

Bem, em busca de uma explicação para a manutenção do treinador encontrei dois fatores principais que podem "justificar" a permanência de Rogério no Mengão e vou discorrer sobre elas agora.

Primeiro fator: o aproveitamento:

Mesmo com esse time mulambento que temos, o ex-zagueiro tem média razoável com treinador: em 17 partidas, venceu 6, perdeu 6 e empatou 5, o que dá um aproveitamento superior a 45%. Vale lembrar que Andrade fora campeão brasileiro em 2009 com pouco mais de 66% e com um time infinitamente melhor que este.

É claro que um campeonato como o Brasileirão exige continuidade e regularidade, coisa que o Flamengo de Rogério Lourenço não tem apresentado nos últimos 4 jogos. Mas o que ninguém parece notar é que o Zico não está parado. O Galinho saiu do Rio e foi lá em São Paulo assistir ao jogo de ontem. E isso mostra já é sinal de que ele não está de olhos fechados enfurnado no escritório só cuidando da burocracia do futebol. Zico sabe perfeitamente o que faz.

É aí que entra o segundo fator, o planejamento:

Desde que assumiu, Zico afirmou que usaria de sua experiência como treinador e dirigente na Europa e no Japão para profissionalizar o Flamengo. E nestes países que servem como referência pro nosso Diretor de Futebol, a troca de técnico no meio duma competição ocorre de maneira bem menos intensa do que aqui no Brasil. Primeiro porque lá se acredita em planejamento, coisa que é ignorada em nosso país, haja visto a quantidade de cretinos, hereges e "modinhas" que já urram "Fora Zico" por aí. Segundo porque nosso eterno camisa 10 é uma pessoa ponderada, responsável e tem total consciência de que Rogério até agora não teve em mãos uma equipe ao menos razoável para trabalhar. E este é o terceiro e principal fator, na minha opinião, para o treinador ainda continuar.

Chegamos ao terceiro fator, o elenco:

Nos mesmos 17 jogos em que Rogério comandou o Fla, o time marcou 16 gols e sofreu 18. Isso dá a média de menos de um gol marcado por jogo, que é ruim. Mas nem sempre foi assim. Quando o treinador ainda podia contar com Vagner Love e/ou Adriano em campo, este mesmo Flamengo marcou 13 gols em 10 jogos, média de 1,3 gol por jogo. Com a saída deles, ou seja, nos 7 jogos seguintes, a equipe só foi capaz de marcar 3 míseros gols, o que significa uma média INFERIOR A UM GOL A CADA DUAS PARTIDAS!

É claro que boa parte desses erros e da ineficiência do time colocam o Rogério na berlinda e ele sabe que pode cair (é só reparar que nas últimas coletivas ele só faz se defender). Mas tenho convicção de que o Zico sabe o que está fazendo e aguarda que os últimos reforços (Renato e Leandro Amaral) cheguem, para dar a derradeira chance ao Rogério Lourenço. Isso coloca a nós, torcedores, numa situação difícil e cada um deve decidir qual a sua resposta: você está disposto a esperar?

Eu estou. Pelo Zico e pelo Flamengo, eu estou.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!
VAMO QUE VAMO, ZICO!

Gil

13 comentários:

Unknown disse...

Gil, a meu ver a coisa é mais complicada do que parece. Houve uma tentativa de fazer um novo "Andrade", barato, suscetível a ordens da diretoria, e se desse certo, ótimo, se desse errado daria tempo pra chamar alguém. A questão é que com a vinda do Galinho os desmandos com relação a contratações e a vida boa dos empresários acabou. Feito isso ficou mais complicado tudo, inclusive trocar de técnico.

Eu estou com o Galinho na questão de restruturação e reformulação de tudo relativo a futebol. Estou junto com ele inclusive em aceitar "sofrer" por 2 a 3 anos de Limbo sem títulos por um "Bem" maior. Mas não gostaria de amargar uma segundona.

Precisamos principalmente de um meia de ligação pra desafogar o Pet e um atacante com alguma força.

Respondendo a pergunta, eu estou disposto a esperar SIM

Grande abraço,

SRN

Mengão Sempre

Andre Tozzini (@TozzaFla)

Papo de Urubu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leila Neiva disse...

Estou disposta a esperar SIM!

Acho que com a entrada do Renato e LA no time, o Mengão ficará organizado!

Sempre com Zico!
Sempre acreditando!

SRN!!!

Papo de Urubu disse...

Quem é Flamenguista de verdade estará dispoto a esperar sim. Concordo com o que foi dito pelo André, Esse processo de reformulação implica em algumas coisas como uma relação pior com empresários que estão sendo retirados a vassouradas dos seus escritrios subterrâneos da Gavea , com isso fic mais complicado reforços e até mesmo um tecnico disposto a ser crucificado a cada derrota. Pois o período de limbo vai ser necessario para que sejamos mais fortes daqui a 2 ou 3 anos.

Saudações Rubro Negras

Biruleibe(@papo_de_urubu)

Dani Souto disse...

Queridão,

Em primeiro lugar, és uma honra estar figurando aqui no Urubuzada! Uma honra mesmo porque vem de um cara coerente, inteligente e que ama o Mengão assim como eu.

Eu também estou disposta a esperar Gil. A situação é dificil porque está se pagando agora anos e anos de má administração.

Então, vamos a luta. Se é paciência que temos que ter, paciência é que teremos.

Quanto ao Rogerio, não é ele quem coloca a bola pra dentro, mas o Flamengo ta jogando mal demais.

Abs Gil!

Anônimo disse...

Não dá mais p/ esperar sacarem o Rogério, não... serão 5 jogos de vida ou morte p/ subir na tabela e acumular pontos c/ times fracos ou abaixo na tabela! É VIDA OU MORTE, cadê a porra do time? cadê o padrão tático? cadê o técnico? NÃO DÁ P/ ESPERAR O ZICO, O CT, A HISTÓRIA É HJ, É AGORA... FALTAM 2 SEMANAS P/O FECHAMENTO DA PORRA DA JANELA! Tem q trazer 2 atacantes, 1 meia, resolver a porcaria do David e torcer!

Karoll Chaves disse...

Esperar com Zico e pelo Novo Flamengo sim sempre!

Mas, acho que dá para reformular e mesmo assim termos um time mediano e organizado coisa que Rogério não sabe fazer. Quantos e quantos times fracos técnicamente que arrumadinhos são ruins de bater? .. o Flamengo mesmo não merecendo ter um time fraco por sua tradição, podia ser assim com um treinador experiente. Aguento um time fraco pelo bem maior, ñ suporto é apatia e bagunça dentro de campo!

Posso ficar 2 ou 3 anos sem ganhar nada + com um time que não faça vergonha.

Pra mim já deu pro Rogério a mt tempo!

O time de 92 era bom? não, era uma equipe mediana. Tinha o maestro Junior e só para carregar o piano. Mas era arrumado, tinha raça e cada um sabia sua função....

Ah que saudade que tenho de vc grande Carlinhos!

SRN SEMPRE GIL E SABADO ESTAREI APOIANDO NOSSO MENGÃO!.. APOIAR APOIAR E APOIAR!!!

Ique Muniz disse...

Muito boa análise, Gil (pra variar). Quanto a sua pergunta no texto, eu ainda estou disposto a esperar. Afinal, queiramos ou não, temos uma gordurinha acumulada do início e das rodadas iniciais pós Copa. Acho que a coisa estaria explodindo até pro lado do Rogério se nossa posição fosse a do Atlético-MG, por exemplo.

Esperemos por Leandro Amaral e Renato então... Se até assim a coisa não fluir, aí a paciência rapidinho vai pro saco

Renata Martins disse...

Sei não Gil. Confio no Zico sim e a questão nem é essa, afinal, quem sou eu pra não confiar n'Ele.Mas não to mais aturando o Rogério no cargo. Ele arma time muito mal. Logico que não temos um elenco brilhante, mas dava p fazer um pouco melhor que isso. 3 gols em 7 jogos é realmente ridiculo, eu não tinha pensado nesse número ainda.
Tomara que a entrada de R Abreu e L Amaral melhore alguma coisa. Vc sabe quando o Maldonado volta? Seria bom que fosse logo também.
SRN

Bruno Bastos disse...

Corneto o Rogério sem medo de ser feliz.
O time erra jogadas primárias e, na semana seguinte, repete os mesmos erros...
Erros de passe, erros de finalização, erros de posicionamento... Essas viradas de costas do Jean para a bola quando alguém ameaça um chute estão irritando já. Será que não dá para, durante a semana, corrigir esses erros?? Escolhe um, um só!! Pessoal, essa semana vamos aprender a não dar as costas para a bola ok?? E desenvolve o trabalho!!
Papel do treinador não é fazer a substituição certa na hora certa é, antes disso, dar padrão ao time, ENSAIAR JOGADAS, orientar os jogadores, CORRIGIR OS ERROS... É o que se espera de um técnico, ou eu estou errado??

Além do que já constataram o Tozza e o Biruleibe, acho que o time já está de má vontade com o Rogério e aí amigo, realmente fica difícil.
Se não dá pra contratar três ou quatro grandes jogadores, que contratemos ao menos um grande técnico, que faça o que o atual não faz: Treine o time.

Pelo Flamengo e, porque não, pelo Zico (mas ainda que fosse sem o Zico) estou sempre disposto a esperar; E acredito SEMPRE!!

#RumoAoHepta!!

Bruno Bastos (@BrunoBasstos)

Raul Nicacio disse...

Eu acho que tem um outro fator. A falta de opções no mercado. Se for para trocar o merda pelo bosta, não vale a pena, vale até ficar com o merda, porque ele é mais barato.

Quem são as outras opções ? Silas ? Melhor que o Rogério ele é, porém não vejo ele como um técnico que acorde o time.

O Luxa é difícil, o Kallil gosta muito dele, apesar do Atletico esta mal, acho que ele não cai, até porque eles vão focar tudo na Sul-Americana.

Muitas coisas não são culpa do Rogério, o time que ele tem em mãos é fraco. Com a chegada do Leandro Amaral e Renato Abreu tende e melhorar. Mas os passes errados, a desorganização do time, isso sim é culpa dele. Flamengo ta um time totalmente perdido.

Não podemos tirar o Rogério sem ter alguém já assinado. Vai colocar o auxiliar ? Precisamos de técnico, de não de auxiliares.

O Zico disse que precisariamos sofrer um pouquinho para se estruturar, se for sofrer um pouco, ficar no meio da tabela por uns anos e depois ganhar e não parar mais, eu aceito sofrer um pouco tranquilamente.

To contigo, Zicão.

Anônimo disse...

Uma coisa... além do Levy e do Zico, quem mais trabalha no dpto p/ ajudar a contratar? Não falta mais gente, não?!?!?????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! TÁ MTO DEVAGAR, PERDEMOS TODAS AS TENTATIVAS!

helder rodrigues bino disse...

Não dá prá esperar...isto não é Flamengo...o Zico é TUDO, mas precisdamos ter, pelo menos, um bom time de futebol que honre as tradições do FLAMENGO e respeite "A MAIOR FORMA DE AMOR DO PLANETA"...a começar por esta camisa desgraçada de feia, que faz com que nós sejamos gozados(e com razão pelos adversários), além de desfigurar totalmente o MANTO SAGRADO...o Flamengo terá que ser sempre VERMELHO-E-PRETO, e fim de papo...quem inventou a desgraça desta camisa, deveria ser PRESO...alguém, que seja sério, deve brigar prá proibir o uso e venda dessa coisa horrorosa...depois vem o nosso belo time...a começar por esse treinador...quem inventou que este cidadão é treinador-de-alguma-coisa?...não passa de um banana, que não conhece nada de bola...escala mal e mexe pior ainda...fez o Fabricio sair do Flamengo e fica com Wellinton, Antônio e Cristian Borja, novos fenomenos descobertos e escolhidos por esse panaca, com status de teinador do Flamengo...quem disse que o cara com o nome de Antônio é jogador prá Flamengo...esse Rogério Lourenço tem é que ser FUZILADO...enquanto Juan e Léo Moura forem titulares absolutos do Flamengo, não vamos fazer gols em ninguém...as mesmas jogadas(?) manjadas e repetitivas de SEMPRE...a bola jamais chega à area do adversário...já deveriam ter sido barrados há muito tempo...se não houverem mudanças, a começar pela demissão do horroroso treinador, seremos gozados por todos, o tempo todo, e correremos sério risco de rebaixamento prá 2ª DIVISÃO...sou ZICO, SEMPRE, mas precisamos ter um time prá torcer...caso contrário, em vez de CT, iremos todos direto prá uma verdadeira CTI(Centro de Terapia Intensiva)...tá difícil...ter um CT, na SEGUNDA DIVISÃO é dose prá qualquer RUBRO-NEGRO-DE-VERDADE...Helder...Goiânia.