quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O COBERTOR É CURTO



Ontem ficou claro pra quem ainda não tinha reparado que o nosso time tem grandes limitações físicas e técnicas, conforme eu disse aqui há alguns posts atrás (de outra forma). O jogo, que poderia perfeitamente ser vencido pelo Fla, acabou num empate em 2X2.

O Silas veio pro Fla e me deu esperanças de botar o time pro ataque por conta do perfil dos seus times quando comandava Avaí e Grêmio. Falem o que quiserem do futuro pastor, mas as equipes dele sempre partiam pra dentro do adversário, pra vencer, sempre ousavam e atacavam com toda energia e vontade. Por isso mesmo, dentro dos nomes absurdos que foram ventilados, Silas sempre foi meu favorito. A questão é que eu já não aguentava mais ver o time retrancado, como estava no final da Era Andrade e foi durante todo o período do Rogério Lourenço.

Me emputecia demais ver o meu Mengão, hexacampeão, acuadinho lá atrás como se fossem aqueles moleques que sofrem bullying, tomando porrada dos mais velhos na escola. Em alguns jogos, cheguei ao absurdo de abrir mão de assistir a partida ao vivo quando supunha que a pancada seria inevitável. Eu deixava pra assistir o VT e me preparava pra não me irritar. E pra eu não querer ver o Mengão ao vivo, é porque a parada tá tensa (exatamente como estava).

Ontem mesmo (e no jogo passado) eu reclamei aqui que o Silas estava mexendo no time para não perder. Muita gente, assim como eu fazia, acusava o "cara de areia mijada" de ter um pensamento de time pequeno. Mas ai eu parei pra refletir uma coisa, e cheguei a uma conclusão que divido com vocês agora: se após o comando de 3 diferentes profissionais, o Flamengo ainda não joga ofensivamente como gostaríamos, é porque este elenco que está ai não garante aos treinadores o "culhão" necessário para isso. Reparem bem que, na época do Rogério, a gente não tomava, mas não fazia. Agora a gente faz gol, mas não pára de tomar. Todo escanteio na área agora é pênalti contra o Flamengo. Taí no vídeo acima o Jean e o Alvim, que não me deixam mentir.

Não digo isso com a pretensão de iniciar uma rebelião contra o Zico ou a Patrícia, até porque, na verdade, eles contrataram quem deu, com a grana que se tinha (praticamente zero) e com o prazo da Copa já estourado (isso, sim, culpa exclusiva do planejamento da presidente)  e tudo isso já foi exaustivamente discutido por aqui. Meu objetivo ao expor isso aqui pra vocês é acabar com a utopia (inclusive a minha) de que o Flamengo ainda pode levar o título deste ano.

Tá certo que eu estou torcendo pro meu poder mutante do #EfeitoReverso* se manifestar e o Mengão queimar a minha língua, sendo campeão. Sei também que alguns vão interpretar isso como pessimismo. Mas, como rubro-negro convicto, posso GARANTIR a vocês que trata-se EXCLUSIVAMENTE de lucidez e que essa lucidez será FUNDAMENTAL para nós, torcedores e jogadores do Fla de agora por diante, mesmo porque, não ter condições de conquistar o bicampeonato não significa que não DEVEMOS TER outras ambições em campo. Existem ainda em 2010 outros objetivos nobres que precisamos correr atrás e que são tão importantes quanto o título: entrar na Sulamericana e no G-3/G-4/G-5 do Brasileirão (dependendo dos resultados das demais competições que se seguem).

Mas tudo bem, se você estiver na pilha de fechar o olho e achar que o Mengão vai vencer todas e a galera da ponta vai perder, dou a maior força, afinal, acredito no poder da fé, ainda mais a fé rubro-negra! De qualquer forma, prefiro diminuir o grau de exigência, pois o time ainda não consegui passar a confiança necessária pra nós acharmos que o cobertor conseguirá esquentar nossos pés e a cabeça ao mesmo tempo.


Tomara que, ao final do campeonato, eu tenha me enganado e descubra que, na verdade, o cobertor estava dobrado e o Flamengo tinha muito mais "pano" pra dar.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

* Efeito Reverso é uma brincadeira que surgiu no twitter URUBUZADA. Inúmeras vezes quando critico um jogador, ele marca um gol. Foi assim novamente com o Petkovic, ontem.

6 comentários:

Caio de Almeida disse...

Gil, eu ainda acredito no título apesar de tudo. Mas acho que o time precisa começar a ganhar a partir de agora e não parar até a última rodada. Senão, não dá mais.

SRN

Alexandre Gatuso disse...

PORRA O MELHOR DO TEIU POST FOI A GOSTOSA DA MEGAN FOX HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O MENGÃO JÁ NAUM TEM MAIS CHANCE A MUITO TEMNPO GIL EU NUNCA ACREDITEI NESSE TIME E NO SILAS TAMBEM PORQUE ELE NUNCA DIRIGIU NENHUM TIME GRANDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!! NO GREMIO ELE NAUM GANHO NADA E FOI ESCURRASSADO DE LA P{ORQUE ERA RUIM!!!!!!!!! ACHO QUE O ADNRADE TEM QUE VOLTA PARA O FLAMENGO E O ZICO EW AMIGO DELE E PODE AJUDA!!!!!!!!!!!!

Neruso Sam disse...

Olhai Gil
REpara numa coisa esquisita...
O preparo físico tá tão ruim( ou o clima interno tá tão avacalhado) que os caras mostram preguiça até pra comemorar os nossos gols.
Veja o víveo mais uma vez e repare na diferença das comemorações do gaymio e as nossas...
SRN
Nelsinho

JEFF - Jorge E F Farah disse...

Gil,
Comentei algo semlehante lá no meu blog (http://igrejaflamengo.blogspot.com). O título não é impossível, mas improvável. No entanto, como poderá conferir no meu post, vejo claras evoluções no time. Ex: poder de reação, volta da sorte,...
Voltamos a jogar para frente. Aí discordo de você e do Urublog, por ex. Não vi o time recuar. Temos uma limitação física evidente e o Silas não teve tempo para treinar. As substituições (muitas erradas a meu ver) têm sido motivadas não por questões táticas, mas físicas. Eu teria colocado o D.Maurício, mas o Pet resolveu a parada. Na sorte, mas resolveu.

Os erros da defesa são naturais se verificarmos que mudamos a postura sem treinos. Só na oonversa. Por isto, considero que Silas foi corajoso. Com Rogério jogávamos todo atrás da linha da bola. Como time pequeno, tomávamos poucos gols. Às vezes, isto não ocorre com um Olaria, por exemplo?

Vamos aguardar, sabendo que temos um futuro promissor pela frente e que, para mim, estamos livres do risco de rebaixamento.

Confira lá na Palavra da Salvação Rubro-Negra.
FLAmém!
@jigrejaFlamengo
@JEFFarah

PS: A foto no final foi covardia. Só faltava o cobertor ser rubro-negro! :)

voo do urubu disse...

A luta est ano é para não cair. Sulamericana é lucro.

Saudações rubronegras!

Anônimo disse...

cara, to pela primeria vez no teu blog...ta legal..axo q o Mengão pode ate ainda brigar pela liberta...mas do jeito q tá...

vc faz parceria? de divulgaçaõ?

vejam
http://plantelesportivo.blogspot.com/