sexta-feira, 1 de outubro de 2010

FICA ZICO! Por Marcos César Schettini

A partir de hoje até sei lá quando, vou abrir as portas do URUBUZADA para os protestos e desabafos de quem se surpreendeu (e se indignou) com a saída de Zico numa série de posts chamada "FICA ZICO!".

O "golpe branco" pode até ter conseguido derrubar o Galinho. Mas NUNCA vai derrubar nosso amor e nossa confiança nele.

Este primeiro protesto foi enviado por Marcos Schettini, amigo lá do twitter. Se você também quiser mandar o seu recado ou desabafo, envie para o e-mail: falaurubulino@hotmail.com
Se você está lendo este post, deve, no mínimo, nutrir uma simpatia pelo Flamengo. Não é esse o meu caso. Sinto uma paixão intensa pelo Flamengo. Como toda criança, sempre sonhei estar perto dos craques e viver com eles suas glórias e alegrias. Vem a idade, trazendo consigo a maturidade que nos permite perceber que tem muito pouco de idealismo e sonho no mundo do futebol.

Comecei a ver que o Flamengo era comandado pelas mesmas pessoas, que faziam entre si um rodízio de poder, no melhor estilo "Política do Café Com Leite". E o que fazer, pensava eu? A faculdade de direito me mostrava que o único caminho era ser sócio, e participar da eleição, mesmo sabendo que eu seria mais um, e que, sozinho pouco poderia fazer para mudar algo.

Mas vamos em frente! Ou me mudar para fora do Rio tive a oportunidade de me tornar um sócio off-rio, uma modalidade com ônus e sem bônus. Apenas a paixão me compelia a pagar mensalmente minha contribuição. Aí vem a eleição do ano passado. Mesmo sem poder votar, por não ter o tempo mínimo, fiz uma campanha silenciosa, tentando captar votos para meu favorito, que acabou em último. Mais uma vez os mesmos ex-presidentes e figurinhas carimbadas flanavam pelo clube em busca de se perpetuarem no poder. E aí ganha Patrícia Amorim.

Não confiava nela. Não acreditava nela. Mas aos poucos fui mudando de idéia. A Gávea, outrora tão abandonada, começava a ser remoçada. Os esportes amadores entraram de vez na pauta do dia. O time era Campeão Brasileiro e ia com tudo para a Libertadores. Surge a possibilidade de, finalmente, realizar meu sonho juvenil, ser sócio-proprietário do Flamengo. E junto com isso, tenho notícia da chegada de Zico ao Flamengo. O ciclo estava completo. Não ligava de ficar uns 5 anos sem ganhar um carioqueta sequer, desde que após esse período, o FLA tivesse se tornado a referência que todos sempre quisemos que ele fosse.

Antes de mais nada, quero deixar claro que não sou cabo eleitoral de quem quer que seja. A Presidente Patrícia deixa ainda muito a desejar. Ela errou em ficar 3 meses, em plena paralisação para a Copa do Mundo acumulando o cargo de VP de futebol, e desperdiçando tempo precioso para recompor elenco para o brasileiro, pois as saídas de Adriano e Vagner Love eram mais que anunciadas. A perda de Bruno, surpreendentemente é a menos sentida graças as atuações do Lomba. Ela erra ainda em manter o Flamengo como ÚNICO clube que não tem pacote de ingressos no Rio de Janeiro. Erra ainda por encerrar (ou não dar apoio) a segmentos importantes da vida do clube como o FLA-MULHER. Mas fazer oposição é uma coisa. Terrorismo e dar tiro no próprio é é outra.

O cisma político do Flamengo fez a primeira vítima: ZICO. Não que ele seja Deus ou coisa parecida. Mas pela primeira vez ouvimos o verbo planejar sendo conjugado de um jeito que dava para acreditar. Seja quem for que entrar na posição dele, não terá o respaldo da torcida ou dos sócios. E a próxima vítima já tem nome: o Flamengo.

As raposas parecem não se incomodar com o mal que fazem ao clube. Não se incomodam com a possibildiade de ver o Flamengo chafurdar na desonrosa lama da segunda divisão. A queda, ao contrário, expulsa de vez a atual diretoria do comando do clube. E aí voltaremos a eleger o "mais do mesmo". Essa reação virulenta jamais vista na história política do clube é o sinal inequívoco de que interesses foram contrariados. Há gente perdendo prestígio e dinheiro. E que não mede esforços para retormar suas fontes de renda e poder.

Não há tempo nem mesmo para fazer mais uma campanha de associação em massa. Os planos são caros e inacessíveis para a esmagadora maioria dos torcedores. E além disso, não teriam tempo de clube suficiente para votar em 2012, na próxima eleição. Mas aqueles que puderem, associem-se. Façam crescer o colégio eleitoral, do mesmo modo que o luto e a revolta cresce em vossos corações com a notícia da saída do Galinho.

Que o time está um lixo, todos nós sabemos. Que precisamos de reforços, idem. Mas se a política do FLA é capaz disso, imaginem as dificuldades que o Zico tinha no comando do time? Se tem empresários jogando contra, como conseguir jogadores, ainda mais por um preço/salário justos? E o substituto, como fará com as mesmas dificuldades e sem todo o respaldo que o Zico tinha?

Chegou a hora de pensarmos o Flamengo. Chega de ficar criando cobras no quintal de casa! Precisamos saber, um por um, quem são as pessoas que estão jogando contra! As reportagens dizem "filho de ex-presidente", "sobrinho de diretor", mas não dão nome. Quem são as pessoas que atuam na "Central Gávea de Boatos"? Chega de usar a grande imprensa como jornal do clube! Se o conselho fiscal tivesse denúncias, que investigasse, apurasse, e aí sim, revelasse o resultado. Mas não. Jogaram na internet, jogaram na imprensa. E a denúncia, após fazer o devido estrago, foi arquivada.

E o que temos agora? Às vésperas de um clássico, com um time horroroso, brigando para não cair, e ferido na alma, no espírito com a demissão do Zico. O Flamengo é maior que tudo. Maior que o Zico até. E certamente infinitamente maior do que cada um dos safados que conspirou para isso e que está neste momento bebendo sua dose de whisky comemorando seu triunfo.

Quando o Zico aceitou a missão de comandar o futebol do Flamengo, lembrei das mesmas palavras do Leonardo quando instado a ser candidato a Presidente do Flamengo: Só penso na possibilidade quando for mudada a estrutura do clube. Muitos disseram que ele estava querendo tirar o corpo fora, mas na verdade era uma leitura adequada de quem conhece muito de planejamento esportivo. Só não via quem não queria. Vamos ver como fica.

Estamos sempre com Flamengo. Hoje, agora e sempre.

Marcos César Schettini Soares
 ACORDA, FLAMENGO!

Gil

3 comentários:

Bruno Cazonatti disse...

Grande Fábio Gil!

Pois é, lamentável o que se vê hoje na administração do clube. Quem não conhece, acha que a culpa é da Patrícia. Quem conhece e quer usufruir de ben$ capitais, faz de tudo - até tirar o Maior Ídolo da História do Flamengo - do comando do clube.
Enquanto houver torcedor bandido dando uma de dirigente e conselheiro, e as organizadas tiverem poder de voz dentro do clube, vamos afundando na vergonha e no caos. Que São Judas nos ajude neste resto de ano maldito...

Um abraço
Bruno Cazonatti
www.magiarubronegra.com.br
@cazonatti

Unknown disse...

FICA ZICO!!

FORA DIRETORIA AMADORA E COM RABO PRESO!

AUSTERIDADE, HONESTIDADE!

COM ZICO PELO FLAMENGO

Unknown disse...

Eu acreditava que Zico seria o unico Flamenguista capaz de unir em torno de si as diversas correntes existentes na Gavea. Ledo engano, nem nosso maior idolo que muito contribuiu para a grandeza da historia e da torcida do Flamengo foi capaz, sucumbiu a podridão , a fogueira de vaidades e aos interesses escusos e politicos que infestam a anos a Gavea. Meus filhos sempre me perguntaram por que sendo o Flamengo dono da maior e mais apaixonada torcida do mundo é tao pequeno como clube não possuindo estadio, centro de treinamento, sede constuida ao avesso, ações de marketing que não dão certo etc. Sempre respondi que a desunião, a ma administração e a falta de credibilidade dos politicos que " governam" os varios setores do clube nos levaram a isso. São varias as historias de grandes profissionais das mais diversas areas apaixonados pelo Flamengo que muito poderiam contribuir para o crescimento do CRF que se afastaram ou foram "afastados" esse é o principal !!! Como continuar torcendo por um clube que não respeita seus idolos que e dominado por essa politica nefasta ? estou desanimado! resultados na area esportiva não me desanimam. se mesmo com tudo de errado o Flamengo é o que é imaginem unido e organisado. SONHO MEU!!!!