domingo, 28 de novembro de 2010

ESQUEMA TÁTICO - FLAMENGO X CRUZEIRO

Fala, Nação! Tozza na área, beleza?

Hoje teremos o jogo que vai confirmar a nossa permanência na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Jogo duro, contra o Cruzeiro, que tem, talvez, o melhor meio-campo do país.
Vou falar aqui das duas opções táticas que o Luxa devará usar no jogo. Durante a semana, ele treinou com dois esquemas diferentes: o 4-4-2, usando o meio-campo em losango, e o 4-5-1, o qual ele ainda não utilizou. Abaixo a disposição dos dois esquemas:
Com o 4-4-2, com o meio-campo em losango, Luxa pode usar o mesmo tipo de estratégia que vem utilizando. É ofensivo e forte na marcação. Maldonado na frente dos zagueiros, os laterais avançando um de cada vez, dois meias ajudando esses laterais no apoio e também na marcação. Além disso, um meia ficará mais avançado, na criação, flutuando na frente dos atacantes. Nessa formação, Luxa escalou o time com: Lomba, Léo Moura, Welinton, Angelim, Juan; Maldonado, Williams, Renato e Marquinhos; Diogo e Diego Maurício.

 

Com o 4-5-1, Luxemburgo pretende ter mais homens no meio, para reforçar a marcação sob o meio-campo do Cruzeiro, talvez o melhor do país. Mas, apesar desse sistema parecer mais defensivo, devemos explorar a velocidade do Marquinhos para puxar os contra-ataques e quando tivermos a posse de bola, poderemos usar o Pet para fazer lançamentos em profundidade, atacando com até 4 jogadores, além dos laterais. Com esse esquema, ele sacou Diego Maurício do time e pôs Petkovic no seu lugar.



Agora vamos ver sob o ponto-de-vista defensivo. No 4-5-1, com 5 homens no meio, quando estivermos sendo atacados, poderemos exercer um tipo de marcação em que Luxa poderá se dar ao luxo de "perder um jogador" fazendo uma marcação homem-a-homem sob a principal peça de articulação do Cruzeiro, o Montillo (conforme você pode ver abaixo).Ao longo dos treinamentos, foi Willians quem recebeu esta orientação.



Bem, é isso ai, Nação! Hoje, em Volta Redonda, nossa torcida deve lotar o Raulino e apoiar mais uma vez, como fez contra o Guarani. Só precisamos de um empatezinho. Mas eu creio  mesmo é na vitória. Afinal, isso aqui é Flamengo!

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Tozza

4 comentários:

Igo Gois disse...

Tozza cada vez melhor nas suas explicações dos esquemas táticos, parabéns!
Gostei mais do 4-5-1 , da para atacar e defender, pois não adianta partir pra cima de vez, sendo que o cruzeiro ofensivamente é muito bom. O 4-5-1 é o esquema mais equilibrado para esse jogo.

JEFF - Jorge E F Farah disse...

Valeu Tozza. Sabia que a parte tática seria bem explicada por você. Foi o que antevi lá no post
(http://igrejaflamengo.blogspot.com/2010/11/do-que-precisamos-para-vencer-o.html).

Particularmente, prefiro os jogadopres do 4-4-2. Diego Maurício no lugar do Pet. Mas, o que importa mesmo, como disse em meu blog, é jogarmos com raça. O resto só deixar com o Manto e com a Nação!
Para cima deles, Mengoooo

FLAmém!

Renato Croce disse...

Gostei do Pet sendo escalado de início e o meio campo com 3 possibilidades de armação. O problema é o Diogo. Como você me disse, ele já jogou como "camisa 9" na portuguesa, mas ele jamais faria o papel que Val Baiano faz. Além disso, se for pra escalar um atacante só, se não for o Val, prefiro o D.Mauricio. Porque ele é simples nas jogadas e mais objetivo. Abre pra direita e chuta. Precisamos disso.

@RenatoCoce (Alexi Lalas)
http://flamanolos.blogspot.com/

FÁBIO GIL disse...

Concordo integralmente com o Lalas. Acho melhor o time num 4-5-1 com Pet armando e Willians no mano-a-mano contra o Montillo. Até pq o ataque do Cruzeiro é rápido pra cacete e deverá impedir as subidas de Juan e Leo.

Abração a todos e SRN,

Gil