sábado, 22 de janeiro de 2011

ESQUEMA TÁTICO -
FLAMENGO X AMÉRICA

Fala Galera, Tozza na área, beleza?

Depois de um longo período sem posts, estou de volta com a formação tática que o Flamengo pretende utilizar para o ano de 2011, motivado principalmente pela vinda do R10. Luxa pretende utilizar uma variação do 4-5-1, que é o 4-2-3-1. É esquema eficiente, mas que precisa de muito treinamento, pois demanda um sincronismo muito grande no que diz respeito a mudança de posição, especialmente dos meias/atacantes e dos laterais.

Como no esquema tático do ano passado, esse esquema promete ser bem ofensivo, mas sem tornar o time vulnerável defensivamente.

Para exemplificar, peguei a equipe que estreou no estadual 2011, formada por Felipe, Leo Moura, Welinton, David e Egídio - Fernando, Williams, Fierro, Renato e Vander - Deivid. Temos uma linha clássica de quatro zagueiros, dois volantes a frente da zaga (um pelo lado direito e outro pelo lado esquerdo), três meias e um atacante.

Quando estivermos atacando, a força ofensiva pode ser com até 4 jogadores. O centroavante, dois meias e um dos laterais, que irão subir alternadamente (enquanto um ataca, o outro permanece na defesa). 

Atacando pela direita

Quando o ataque do Flamengo for pela direita, teremos Léo Moura apoiando pela lateral, com a ajuda do Fierro. Isso permite fazermos um "2 em 1" no lateral adversário, com Vander encostando no Deivid. Repare que o outro meia, vai encostar mais ao centro e o Egídio vai fechar também o meio, para ajudar na marcação.

Atacando pela esquerda

Quando ataque do Flamengo for pela esquerda, teremos o inverso da situação anterior: Egídio apoiando pela lateral, com a ajuda do Renato, podendo repetir o "2 em 1" no lateral adversário. Vander se movimenta, então, para o outro lado, encostando em Deivid. Repare que o Fierro irá se aproximar mais do centro e o Léo Moura irá fechar também a marcação.

Quando atacado, o Flamengo pode se fechar de tal forma, que vira quase um "ferrolho", dificultando qualquer movimentação ofensiva tanto do lado direito quanto do esquerdo. Isso força o adversário a tentar atacar pelo centro, setor mais congestionado e protegido pelos 2 volantes.


Então é isso Nação! Jogo duro hoje em Edson Passos! Fierro desfalca a equipe titular, dando lugar a Marquinhos, que entrou muito bem no segundo tempo da estréia. Pra cima deles, Mengão!

VAMO QUE VAMO!

Tozza

Nenhum comentário: