quinta-feira, 28 de abril de 2011

AH, SE O FLA TIVESSE ATACANTE...



Bem que meu irmão Tozzinha disse no #Livecast17: "Acho que Luxa encontrou o esquema ideal para este time do Flamengo. É a volta do losango...". Isso já tinha ficado nítido no segundo tempo contra o time da Floricultura e tornou-se ainda mais evidente quando "profexô", contrariando quem acha que ele é teimosão e não saca mais de futebol, manteve a formação que deu certo no Fla X Flor para encarar o Horizonte, ontem a noite lá no Domingão.

O resultado não poderia ser outro: o time movimentou-se melhor, criou mais e marcou mais gols: 3x0 no time cearense, com direito a gol de placa do Will.I.Am, ao melhor estilo Zico (Messi é o cacete).

#WilliansMelhorQueMessi
Tudo isso acontece porque não há mais posições e funções indefinidas, nem improvisos. Percebam que na formação em losango, a zaga marca, sob a proteção dos laterais e do Willians, e quando há o desarme, quem conduz a bola para o ataque é Botti e Renato, caras que sabem fazer isso. Uma vez lá na frente, Thiago Neves aaume o papel de concluir de longe e munir os atacantes, que alternavam as posições o tempo todo, fazendo um "X" a frente da defesa adversária.

Ou seja, marca quem precisa marcar, desarma quem deve desarmar, carrega a bola quem sabe carregar, lança quem pode lançar e faz os gols quem... bem, sobre o ataque nos vamos falar mais a frente.

É claro que não dá para achar que está tudo uma maravilha e que estamos prontos para o Mundial Interclubes 2012 também. As primeiras fases da Copa do Brasil, o Carioqueta e os "Horizonte da vida" não são referência pros perrengues que vamos enfrentar de agora por diante. Mas se mantivermos a formação, a aplicação e a dedicação que voltaram a aparecer desde a segunda etapa contra o Flor, tudo poderá fluir com menos sofrimento para "nosotros".

O que não dá pra continuar como está, cá entre nós, é o ataque. Que pontaria é essa, rapaziada? Nem parece que vocês são profissionais e treinam todo dia essa bodega! O que foram aqueles gols perdidos ontem? Cês só podem estar de zoação com a nossa fuça, né, não?

Honestamente, se não fosse pelos sucessivos vacilos de Wanderley e Deivid ali na linha de frente, repetiríamos um capítulo recente do nosso passado, quando um Mengão meio chumbrega, exatamente como esse andava, atropelou o Caburé por 8 a 0, como lembrou lá no twitter o camarada Andre Santos (). O vídeo com aquela partida está ai embaixo. Reparem que, naquela época, o Botafogo já era chacota.

 

Na Gávea, fala-se efusivamente nos nomes de Love, Sheik e Ricardo Oliveira como solução para o nosso problema mais óbvio. Mas é bom que sejamos realistas, afinal, sem um patrocinador master não traremos nem o Negreiros de volta.

Por isso mesmo, já passou da hora da diretoria mengolina botar a galera para trabalhar (e as barbinhas de molho), porque não dá mais para esperar que Deivid, Diego Maurício e Wanderley voltem as boas com a bola, tampouco vale a pena trazer outros mulambos do mesmo nível. O Flamengo precisa de um sujeito-homem, um jogador que vista a 9, chame a responsa e marque os gols que nos faltam.

Do contrário, não iremos muito além do Horizonte em 2011 (eu tinha que terminar com o "chavão" predileto dos jornalistas nas manchetes de hoje... rs!)

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

5 comentários:

Nichrs disse...

AH, SE O FLA TIVESSE ATACANTE...

Resumiu tudo já no título. Estou levemente confiante no que há além do Horizonte pro Fla em 2011.

Iago Alves disse...

Muito bom, concordo, o Luxa finalmente encontrou o esquema tático do time, agora é só ter melhores jogadores na zaga, lateral esquerda e ataque! VLW

@Iago_Fla

PDT230 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PDT230 disse...

Boa Gil, Boa Tozza. Luxa teimou tanto que ao que parece tá acertando o meio campo ( Que na minha opinião sem o Maldonado foi o Ideal ) muito bom ver o Willians sendo o Willians, o Bottinelli cada vez mais solto, TN7 brincando ( No melhor estilo ) se jogar e o Urubu Rei com a garra de sempre. Creio que quando #R10 voltar será esse meio campo com ele e mais 1 (?) no ataque.

#SRN

@AndreLBSantos

TORCIDA FLAMANOLOS disse...

Exatamente, Gil.
Botti, que não vinha entrando, bem, começou a jogar bola, e deixar ele de fora nesse momento não parecer ser uma idéia inteligente.

O que me preocupa, é que estamos dependentes do Willians na marcação no meio, sem reservas pra ele. Cogitei num post no FlaManolos sobre o Angelim fazer essa função junto com o Willians, que passaria a jogar de segundo volante de novo.

Willians não é conhecido por ter bons passes, mas é rápido, tem disposição e isso deixaria nossa marcação mais forte. Esse esquema novo me agrada, mas contra um time mais forte (convenhamos que Horizonte é ridículo), deixaria muitos espaços, além de sobrecarregar demais nosso craque W8, mesmo com a ajuda do Alvim.

Mto bom post!
Abraço!

@RenatoCroce (Alexi Lalas)