quinta-feira, 12 de maio de 2011

E AGORA, JOSÉ?



E agora, José? 
a festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou.
E agora, José?

Agora, meu caro José, é hora de refletir, como em todo revés. Não adianta atacar, não adianta apontar dedos, culpados (esqueçam o juiz) e começar a jogar lenha na fogueira, porque se o fogo pegar, todos nós seremos chamuscados. Afinal, quando os rubro-negros perdem lá dentro do campo, todos perdemos.

E agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
(...)
que ama protesta,
e agora, José?
(...)
está sem discurso,
está sem carinho,

e agora, José?

E agora, estimado José, que o tão contestado futebol-resultado resolveu dar lugar ao futebol "pra cima deles" e, ainda assim, acabamos desclassificados? Isso vai torná-lo menos Flamengo, José? Tomara que não. Afinal, os primeiros 45 minutos da partida de ontem no PV foram os melhores do time no ano na opinião de muita gente.

Não era isso que você, José, dizia preferir: perder com dignidade? Tá ai o que você queria, filhão! 

E agora, José?
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

José, cá entre nós, eu não acho que "tudo acabou, que tudo fugiu, que tudo mofou". Não PODEMOS ser tão radicais assim. Olha a Sulamericana e o Brasileirão vindo por aí, filhão! É claro que a desclassificação de ontem doeu demais e evidenciou as principais debilidades do nosso elenco, mas também serviu (e como serviu) para vermos que não tem nada tão trágico assim.

Ronaldinho, por exemplo, pode, como pôde ontem, ser o cérebro do Fla. Armou INÚMERAS jogadas, desperdiçadas por nossos atacantes. Isso significa que o dentuço "acabou pro futebol" e que temos um time de merda? NÃO! Significa que precisamos ter um puta atacante dentro da área, pra botar "a criança" pra dentro. Pura e simplesmente isso.

Luxa tentou Egídio, Alvim, Renato e Angelim na lateral, em vez de subir alguém da base. Em alguns jogos funcionou, mas na maioria foi uma tragédia. Isso faz do treinador um ultrapassado, que não saca nada de futebol? NÃO! Significa que o elenco necessita de reforços e que Luxa, de repente, não acha que os garotos estejam prontos pra subir.

Portanto, José, que tal cobrar da diretoria essa contratação e não vaiar tanto quem entra?

Sozinho no escuro igual bicho-do-mato,
(...)

sem parede
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, pra onde?


Agora não tem mais pra onde fugir, meu camarada! Tirar onda quando se está ganhando é mole. Mas é nas derrotas que se separa os homens dos moleques, e só fica ao lado do Mengão quem realmente ama esse clube, aqueles que tem o DNA Rubro Negro correndo nas veias!

Portanto, utilizando-me da sabedoria popular, meu prezado José (ou seja lá como você se chama),  digo a você: "se não está disposto a ajudar, pelo menos não atrapalhe".

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

*Este post utiliza trechos do poema "E agora, José" de Carlos Drummond de Andrade.

8 comentários:

Mudinho disse...

Falando em sulamericana, já se sabe quem pegaremos? Quero um título internacional e a sulamericana seria show, mas com certeza se estiver mais ou menos no brasileiro começará akela palhaçada de time reserva ¬¬

Bernardo Mesquita disse...

E agora patrícia? Vamos reforçar esse time!

Letícia disse...

Vi o Flamengo jogar ontem de um jeito diferente. A nossa torcida dá força aos jogadores, temos algo distinto das outras. Engraçado que quando o Flamengo perde, eu vou com o maior orgulho pra rua toda rubro-negra: camisa, bermuda, óculos, relógio, cueca (sim, eu tenho uma cueca do flamengo, sendo garota xD), enfim... Time mais lindo que esse não existe!! VAMOS FLAMENGO!!

Caio de Almeida disse...

Puta que pariu bicho, você é um monstro escrevendo. Análise perfeita, direta e ainda com Drumond como a cereja do bolo. Demais!

G20 - ENTRETENIMENTO disse...

É isso aí Gil, o Mengão é maior que tudo e que todos. Em 2009 nós fomos eliminados pelo inter com um gol falta no último minuto de jogo. Mas foi aí que apareceu a verdadeira força Rubro-Negra, disparamos rumo ao Hexa Brasileiro.Vamo Lá Mengão

Anônimo disse...

Cara,
não vi o R10 sendo cérebro de nada, numa boa... Acho que ele sumiu no 2º tempo, quando o bicho realmente pegou. Não podemos esquecer que fomos eliminados pelo Ceará, pela merda do time do Ceará, o que é muito grave. Sem dúvida, alguns jogadores demonstraram vontade, partiram pra dentro, mas isso é muito pouco pra quem quer ter uma temporada vitoriosa.
O que ficou claro é que precisamos para ontem de um lateral-esquerdo e de um zagueiro, porque Wellinton, Egídio e Alvim não dá mais.
Quanto ao Vanderlei, sem comentários, as imagens falam mais que mil palavras.
Não adianta ficar pensando no que passou, precisamos de reforços e o campeonato brasileiro está aí...
Abs, Claudio Aquino

Anônimo disse...

cara que desculpa, tentando se conformar por uma derrota! sei não! choro de consolo é pior...

Unknown disse...

Acredito que seja até desnecessário mais uma vez parabenizar pelo excelente texto rsrsrs (mentira, parabéns!)O que eu não consigo entender é que sempre fala-se dessa 'fidelidade', necessidade de apoio, motivar o time e boa parte da torcida ñ assimila. É como uma criança aprendendo a andar de bike, cai, se machuca mas uma hora acerta!