sexta-feira, 6 de maio de 2011

O DESPERTADOR TOCOU

Melhor a gente parar de enrolar e acordar logo!
Eu poderia até fazer um post engraçadinho dizendo que ontem foi a noite dos times pequenos, afinal o Palmeiras, que me parecia o provável adversário do Fla na próxima fase, também levou uma carcada do Coritiba.

Vocês iriam se divertir, iriam achar bacana... mas, não.

O despertador já está tocando há um tempão e o Carioqueta não pode servir de botão de "Soneca", aquele que a gente aperta para dormir mais alguns minutinhos. A derrota por 2x1, dentro de casa, para o fraquíssimo time do Ceará, é o momento ideal para a gente parar de enrolar e abrir os olhos de uma vez por todas.




Ainda que tenhamos a desculpa do relaxamento pós-título, que é procedente, os vacilos que ocorreram ontem a noite lá no Engenhão perduram desde o início do segundo turno do estadual: desinteresse, debilidade técnica de alguns jogadores (que, ainda assim são mantidos no time titular) e, principalmente, uma incoerência tática que salta aos olhos.


Em plena fase decisiva da Copa do Brasil e as vésperas do início do Brasileirão, o Flamengo mantém a postura irritante de quem supõe que pode vencer as partidas na hora que bem entender.

Acontece que os times que vamos pegar de agora por diante não serão aquelas "babas" que enfrentamos no Carioqueta. Exceto nos clássicos regionais, que costumam ser barbadas, os próximos adversários ou são uma rapaziada esforçada, que joga "a vida" contra o Mengão (como o Ceará) ou equipes que tem qualidade bem superior ao nosso elenco (como Inter e Cruzeiro).

O que me entristece é que tudo poderia ser bem diferente, não fossem os excessos.

Chegamos ao título da Taça Guanabara, ainda sem um futebol bonito, mas com muita vontade e aplicação tática. Luxa firmou um time, um esquema e "tocou o barco" rumo à regularidade, como deve ser feito.

A partir do momento em que nos garantimos nas finais, o "profexô" danou a mexer na equipe, o que, com alguma boa vontade, poderíamos entender como "aproveitando o segundo turno para fazer testes". Acontece que o período de mudanças durou tempo demais e algumas coisas que já estavam afinadas, hoje voltaram a se tornar problemas.

Thiago Neves, por exemplo, já não sabe mais qual a sua posição em campo. Horas é atacante, outras é meia, ponta. O camisa 7 se destaca com bons passes, chutes de fora da área e gols decisivos, mas ainda irrita a torcida por prender demais a bola.

Ronaldinho parece um prisioneiro da firula. Quando resolve deixar de lado o malabarismo e joga futebol, inverte boas bolas e movimenta o setor de ataque. Mas quando tenta passar por três de uma vez, dar pedaladas e toques de calcanhar, mostra a todos (inclusive a ele mesmo) que não é mais aqueeeele Ronaldinho.

Deivid continua numa fase de dar dó. Movimenta-se pouco e quando o faz, é pra vir até o meio-campo buscar as bolas. Mas fazer gols, que é o que se esperava dele, nada.

Com Léo Moura machucado, fica provado que não temos um substituto à altura para a lateral (na verdade mostra que não temos um bom banco). Galhardo, como venho dizendo nos #Livecasts, ainda não tem "culhão" para jogar no time principal. Costuma afinar e se esconder na partida (exatamente como fez ontem), quando poderia, e deveria, chamar a "responsa" e mostrar a todos que a camisa 2 tem um sucessor.


E Alvim, apesar de esforçado, continua a ser um cone sem as listras brancas. Ou seja: inútil.


Com tantos problemas e tão pouco tempo para resolver, temos que torcer para que o espírito rubro-negro, de raça e superação, reapareçam no jogo lá no Ceará. Afinal, perdemos apenas uma partida, mas ainda há coisas muito mais importantes em jogo. E se queremos continuar sonhando nessa temporada, o melhor é acordarmos agora mesmo.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil
falaurubulino@hotmail.com

8 comentários:

Anônimo disse...

hehehe...justamente isso aew. Para o campeonato BR esse time que se encontra pode lutar por uma vaga na Sul-Americana e olhe lá heim?! A mudança de atitude tem que vim de lá de cima,ou seja,do comandate desse barco aew....SRN

@ODejailtonCosta

Anônimo disse...

Tá na hora de alguns jogadores e o profexô criarem vergonha na cara, principalmente R10. Raça Mengão. Perder jogando desse jeito é vergonha.
Johnny0523

@KardecLima disse...

Complicou... se não acordamos (diretoria, time e até mesmo torcedores) até quarta-feira e posteriormente na contratação de reforços, vamos acabar prejudicando nosso ano que ainda tem tudo para ser excelente.

#SRN
@KardecLima

Claudio Lima de Aquino disse...

Impressionante como muitas pessoas acharam boa a apresentação de ontem. Meu Deus, perdemos em casa para o Ceará e tem gente que ainda vê algo de positivo nisso. Acho que Alvim, Wellinton e Deivid não precisam mais ser cornetados, porque são simplesmente irritantes. Agora, o R10 está simplesmente foda de aturar. Todo lance do cara parece que vai ser filmado para um comercial da Nike, puta que pariu... Até acho que dá para reverter a parada lá em Fortaleza, mas digamos que venha a eliminação, seria o início de uma crise? Quem viver verá...
Abs,
Claudio Aquino

NilzaBernadelli disse...

Acho que o Thiago Neves joga mais quando R10 não está em campo, infelizmente.
Tomara que a raça e a força, típicas de nosso time, prevaleçam semana que vem.
Eu acredito na classificação.

#SRN

MARIA LAURA disse...

Porra!!! O Luxemburguer fica montando panela, o David não tem mais condições de jogar, o R10 vive de firula, o TN7 não passa a bola vamos viver de ganhar carioca que é uma merda.

Anônimo disse...

Boas interessante tópico , apreciei muito, secalhar poderiamos fcar blog palls :) lol!
Aparte de piadas o meu nome é Eduardo, e assim como tu publico paginas embora o tema da minha página é muito diferente deste....
Eu faço sites de poker que falam de bónus sem depósito sem arriscares o teu dinheiro......
Apreciei bastante o que vi escrito nesta 2a visita
Virei aqui mais vezes
Ps:tenho um portugues ruim.

Carlos Henri disse...

3 x 0 pro mengão hoje vai ser o dedo no soneca que vc citou lá.

E vai continuar a zona.