segunda-feira, 20 de junho de 2011

O LENHADOR



Flamengo 0x0 Botafogo foi, sem dúvida, um dos piores jogos que vi nos últimos 5 anos. Evidenciou, mais uma vez, que precisamos de reforços. Mas deixou claro também a total desarmonia em que vivem o time, a comissão técnica, a direção e, claro, a torcida.

Enquanto a briga de egos e de poder come dentro do Fla como nunca (e como sempre), muita gente cá fora afirma que a solução para todos os males do clube é demitir Luxemburgo e contratar outro treinador, seja quem for e custe o que custar.

Profundamente comprometidos consigo mesmos, pensam somente no campo, somente no agora. O mesmo "agora" que já é empregado na Gávea há muitos e muitos anos; os mesmo anos que nos fizeram acumular cartolas incompetentes, dívidas e escândalos.

Será que não está na hora de pensar um pouquinho de nada no amanhã?

Por acreditar que sim, resolvi reproduzir aqui uma estorinha que ouvia do meu avô e que me serviu muito para entender que é preciso pensarmos bem no que desejamos. Espero que apreciem.

- - - -


O Lenhador


Certo dia, um lenhador acordou decidido a cortar todas as árvores de uma imensa floresta. Sozinho e sabedor de que seu desejo exigiria árduo trabalho, tratou de pegar seu machado e enfrentar uma longa caminhada para iniciar antes mesmo do galo cantar. 


Recordou-se, ao ver o sol despontar entre as montanhas, que teria outra dificuldade: aqueles eram dias de calor escaldante e seria prudente - concluiu - terminar a labuta antes que os raios se debruçassem sobre suas costas.


Esforçou-se ainda mais, trabalhou como nunca, e fez várias e várias árvores tombarem com a lâmina de seu machado. Só parava para beber água - também, pudera.

Exaurido e já com o sol, ameaçador como um dragão, baforando um calor descomunal sobre sua moleira, cortou a última árvore e ajoelhou-se, quase em desmaio.

Os braços formigavam. O cansaço era mortal. Mas estava orgulhoso por sua determinação e sua força. Agora, tudo o que queria era a deliciosa sombra de uma árvore, para recostar-se e tirar um cochilo... 

Mas qual sombra? Qual árvore?

- - - -

Gil

3 comentários:

@AndreLBSantos disse...

Grande Gil, como eu tuitei ontem durante o #UrubuzadaAoVivo. " Jogo horroroso, #Flamengo como eu ñ via já tinha um tempo. Hora de acabar com a farra. #UrubuzadaAoVivo "

É incrível o quanto o Flamengo deixou de jogar, não só ontem mas desde algum tempo. Léo Moura morreu, a zaga nem se fala, Willians corre, corre, corre e bate, e #R10 já devia ter deixado a boate a muito tempo. Ou esse time começa a jogar, ou " Isso aqui vai virar inferno " #SRN

Caio de Almeida disse...

A moral dessa historinha que você contou é que temos que ter noção das nossas ações e do que a gente quer e muita gente se perde nisso ai. A torcida tem que torcer mais e reclamar menos. Estamos piores do que os torcedores do Palmeiras aqui em São Paulo, que para mim são os mais chatos do Brasil.

SRN

Flávio Bueno disse...

Dá vergonha da torcida do flamengo tem hora... ontem tava estática, num apoiou o time em momento algum.... nem os famosos vai pra cima dele mengo rolou.... agora tão de birrinha com o r10 e com o luxa... parece coisa mandada por alguém... vcs keriam q o time fizesse o q ontem com um a menos, fosse pra cima do botafogo e tomasse 5 bolas no barbante... Faça-me o favor... estou plenamente de acordo com o post....

Não podemos crucificar um time q perdeu uma vez só no ano... e tem mais o melhor time do Brasil pra muitos num era o Cruzeiro... e tá aonde agora!!! o campeonato mal começou, mas a cornetagem dos torcedores pro imprensa anti luxa já impera...

Já tá na hora de, primeiro, sairmos do Vazião, manda jogo em macaé, q lá pelo menos num tem torcedor q começa a vaiar jogador com 5 minutos de jogo... lá vai quem ama o Flamengo e não a mídia!!!