quarta-feira, 6 de junho de 2007

DUNGA: DESARMADO E PERIGOSO

Parece que a situação do Dunga na seleção não é tão boa. Pelo menos, durante o tempo em que o cara está na seleção, tem arrumado confusão com muita gente. Principalmente com jogadores do meio campo, setor em que Dunga atuou e se consagrou em sua carreira. Acho até que o técnico tem sido muito cruel com alguns de seus principais atletas. Ele está expondo as maiores estrelas do nosso futebol ao ridículo, como se tivesse a intenção de queimá-los. Mas porque será? Batendo um papo com um camarada meu, ele me veio com uma teoria que parece interessante: Dunga está deslanchando toda a humilhação que teve que aturar em 1990, na Era Lazaroni, quando foi culpado pela pífia campanha da seleção canarinho na Copa do Mundo, na Itália. Na época, muita gente jogou mal, como os meias Alemão e Silas, e o atacante Muller. No entanto, toda a culpa pela desclassificação acabou recaindo sobre Dunga, claramente o jogador menos habilidoso do meio-campo e, talvez, do elenco.

No entanto, escrevendo esta coluna, me veio uma outra teoria na cabeça. De que Dunga está desesperado, querendo ter um bom rendimento na Copa América, para permanecer comandando o Brasil. Pensando assim, o pedido de dispensa de craques como Kaká e Ronaldinho Gaúcho acabou soando como um boicote para o ex-capitão. O Dunga sabe que é apenas um boi-de-piranha nesta sucessão. Ou, se não sabe, ao menos desconfia. No momento em que Parreira saiu, a CBF queria trazer o Felipão, que não aceitou voltar. Assim, colocaram o Dunga apenas para preencher uma lacuna até que as pessoas esquecessem tudo o que o Luxemburgo, segunda opção de Ricardo Teixeira, fez enquanto estava no comando técnico da amarelinha. Caso o Dunga vá mal (o que é esperado) na Copa América, eles chutam o cara e trazem o Vanderlei (provável campeão da Libertadores) de volta.

Tudo isso pode até parecer fantasia da minha parte. Mas, pelo que andei ouvindo e lendo, não estou tão distante da verdade como você pode estar pensando.

Agora é aguardar e ver se estou certo ou se sou um louco inveterado.

Saudações rubro-negras.

Nenhum comentário: