sexta-feira, 4 de abril de 2008

3 DERROTAS PRO MENGÃO

Ontem o dia não foi lá muito bom para o Flamengo. Ao todo, foram 3 derrotas para engolir.

A primeira delas foi nos tribunais, onde o Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol, a CONMEBOL, manteve os absurdos jogos acima dos 2.750 metros. Entre os 10 delegados dos países sulamericanos, apenas o Brasil votou a favor do veto aos jogos lá nas alturas. Todos os outros 9 votaram contra.

Para mim, não foi novidade alguma o parecer da entidade sulamericana, até porque, dentro dela, o Brasil não tem a força política que tem na FIFA. Pode parecer papo de esquerdista, socialista fanático, mas isso é algo histórico, que vem desde a colonização da América. Somos o único país dessa joça a falar português e os nossos vizinhos, todos eles, foram colonizados por outros europeus. No caso dos delegados envolvidos na Libertadores, todos por espanhóis. A decisão da CONMEBOL vale para jogos de torneios continentais de clubes e até mesmo das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Ou seja, um baita "foda-se" na cara da FIFA.

Para piorar, a diretoria da CONMEBOL ainda exigiu que os times brasileiros retirem a reclamação feita nas demais organizações esportivas como a FIFA e o CAS. O presidente da entidade sulamericana, Nicolás Leoz, ameaça os clubes brasileiros com perda de pontos e até desclassificação caso não cumpram a decisão.

A segunda derrota, essa mais apertada, foi em Montevidéu, no Uruguai. Bem que o Bolognesi tentou ajudar a gente, mas não conseguiu manter o empate contra o Nacional no jogo de ontem. Assim, o time uruguaio fez um magro e feio 1X0 que lhe garantiu a liderança provisória do Grupo 4, o grupo do Flamengo, na Libertadores.

A terceira derrota vem exatamente atrelada à primeira e segunda. Com a decisão a favor dos jogos na Bolívia, Equador, Peru e a vitória do Nacional, o Flamengo vai ter mesmo que subir a ladeira e ganhar do Cienciano em Cuzco pra ficar numa boa condição.

Mas isso não seria nenhuma missão árdua, não fosse pela declaração do Joel, durante toda a semana, de que vai colocar em campo "quem tiver mais saúde". Tenho medo da equipe acabar entrando cheia de Jailtons, Torós e Luizinhos, e dar espaço pros mulambos sulamericanos acharem que podem ganhar. Aliás uma derrota nesse jogo, vai complicar enormemente a nossa classificação, que pode ser fácil demais em caso dos 3 pontos.

Ao que tudo indica, Joel vai meter em campo a escalação que terminou em 3o. lugar no Brasileirão 2007, com Bruno - Léo Moura, F. Luciano, Angelim, Juan - Toró, Jaílton, Íbson e Cristian - Souza e Renato Augusto, o que, na minha opinião, é uma decisão um pouco conservadora para quem quer e precisa vencer, como o Flamengo (pelo menos a torcida espera isso). No entanto, há ainda uma grande possibilidade, por conta do que foi observado nos treinos, do Natalino utilizar a mesma tática do Fluminense e entrar morno, se poupando no primeiro tempo, para meter um 3-6-1 com Renato Augusto numa ponta e Marcinho na outra no segundo tempo, caindo em cima dos gringos.

Acho que o ideal seria exatamente o contrártio: botar o time pra vencer no primeiro tempo e, aí sim, fazendo o placar, colocar umas peças de contenção... eu disse ALGUMAS, no segundo tempo.

O único ponto positivo que vejo nisso tudo é que, na altitude, estaremos mais perto do céu, onde o São Judas Tadeu vai poder ajudar a gente com mais facilidade... eu espero!

Saudações rubro-negras,

Gil

5 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, Gil. Achei o mesmo que vc. O Flamengo não pode deixar de ousar neste momento. Prefiro ficar de fora jogando um bom futebol do que nos acovardar e ser eliminado jogando feio.

SRN - Caio

Anônimo disse...

Se perder ou empatar, só São Judas Tadeu! Classificação em 1º lugar, nem pensar! E aí, no mata-mata, decidindo as vagas sempre na casa do adversário...

Anônimo disse...

ISSO VAI SER FODA MESMO!!!!! PQ O MENGÃO VAI ENFRENTAR OS TIMES DO RESTO DA SULAMERICA COM RAIVA E QUERENDO SE VINGAR NA GENTE!!!!!!!!! MAS AGENTE PODE GANHA DELES MESMO ASSIM EU ACREDITO NO MENGÃO!!!!

confionomengao disse...

O Flamengo não tem nada de retirar nada da FIFA eles que aceitem isso. Afinal quem manda no futebol? Ou seja a FIFA poderia falar: ´´ Então não haverá mas libertadores.´´ =)

Vamos ganhar amanhã do vasco e quarta do Cineciano VAMO QUE VAMO hehe!

Abraços.

Anônimo disse...

Fala Fábio,
mesmo com essa "derrota", acho q vamos nos dar bem lá. O grande adversário mesmo é a altura da cidade. Pq o time deles é fraquinho. Demos mole na quele jogo contra o Bolo.
E hj, contra o Vice da Grama, mesmo com os reservas, sou mais o Mengão!
Abs!