sábado, 10 de maio de 2008

UMA BELA JOGADA DO URUBUZADA!

Como o Brasileirão 2008 está ai nas bocadas e a gente só está pensando no hexa, pra voltar a Libertadores, resolvi dar uma procurada em fatos relevantes e pitorescos sobre os últimos campeonatos brasileiros vencidos pelo Mengão. Mas acabei conseguindo algo muito melhor!

No meio destas minhas pesquisas, procurando curiosidades, fatos de bastidores e tudo mais, fui até uma livraria, para pesquisar alguns títulos sobre futebol e terminei por comprar o livro UMA BELA JOGADA - 20 ANOS DE MARKETING ESPORTIVO, escrito pelo João Henrique Areais. O autor, um cracasso do nosso marketing esportivo nacional, tinha estado no programa ROCK BOLA, da Oi FM, falando sobre seu maior caso de sucesso aqui no Brasil: foi ele o responsável pela maravilhosa Copa União de 87, organizada pelo Clube dos 13 e vencida pelo nosso Mengão, em cima do Inter, com direito a vitória lá dentro do Beira Rio, em Porto Alegre!

Para quem estava vivo e pôde acompanhar, foi o melhor campeonato nacional que o Brasil já teve em todos os tempos, onde, mesmo com a TV aberta transmitindo uma porrada de jogos, os estádios ficavam lotados. A média de público daquele ano é, até hoje, a maior entre os Brasileirões (desde 71, acho). Quem pode esquecer daquele tempo em que quase todos os times usavam o patrocínio da Coca-Cola no uniforme? E do álbum de figurinhas da Editora Abril? Lembram? Era uma febre entre a molecada, que ia ansiosa até as bancas de jornal (que saudade!) em busca dos craques carimbados. Renato Gaúcho, Zico, Bebeto, Taffarel, enfim, foi sensacional ter vivido aquilo com tanta intensidade como eu vivi!

Voltando ao assunto: depois de engolir todo o livro, que tem participações de Zico, Sávio e Márcio Braga, fui até a internet e acabei encontrando o site do autor e um blog sobre o título. Como quem não quer nada, enviei uns e-mails dizendo que estava a fim de fazer uma entrevista com ele aqui para o URUBUZADA. E não é que o cara respondeu na maior boa-vontade aos meus e-mails e fez a tal entrevista?

Sendo assim, Urubulinos e Urubulinas, COM EXCLUSIVIDADE AQUI PARA O URUBUZADA, seguem as respostas do gênio, rubro-negro é claro, João Henrique Areias. Boa leitura!

URUBUZADA: "Você já realizou excelentes trabalhos na diretoria de marketing de Flamengo e Fluminense. Mas, cá entre nós, qual é o seu time de coração mesmo?"

João Henrique: "Sou Flamengo".

URUBUZADA:"O senhor já foi vice-presidente de Marketing do Flamengo no biênio 87-88, quando o clube conquistou o tetra nacional. Qual a maior dificuldade que um profissional enfrenta para cuidar de uma marca com o potencial do Flamengo?"

João Henrique: "O modelo de gestão, baseado em dirigentes voluntários, que tem autoridade porque foram eleitos, mas não tem responsabilidade alguma, porque não recebem salários e podem ir ao clube quando melhor lhes convier, em função de seus compromissos pessoais e profissionais".

URUBUZADA:"Clubes como o Internacional e o São Paulo tem mais associados do que o Flamengo, o que me parece algo inadmissível, se considerarmos que nenhum dos dois tem tanta torcida. O que fazer para atrair sócios de uma maneira que seja lucrativa para o clube e que não seja cara para o torcedor?"

João Henrique:"Existe um explicação - os dois clubes não tem a praia como concorrente - mas com um modelo de gestão baseado em dirigentes profissionais, o Flamengo, pela posição geográfica privilegiada de sua sede, está longe dos clubes vizinhos na Lagoa que oferecem melhores serviços e instalações aos seus associados".

URUBUZADA:"Em 87, eu tinha apenas 10 anos de idade, mas lembro-me com muita saudade da Copa União, projeto elaborado por você quando ainda era diretor do Clube dos 13. Não saíram da minha cabeça as memórias do álbum de figurinhas - e suas famosas "figurinhas carimbadas", os times patrocinados pela Coca-Cola e os estádios sempre cheios. Seria viável um projeto como esse nos dias de hoje?"

João Henrique:"Não. A Copa União foi a saída que os clubes tiveram para viabilizar o campeonato brasileiro, até então bancado pela CBF (viagens e estadias). Naquele ano, a CBF declarou que não tinha o dinheiro, daí a criação do Clube dos 13. O grupo não evoluiu e o principal empecilho para um novo avanço, repito, é o modelo de gestão dos clubes".

URUBUZADA:"A administração de clubes no Brasil é muito diferente de como é feito na Europa. O que os clubes brasileiros poderiam aprender com os europeus?"

João Henrique:"Primeiro precisamos mudar o modelo de gestão. Depois, os dirigentes profissionais poderiam copiar e adaptar a organização dos europeus. Já na área do marketing, o melhor modelo é o inglês, que importou a cultura americana de fazer do esporte um negócio".

URUBUZADA:"Li no Globoesporte.com que o senhor teria aconselhado o Ronaldo Fenômeno a abrir o jogo sobre o escândalo sexual pelo qual o craque passou, evitando assim prejuízos ainda maiores à sua imagem. Você acha que os patrocínios podem interferir demais na vida de um jogador ao ponto de atrapalhar a sua carreira?"

João Henrique:"Sim podem atrapalhar. Sempre defendi que o jogador deve ter poucos patrocínios e com uma quantidade de eventos/compromissos que não atrapalhem seu desempenho profissional".

URUBUZADA:"Qual a liga de futebol mais bem organizada do mundo na sua opinião? Quais os principais diferenciais dela?"

João Henrique:"A inglesa certamente. Aliam a organização à visão de negócio, permitindo bons espetáculos para os torcedores".

URUBUZADA:"A ação de cambistas e falsificadores torna a compra de ingressos um inferno no Brasil. Com a experiência internacional que o senhor tem, já viu algum método de venda de ingressos que seja mais eficiente/abrangente/barata do que a que é feita aqui em nosso país?"

João Henrique:"Volto a países como Espanha e Inglaterra. As vendas de carnês antecipados, praticamente evitam este problema. Você pode comprar ingressos por mais canais de comercialização, como caixas automáticos, internet, etc. Mas o cambista (uma das profissões mais antigas do mundo) sobrevive e parece que sempre vai estar presente nos eventos de maior demanda".

URUBUZADA:"Existe algum projeto profissional que você sonha em fazer mas ainda não realizou?"

João Henrique:"Sim. Justamente agora estou trabalhando na Federação Capixaba de Futebol, como diretor executivo, tentando implantar um novo modelo de gestão. O futebol daqui não está bem e lançamos agora o projeto de revitalização, que prevê um novo modelo de gestão profissional e a construção de novos estádios, entre outros objetivos".
É isso ai, galera. URUBUZADA também é cultura!

Saudações rubro-negras e até o HEXA!

Gil

Nenhum comentário: