segunda-feira, 21 de julho de 2008

HORA DE ABRIR O OLHO

O jogo de ontem, contra o Vitória, no Maracanã, foi muito parecido com a nossa última derrota lá em Curitiba pelo mesmo placar: 1X0. De diferente da partida anterior, somente alguns jogadores que entraram e o fato de termos tido mais chances de gol do que na capital do Paraná. Não fosse por isso, eu poderia repetir aqui o post anterior, porque ninguém notaria. Muita gente vai dizer: poxa, mas o Fla jogou muito mais. Poderia até ter goleado o rubro-negro baiano. Sim, poderia. Mas não fez. E num campeonato como esses, o que vale é vencer.

O principal problema, mais uma vez, foi o ataque. Do jeito que o setor vai, continuaremos empatando ou perdendo de pouco, pois não temos tido condições (competência) de marcar os gols para vencer. Depois que o Marcinho foi embora, ninguém mais faz a bola entrar. E eu já disse aqui que não acho o Marcinho nada demais. Ele poderia ser facilmente suplantado, não fosse o fato de ninguém conseguir dar o tão aclamado último toque, pra dentro da rede. Enfim, temos que colocar o pé na forma ou cobrar da diretoria a contratação de um atacante urgentemente!

Agora, tem o seguinte: eu também tenho uma crítica muito forte para fazer sobre nós, a torcida. A gente tem que saber torcer. Temos que definir o que queremos e o que não queremos. Se o time está mal, temos que vaiar e cobrar. Se o time está bem, temos que aplaudir e incentivar. E não estamos tendo coerência nesse suporte.

O Flamengo começou o primeiro tempo bem, mas caiu de produção rapidamente, ficando desorganizado e sem objetividade. No segundo tempo, o time voltou bem melhor e mais ofensivo. A gente massacrava e chegou até a fazer um gol legítimo, anulado pela péssima bandeirinha lá do Macapá (ou coisa parecida). A torcida estava feliz, gritando, incentivando e tal. Foi só o Vitória fazer o gol, pra galera começar a vaiar todo mundo como se o jogo estivesse um lixo, como se o Vitória estivesse 5X0, o que, de fato, não aconteceu. Se o nosso problema é atacante, vamos reivindicar isso com a diretoria! Vamos mandar e-mails, vamos lá na porta da Gávea, vamos levar faixa pros jogos, vamos cobrar dos jogadores que estão lá! Mas vaiando do jeito que estamos fazendo, assim que o time toma UM A ZERO, só vai fazer com que todo o grupo se sinta pra baixo.

É muita inocência da nossa parte achar que, se vaiarmos o Souza, o Íbson e o Egídio, só eles vão sentir e ficar abalados. Todo mundo fica! O time inteiro! Ir ao estádio, lotar e bater recordes é importante, sim. Mostra a nossa força. Mas temos que saber como cobrar as coisas para não atrapalharmos - isso ai, atrapalharmos - o hexa.

Alguém daqui realmente achava que o Egídio poderia jogar um futebol próximo ao do Juan? Se você achava, por favor, me perdoe. Porque eu sempre soube que ele é o reserva do camisa 6 e não esperava mais dele do que eu vi ontem. O cara fez uma boa partida. Não foi acima da média porque ele não é acima da média. o cara não joga como o Juan e ainda estava prejudicado pela fato do lado esquerdo estar enfraquecido e mal armado.

Aliás, vale ressaltar: ontem, o Caio Jr mexeu mal. Tá cheio de crédito com a gente, mas errou feio no primeiro tempo ao tirar o Cristian e meter o Erick Flores. Gostei da entrada do prata da casa no time, mas não da forma como o Caio rearrumou a equipe. Ele acabou tirando a proteção do lado esquerdo, que já estava desfalcado do Angelim e do Juan. Desfez um 4-4-2, com dois cabeças-de-área e formou um 4-2-2-2, fazendo o Íbson ir pra trás, ajudar o Jaílton. Coisa que o camisa 7 não tem talento pra fazer.

O que acontecia a toda hora era que o Íbson tentava carregar a bola e acabava perdendo e proporcionando os contra-ataques ao time baiano. E só ficava o Jaílton sobrecarregado para segurar o avanço adversário.

Isso pode ser o sinal de que o treinador está/estava nervoso, preocupado. Pra piorar, o Cristian saiu contrariado e parte da Nação chegou a gritar "Burro, burro". E não sei como vai ficar essa história de agora por diante, porque ele não quis nem falar com o "oclinhos" no vestiário.

Enfim, o que quero dizer é que essa pressão toda pode foder o nosso time. Por isso estou fazendo estas auto-críticas. A mim, a você e a toda a torcida rubro-negra. Para que nós possamos reavaliar a forma como torcemos e apoiamos a equipe. Os jogadores já sabem que a gente EXIGE o hexa. Isso tá mais do que entendido. Mas não dá pra achar que somos uma seleção, porque não somos. Estávamos com 4 desfalques e outros 2 jogadores importantes e habilidosos foram vendidos. Calma lá.

Vamos tentar ter um pouco mais de objetividade para corrigir o que não tá legal, sem prejudicar o clima e a união, que é o que está legal. Tá todo mundo torcendo pra gente se fuder, dos nossos adversários até a imprensa paulista - que quer ver o São Paulo ou o Palmeiras campeões. Então a gente não pode entrar nessa onda e jogar também o nosso time pra baixo. Senão, vamos deixar o sonho acabar, porra! Temos que lutar contra a maré! Somos uma nação ou não somos? E vamos conseguir o hexa, que ninguém tem!

Agora vamos voltar ao jogo. O primeiro tempo o time começou pressionando o Vitória, que se resumia a defender. Encontramos alguma facilidade, ao ponto de relaxarmos e começar aquela palhaçada de jogadas de efeito, letras e toques de trivela. O time caiu muito nesse período. Ainda assim, tivemos muitas oportunidades, especialmente pela direita.

No segundo período, o Fla voltou num 4-3-3, ainda mais ofensivo. Caio queria os 3 pontos, que é o que importa num campeonato de pontos corridos. Éder entrou na ponta direita e foi bem. Mas também está com a uruca dos outros atacantes e não conseguia finalizar no gol. O bom goleiro Viafara também jogou bem e impediu as chances de arremate com boas saídas do gol. O Flamengo tentava, tentava e tentava. Mas não acertava dentro dos paus. Como quem não faz leva, os caras meteram uma bola rápida pela direita de ataque. Uma bola rasteira foi metida entre as pernas do Egídio para o Dinei, que, sem a marcação de Dininho e com a cobertura atrasada do Fábio Luciano, meteu pra dentro do gol do Bruno. Depois disso, os baianos meteram 11 na defesa e abriram mão do jogo. Se o Fla empatasse, pra eles, era lindo. Mas não conseguimos e terminou assim.

Agora a diferença pro segundo é de 1 ponto. A rodada teria sido ótima se não tivessemos desperdiçado essa vitória. Agora é correr atrás e vencer a próxima, contra a Portuguesa, lá em São Paulo. Apesar do time paulista vir mal na competição, estarão estreando técnico novo, Valdir Espinoza, o que sempre dá uma motivação aos jogadores. Mas isso não interessa. Temos que voltar a vencer e convencer.

Vamo que vamo, Mengão!

Vamo que vamo, Nação!

11 comentários:

Alexandre Gatuso disse...

CARA EU CONCORDO 100% COMTIGO!!!!! EU VI O JOGO PELA GLOBO INTERNACIONAL E VI A GALERA PERDEU A LINHA DE VAIAR LOGO NO PRIMEIRO TEMPO!!!!!!!!!! ASSIM NÃO VAMOS GANHAR NADA!!!!!!!!!!!!!!!!! O FLAMENGO JOGOU MAL O SOUZA TEM QUE SAIR DO TIME MAIS NÃO PODE SER ASSIM COMO TÁ A GALERA VAIA ELE SÓ DE ENTRAR NO CAMPO!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Concordo totalmente com você, Gil.

E venho dizendo aqui, e nas conversas que tenho sobre o Mengão. Temos que manter o apoio a equipe, perder faz parte desse campeonato, não é mata-mata. Tudo bem estamos jogando bem, mas não estamos vencendo, ainda mais dentro de casa. Mas tenho certeza, como otimista que sou sempre, que o Mengão vai voltar a vencer, a partir da próxima rodada!

Vamos Flamengo!

SRN
Gabriel Plaisant

Helder Rodrigues Bino disse...

DERROTA M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A...venho escrevendo que o time não é tudo isso e estas duas derrotas estúpidas me dão total razão...perder prá Coritiba(sem cinco titulares) e perder prá êste Vitória que levou de 3 do São Paulo,lá em Salvador é TRISTE....o time enganou a torcida durante 11 rodadas e só...o time é apenas isso...time que tem o fabuloso JÔNATAS; o trambolho SOUSA e a mentira TARDELLI como TITULARES não vai ganhar de ninguém, nem dentro do Maracanã...45 mil torcedores-de-verdade não conseguiram mudar a história...tirar o Cristian e deixar a PRAGA do JÔNATAS foi um erro gravíssimo do Caio Junior...desde de que essa PRAGA entrou no time, só ganhamos do VICE....o Flamengo é minha PAIXÃO, É minha VIDA,MAS NÃO VOU ME violentar ACHANDO QUE VOU SER Campeão Brasileiro com jônatas,sousa e tardelli...O Flamengo já havia levado fora de casa o maior calor do Grêmio e do Atlético-MG e demos graças a DEUS não termos levado dois COCOS...ganhamos do Sport em duas cagadas do Obina e ganhamos do Ipatinga, apenas depois que o Kléberson entrou no time...alguém pode querer me contestar, mas estou muito convicto de tudo que estou escrevendo(falando)...alguém precisa dizer pro Leo Moura voltar a jogar futebol...enquanto êsse Jônatas for escalado, vamos continuar passando por essa HUMILHAÇÃO...chega de Sousa e Obina, pois não temos mais o Marcinho.....se essa PORCARIA do Tardelli fõsse bom jogador,o São Paulo não daria de bandeija prá ninguém....o Kléber Leite adora êsses BAGULHOS...agora quer trazer o Felipe prá destruir o elenco...o Flamengo presisa URGENTEMENTE de jogadores que FAÇAM GOLS..JÔNATAS,TARDELLI,FELIPE,SOUSAnão vão resolver nossos problemas e o SOFRIMENTO VAI CONTINUAR....lamento, mas não vou CHORAR por coisas que não estou cometendo....dessa forma, e com êste time vamos, no MÁXIMO ficar entre os DEZ...se acontecerem mudanças, poderemos chegar entre os QUATRO...se acontecer algum MILAGRE, poderemos chegar ao TÍTULO...abraço a todos...Helder...Goiânia.

Kardec disse...

Galera,

Acho que nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Temos que ter calma e paciência (atributos que não combinam muito com os torcedores rubro-negros).

Estamos falando de campeonato brasileiro minha gente. Ilusão achar que o Fla ia seguir vencendo tudo e aguardar a hora de levantar o caneco. É a competição mais disputa do mundo.

Temos que manter os pés no chão, mas também não podemos duvidar de que o elenco do flamengo tem sua qualidade. Precisamos de peças de reposição para os que foram para Europa, isso é verdade. Mas o Fla tem um bom elenco sim !

E foi ele conseguiu a atual posição do líder do brasileiro.

Vamos ter consciência galera. Ninguém tá bobo na competição. O importante é manter a regularidade, mas vamos parar com a ilusão de que o Fla vai massacrar todo mundo.

O time, tem sim, que jogar com inteligência e aproveitar a "gordura" obtida.

As derrotas têm seu lado positivo: fazer o time acordar para realidade. E é nessa realidade que time deve buscar a força e a competência para se manter na liderança. Frieza na hora de decidir, de colocar a bola para dentro.

É isso ! Apesar dos recentes infortúnios, nosso time tem todas as armas na mão para seguir na briga pelo título. Só falta um pouco mais de munição com a chegada de dois ou três reforços. Na minha opinião um meia (estilo Pet), atacante (estilo Nilmar) e se possível um jogador estilo Richarlyson do SP, bem polivalente.

Vamos pensar positivo galera !!
E não ficar "detonando" o elenco que nos fez ser campeão carioca e está na liderança do brasileiro.

Grande abraço Gil !!!!

Kardec

"ÔôôÔôôôÔ !!! Vai para cima deles MENGOOOOOOOOOOOOO !!!!! "

Helder Rodrigues Bino disse...

ganhar carioca já perdeu a graça...nós queremos mais...o brasileiro tem que ser OBRIGAÇÃO...já chega a PALHAÇADA da Libertadores,onde ganharam dos mexicanos antes de dispurem a partida....sôbre o comentário do Kardec sôbre reforços, Rycharlison NÃO...essa BICHONA NOJENTA é pior que o Jônatas,por quem tenho um NOJO MORTAL...já pensou essa BONECA DOIDA desfilando sua frescura no Rio de Janeiro...aí seria demais pro meu resto de inteligência...eu estava sonhando demais, pois acredito no Caio Junior,mas já caí na real...vamos sofrer mais uma vez...se êsse meio-de-campo não for repensado, nós vamos levar muita porrada, mesmo dentro do Maracanã...o Dinei,do Vitória é melhor que todos os atacantes do Flamengo e logo o São Paulo vai contratar o cara...porque só o pessoal do São Paulo sabe fazer as contratações certas para o seu elenco? O Flamengo só busca essas pragas de Jônatas e Tardelli porque isso dá DINHEIRO para o Uhram e para o famigerado Kléber Leite....o PET se ofereceu prá jogar no Flamengo e agora está muito bem em Belo Horizonte.A visão de nossos dirigentes é um CÂNCER TERMINAL...se o papo do Kléber Leite nos microfones surtisse algum efeito prático, nós seriamos maiores que Barcelona e Real Madrid...Abraço sofrido e puto da vida...Helder...Goiânia.

Alexandre Gatuso disse...

MULEQUE VAI SE FUDER SEU MERDALHÃO FUDIDO!!!!!!!!!!!!!!! VOCÊ NÃO ENTENDE PORRA NENNHUMA DE FUTEBOL SEU FILHO DUMA PUTA!!!!!!!!!!!!! AINDA DIZ QUE AMA MAIS O FLAMENGO QUE TODO MUNDO AQUI.... VAI TOMAR NO CUZÃO SEU ESCROTO!!!!!!!! O RYCHARLYSON É VIADO QUE NEM VOCÊ MAIS JOGA MUITA BOLA!!!!!!!!! ELE JOGA PRA CARALHO E ESTÁ NO MESMO SÃO PAULO QUE VOCÊ ELOJIOU SEU FILHO DUMA RAMPEIRA!!!!!!!!!!!!! SERIA MUITO IMPORTANTE NO MEIO DO FLAMENGO APESAT DE EU ACHAR QUE ELE NÃO VEM NUNCA!!!!!!!!!!!! GIL TIRA OS COMENTÁRIOS DESSE MERDA DAQUI!!!!!!!!!!!!! NÃO AGUENTO OUVIR MAIS BURRICES!!!!!!!!!!!

Helder Rodrigues Bino disse...

Gatuso, seu Burro Velho...Viado é você e seu Pai,se tens Pai...Rampeira é tua mãe, seu Fanático Burro...Richarlyson é BICHONA igual a você....não se ouve comentário escrito,seu BURRO...nós lemos os comentários,seu BABACA....gostar do Flamengo não é SER FANÁTICO BURRO,viu seu JEGUE....Viado, nome de VIADO e BICHONA...vai se CATAR seu MERDA...vai aprender a ler e ter INTELIGÊNCIA sem SER FANÁTICO...prá gostar do Flamengo, não dependo de nenhum BLOG e muito menos de você, seu VERME...Vamos ver brevemente quem tem razão seu PANACA...E não esquece de mandar o convite do seu CASAMENTO com o JÔNATAS....desde já, desejo que sejam FELIZES PARA SEMPRE....Helder...Goiânia

Anônimo disse...

Que coisa feia. Estamos aqui para trocamos idéia sobre o nosso Mengão. Apesar de não concordar com o que muita gente diz aqui, não preciso ficar ofendendo a galera.

Vamos respeitar a opinião alheia, respeitar o blog e acima de tudo respeitar o Flamengo.

Vamos com calma galera!

SRN

Sou Mais Flamengo Sempre!
Gabriel Plaisant

FÁBIO GIL disse...

Galera, eu nunca tirei e não pretendo tirar o comentário de ninguém daqui do blog. Mas aqui é um espaço bacana pra gente comentar e não ficar um esculachando o outro. Temos opiniões diferentes, mas todas com o mesmo objetivo: fazer do Flamengo um time e um clube ainda melhor. É isso. Ponto final. Vamos tentar divergir sem agredir. O Helder não gosta do Jônatas, mas você, Gatuso, gosta. Então, aceitem um a opinião do outro. Convivam com isso numa boa. Não queria nem estar escrevendo essa mensagem aqui, porque acho que essa seção dos comentários é exclusiva de vocês, os leitores. Mas tô aqui pra dizer que todo mundo pode dizer o que quiser, sem NENHUMA CENSURA. Deixo aqui até os xingamentos de outros torcedores recalcados que, volta-e-meia surgem para me ofender e maldizer o nosso Mengão. Porque não quero fazer como nos outros sites e blogs, impedindo as pessoas de dizerem exatamente o que pensam. Fique à vontade Helder. E você também, Alexandre. Mas evitem essa agressão entre vocês, blz?

Abração e saudações rubro-negras a todos que, IGUALMENTE, amam o nosso Mengão!

Gil

Helder Rodrigues Bino disse...

eu reagí porque fui agredido de várias formas, inclusive com a tentativa de barrar minhas opiniões, que considero isentas e sensatas.....peço desculpas a você, Fábio e aos demais que escrevem no URUBUZADA...Continuarei amando e sempre fiel ao Flamengo ATÉ DEPOIS DA MORTE.....tenho o maior orgulho em fazer parte da "MAIOR FORMA DE AMOR DO PLANETA"....ABRAÇO A TODOS...Helder...Goiânia

Alexnadre Gatuso disse...

GIL EU NÃO VOU MAIS FALAR NADA SOBRE O QUE ELE ESCREVE NÃO BLZ???????????????????? MAS ACHO QUE TO CERTO PQ ELE COMEÇOU ME DIZENDO QUE AMAVA MAIS O FLAMENGO DO QUE EU!!!!!!!!!!!! ESTOU AQUI NA AMERICA E CONTINUO FAZENDO DE TUDO PELO NOSSO MENGAÇO!!!!!!!!!!! FOI MAL AI NAÇÃO!!!!!!!!!!!!!