sábado, 5 de julho de 2008

JANELA = DESMANCHE?

É galera. Está chegando um período crucial dentro do Brasileirão. Em agosto a janela de negociações será aberta ao mercado exterior e os gringos sempre vêm pescar aqui. Diferente dos anos anteriores, em 2008, o Mengão é líder e está cheio de jogadores entre os melhores da competição. Fato que tem preocupado toda a nação, que teme por um desmanche em nossa equipe.

Sem pensar muito, me vem à cabeça uma lista de jogadores do elenco que já foram "cantados" pra sair do país rumo à gringolândia. São eles: Bruno, Juan, Léo Moura, Rodrigo Arroz, Renato Augusto, Marcinho e Íbson.

Pelo último, o Fla até já fez uma proposta ao Porto. O clube português se comprometeu a dar uma resposta até a segunda-feira. O problema é que o São Paulo bancou o malandro, passou por cima do empresário do jogador, e foi direto ao clube de Lisboa pra tentar levar o "Príncipe" pro Morumbi. Uma atitude inescrupulosa mas que não é surpresa alguma, pois trata-se do mesmo clube covarde que assinou o contrato da Copa União em 1987, reconhecendo o Flamengo como campeão, e depois teve a cara-de-pau de receber a taça de primeiro pentacampeão do Brasil, ignorando suas palavras e compromissos anteriores.

Mas esse fato vergonhoso não há de ser nada. Os dirigentes de Portugal devem aceitar a oferta que o Kleber Leite foi fazer, e o Íbson deverá mesmo renovar com o rubro-negro, como ele mesmo disse que quer.

Bruno, também é outro que tem alguma chance de sair. Surgiram algumas especulações sobre a sua saída do Mengão no ano passado e começo deste, o que poderá se concretizar agora. Mas ainda não li nem ouvi falar de nada muito conclusivo a seu respeito.

Juan e Léo Moura também têm propostas. O lateral-esquerdo, o mais regular jogador da equipe do Flamengo, tem recebido assédio de clubes ingleses - onde já jogou - e espanhóis, por conta de sua dupla nacionalidade. Já o Moicano, recebeu uma daquelas propostas que você não sabe se é muito boa ou muito ruim, vinda do futebol do Catar. Não sei ao certo, mas acho que trata-se do mesmo time onde joga o Renato Abreu, jogador desejado pelo Flamengo numa possível saída do Íbson. Outro nome que também foi cogitado para o meio-campo é Felipe. O jogador, ex-Vasco e Flamengo, estava acertando sua volta para o Vice da Gama. Mas, desde que o Eurico vazou e o Roberto assumiu, as negociações pararam e o atleta foi indicado lá dentro da Gávea como uma boa opção de ligação entre meio e ataque.

Contudo, muitos membros da diretoria e da torcida não querem ver o marrento no Fla novamente de jeito nenhum, diminuindo muito suas possibilidades de vestir o Manto Sagrado.

De acordo com o Globoesporte.com, Rodrigo Arroz recebeu uma ligação do Belenenses tentando levá-lo pro Além Mar. Se isso for verdade, eu aconselharia o jogador a ir embora pra Portugal amanhã mesmo, largando o Flamengo. Afinal, é um zagueiro mediano, não é tão novo, e esta poderá ser sua última chance de sair do país e receber em euros. Não fará falta ao Flamengo e será melhor para sua vida profissional. Já cansei de ver jogadores razoáveis aqui, especialmente zagueiros, irem pra fora e se tornarem atletas melhores e mais aclamados. Alguns chegaram até a seleção brasileira, como é o caso do Luisão (zagueiro, ex-Cruzeiro), Eduardo Costa, Fábio Aurélio e Afonso.

Renato Augusto é outro nome do meio que já foi procurado por clubes da Europa, especialmente de Portugal e França. Contudo, sua multa rescisória é de 10 milhões de euros, valor bem alto para um jogador que tem passado por inúmeras contusões. O assédio mais forte é do Benfica, arqui-rival do Porto, que teria ofertado algo próximo ao valor da multa. Mas não há nada certo sobre a saída do camisa 10 por agora.

Marcinho, artilheiro da equipe no Brasileirão, já parece estar com a cabeça lá fora. Começou o campeonato arrasador, metendo 5 gols em 5 jogos. Foi só começarem a badalar seu nome e vir uma oferta do América do México, pro futebol do cara cair demais. O meia-atacante nega a procura do algoz do Fla na Libertadores, mas a verdade é que ele não tem jogado da mesma maneira aguerrida e focada que estava anteriormente. Acho que é o mais provável de ser vendido nesta janela. Não me parece que tenha se encantado tanto assim com a nossa torcida e ainda teve alguns probleminhas com a "turma do Rio" no ano passado. Elogia muito o Caio Jr, mas não sei se permanece no Mengão por conta disso.

Vamos esperar a conclusão destas negociações pra ver com que caras o Mengão vai permanecer na competição. Espero que o desmanche não seja tão grande assim. De todos os nomes que citei, os mais importantes para as nossas ambições do hexa são os laterais, Juan e Léo, e o goleiro, Bruno. Esses três a gente não pode perder de maneira nenhuma.

Mas, se acontecer dos caras serem contratados, teremos que correr atrás de atletas com o mesmo nível, coisa difícil atualmente. Pra lateral esquerda, só me vem a cabeça o nome do Kleber, do Santos ou Jadilson, do Cruzeiro. Já pra direita, não consegui pensar em ninguém que tenha o mesmo estilo do nosso camisa 2.

Se cuida, Mengão! Se cuida!

Gil

Um comentário:

Anônimo disse...

Não devemos nos preocupar com o empate com o Galo mineiro. Morei em BH e sei que o Atlético cresce quando há clássicos com times de fora, principalmente com o Mengão. Tivemos chance de vencer, mas não deu. Acho que o Obina só joga bem quando entra no final. E quanto à falta do Ibson, está aí o Erick Flores.
Ele me lembra o Galinho. E tem toda a pinta de craque. Acho que o Mengão precisa manter o pique, brigar pelo menos por um empate, fora de casa, e garantir vitória, na raça, no sangue, no Maracanã.
Não podemos repetir os erros da Libertadores. Pô, perder em casa pro América foi de lascar. Se tivéssemos jogado sério, quem seria o finalista seria ele e não aquele timeco frufruminenC, que , por sinal, amarelou feio.
Pra frente, urubu, que o caneco pode ser nosso!