segunda-feira, 30 de novembro de 2009

UMA CORRENTE RUBRO-NEGRA!

1992, um ano que todo rubro-negro quer se lembrar. E é exatamente para isso que serve este post, para você poder matar a saudade do ano em que fomos pentacampeões e para começarmos a mentalizar e fazermos parte da corrente positiva para o Flamengo tornar-se hexa esse ano.

A nossa tarefa não é fácil. Vamos ter que enfrentar não só do Grêmio, que já é tarefa árdua, mas também da ansiedade, do oba-oba e da torcida arco-íris, que certamente vai tentar nos secar de tudo quanto é jeito.

Por conta de tanta possibilidade de "uruca", proponho a todos nós uma incrível viagem para relembrar alguns fatos importante do ano do penta, para que comecemos uma onda de energia rubro-negra, de forma a trazer bons fluidos para os nossos futuros heróis no histórico duelo do dia 06/12.

1992 foi um ano muito especial não só para a nossa torcida. Foi importante também para o país e para o mundo. Para quem não se lembra, aquele foi o ano do impeachment do Fernando Collor de Mello, o mauricinho de Alagoas que se vendeu como 'caçador de marajás' para a elite e a classe média e conseguiu enganar o Brasil, se elegendo presidente da república.

Na maior potência do mundo, os EUA, ocorreu a eleição que tirou o bronco Bush pai do poder e trazendo o grande fanfarrão Bill Clinton, decisão que começou a mudar a relação dos Estados Unidos com o mundo.

O ano também representou a redenção da igreja católica em diversas questões dogmáticas. Naquele ano, o saudoso Papa João Paulo II corrigiu um erro milenar da instituição e perdoou Galileu Galilei, físico italiano que é considerado o pai da ciência moderna e que descobriu, entre outras coisas, o princípio da Inércia, estado que o time do Flamengo não pode nem pensar em ficar se quiser ser campeão.



No assunto Carnaval, a Estácio de Sá, agremiação que também viria a homenagear o Flamengo em seu centenário, foi a campeã do Carnaval com o enredo "Paulicéia Desvairada", samba que também é bom para nos recordar das dificuldades em superar toda a "Paulicéia" e chegar à liderança (confira a letra aí embaixo):

ESTÁCIO DE SÁ
Paulicéia Desvairada

Eu vi (ai meu Deus eu vi)
O arco-íris clarear
O céu da minha fantasia
No brilho da Estácio a desfilar
A brisa espalha no ar
Um buquê de poesia
Na Paulicéia desvairada lá vou eu
Fazer poemas, e cantar minha emoção
Quero a arte pro meu povo
Ser feliz de novo
E flutuar nas asas da ilusão

Me dê, me dá, me dá, me dê
Onde você for eu vou com você

Lá vem o trem do caipira
Prum dia novo encontrar
Pela terra, corta o mar
Na passarela a girar
Músicos, atores, escultores
Pintores, poetas e compositores
Expoentes de um grande país
Mostraram ao mundo o perfil do brasileiro
Malandro, bonito, sagaz e maneiro
Que canta e dança, pinta e borda e é feliz
E assim transformaram os conceitos sociais
E resgataram pra nossa cultura
A beleza do folclore
E a riqueza do barroco nacional

Modernismo movimento cultural
No país da Tropicália
Tudo acaba em carnaval...

Finalmente, para encerrar essa onda saudosista, quero reviver os jogos da final daquele ano, contra o eterno vice, Bostafogo. Quero pedir que vocês assistam a esse vídeo e percebam a alegria de Júnior, um jogador multicampeão, mas que saltou no ar de alegria, que nem criança, por estar realizando o sonho do seu filho em vê-lo campeão pelo clube de coração. Quero pedir que vocês se espelhem na alegria da nossa torcida naquela tarde, para repetir isso lá no domingo. Mas, principalmente, quero pedir que vocês acreditem e dediquem sempre o seu amor ao Flamengo. Porque foi assim que esse clube, de manto vermelho e preto, deixou de ser apenas um clube e se tornou uma Nação! 



VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

7 comentários:

Anninha disse...

Infelizmente, não garanti meu ingresso antes e agora não vai dar pra ir ao Maracanã, só por um milagre. Mas não importa, estarei em algum lugar cercada de outros rubro-negros com o olho grudado na telinha, esperando os 90 minutos mais longos da minha vida passarem.
Confiante demais!!
SRN

Unknown disse...

VAI COMEÇAR A FESTA!

Caio de Almeida disse...

Esse blog está ficando mais povoado e cada vez mais emocionante. Belo texto, novamente. Já estou fazendo parte da corrente.

SRN

Bruh disse...

Em 92, eu tinha 7 anos e já assistia jogos com meu pai.
Não lembro muito bem do título, mas agora com 24 anos, lembrarei exatamente e pra sempre.
Eu fiz um blog sobre o Flamengo, não é um blog jornalístico, apenas meu ponto de vista sobre os jogos e etc, se você puder dar uma conferida, ficarei grata.
É a primeira vez que faço um blog futebolístico.

òtima semana!
;*

Neruso Sam disse...

Olhaí Gil
Vai ser dificil aguentar esta semana.
QUando empatamos com os goianos eu disse pra mim mesmo: O MEU TIME PRECISA DE MIM, E EU NÃO VOU FALTAR NESTA HORA.
Gil, eu nunca sequer empatei jogo em estádio vendo o Mengão....
Peguei minhas trouxas e sai de Brasilia pra Campinas com tanta certeza da vitória e da RUDADA PERFEITA, que no mesmo dia já tinha comprado o ingresso pro Maraca dia 6.
Estarei lá.
Seremos campeões.
Desculpe a falta de modéstia, mas é a história da minha vida...
Saudações.
Obrigado pela sua sempre iluminada transformação em palavras do que a gente sente.
Abraços
e Saudações
Ao HEXA!!!!
Nelsinho Morro - Brasilia - DF

Raquel Santana disse...

Caraca, Gil!!!

Mostrei esse vídeo pro meu pai e os olhos dele encheram-se de lágrimas... Ele era fã do Nélio! Pra ele, voltar a ouvir nomes como Nélio, Júnior, Gilmar, Zinho... foi uma lembrança muito gostosa!

Faço minhas as palavras dele: "Ver o Flamengo ser campeão novamente é trazer de volta a alegria ao futebol brasileiro!".

Q venha o HEXA!!!

Bjus

SRN

Raquel Santana

Luís Eduardo disse...

É isso aí, maravilha.
Em 1992, eu tinha 18 anos de idade. É uma espera de 17 anos. Chegou a nossa hora, o momento é esse. Só de pensar na conquista tão próxima, as lágrimas vêm aos olhos... A mística rubro-negra foi resgatada pelo Andrade, não há mais dúvidas.
HEXA HEXA HEXA HEXA HEXA HEXA...

Eu estava lá em Campinas, depois vê lá no blog SRN a cobertura completa...

SRN, Luís Eduardo
Blog Saudações Rubro-Negras- http://jlwrubronegros.blogspot.com/
Blog SRN no twitter: http://twitter.com/LuisSRN