domingo, 31 de janeiro de 2010

O NOVO AQUILES!

A mitologia grega conta histórias de grandes heróis e batalhas memoráveis. Uma dessas histórias, espalhada pelo mundo ocidental através da obra de Homero, descreve os feitos de Aquiles, um dos maiores guerreiros de todos os tempos e comandante das tropas gregas na Guerra de Tróia. 

De acordo com a Ilíada, os gregos conquistaram a cidade-estado de Tróia usando uma estratégia genial de seus comandantes: os gregos deram um "presente" aos seus adversários, um belíssimo cavalo de madeira. O cavalo foi deixado na frente das muralhas de Tróia. Achando que tratava-se realmente de um regalo do grande império, eles aproveitaram a "molezinha" e se levaram-no para dentro da cidade. O que eles não imaginavam é que o tal cavalo era oco e lá dentro estavam milhares de soldados, na espreita, esperando os troianos adormecerem para conquistar a cidade.

Hoje a noite, centenas de anos após esta guerra, a história pareceu se repetir. Só que desta vez no Brasil, mais especificamente no Maracanã. Flamengo e Fluminense fizeram uma batalha histórica, daquelas que serão contadas por muitos e muitos anos ainda. 

Nessa guerra também teve um "presente" que foi dado pelo Flamengo, no primeiro tempo, quando deixou o Flor fazer 3 gols - em falhas da defesa - e achar que a vitória estava garantida e o inimigo, rendido. 

Nessa guerra também houve uma surpresa inesperado, quando o Flamengo entrou no segundo tempo sem Pet e Fernando, de maneira arrasadora, e "dominou o campo de batalha" para virar a partida de maneira sensacional. 

E, curiosamente, essa guerra também teve um Aquiles: Adriano.

 
Adriano sofre desde o ano passado com uma contusão em seu calcanhar, exatamente como o personagem histórico. A diferença é que este Novo Aquiles, o Aquiles do Império do Amor, não foi vencido por seu ponto-fraco. Muito pelo contrário: ele superou a tudo e a todos e foi o grande herói desta Guerra do Maracanã.

Do outro lado, os adversários tornaram a vitória ainda mais saborosa. O Fluminense jogou muita bola e começou a partida deitando e rolando em cima da nossa zaga. O que eles não contavam era com a sensacional mudança tática e de mentalidade maestrada por nosso general, Andrade.
A entrada de Vinícius Pacheco e Williams foi fundamental. Eles entraram muito bem na partida e foram absolutamente decisivos para a virada e o sensacional placar de 5X3, mesmo com um guerreiro a menos (Álvaro foi expulso na metade do segundo tempo).

Conforme eu havia dito no post anterior, agora sim o ano começou pro Flamengo e, porquê não dizer, para o futebol brasileiro. Afinal, esse Fla X Flu foi, sem nenhuma dúvida, o melhor jogo de futebol disputado neste país no ano de 2010.

Agora, nossos guerreiros devem aprender com o erro dos gregos, que hoje já não são mais uma grande potência porque relaxaram e não mantiveram seus exércitos "na ativa" o tempo todo. Devemos corrigir os erros, vigiar todas as posições e tentar conquistar cada continente aos poucos, começando pela América até dominar o Mundo.

Vamo que vamo, Mengão!

Gil

12 comentários:

Caio de Almeida disse...

O Império do Amor está queimando a minha língua, Gil. De fato o V.Love está jogando com muita vontade. Agora eu acredito que podemos ganhar tudo. Mas devemos continuar jogando desta maneira.

SRN

Thiago_Perrotti disse...

Poxa, Fábio, não entendí o pq de vc ter me bloqueado no twitter. Oq é q eu fiz, irmão? Oq aconteceu? C lembra de mim? Thiago_Perrotti, q há poucos dias elogiou seu trabalho a ponto de querer te conhecer, na minha próxima visita ao Rio. Não te entendí, irmão. Bom, de qualquer forma, ótimo post. Temos um time de guerreiros q nenhum império já existente na Terra nos aguentaria.
Abraços e SRN!

LilicaCampana disse...

Pô emocionantee! foi lindão mesmo!!!! aha-uhu o maraca é nosso!!!!!

Thiago_Perrotti disse...

Oh, irmão, agora q eu tô entendendo. No dia q c disse q a possível contratação do Braz era o Juan, eu perguntei de onde vc tinha tirado esse "achismo", se vc conhecia o tal procurador ou se tinha informante lá na Gávea.
Desculpae, Gil!
Se soou ironico ou coisa parecida, me perdoa, cara.
Só tava interessado em entender de onde q a galera q eu sigo tira informações quentes assim.
Pô, num tava querendo te tirar ou menosprezar, não irmão.
Pô, me amarro nos seus tweets, me desbloqueia aew.
SRN!!!

FÁBIO GIL disse...

Thiago,

Eu não te bloqueei, não. Inclusive respondi sua pergunta.

FÁBIO GIL disse...

É, Thiago, na verdade eu fui ver e você estava bloqueado mesmo. Deve ter sido algum problema do Twitter. Já desfiz lá.

Thiago_Perrotti disse...

Putz, valeeeeeu!!!
C num tem noção, abrí mil páginas q tavam falando do Fuderosão e num conseguia ler nenhuma, com peso na consciência de ter feito merda.
Fiquei tristão!!!
Hehe
Boa semana, cumpade!
E, mais uma vez, SRN!

Gabriel Plaisant disse...

Caraca Gil.

Muito legal o texto, parabéns. Muito bem bolado, má oê! rs

Essa semana foi ao lançamento do livro 50 grandes jogos do Flamengo, do Roverto Assaf e Roger Garcia. Foi foda, Adílio e Uri Geller assinaram a obra. Fiquei amarradão. Hoje foi ao Maraca, que jogão. O time do Fluminense jogou direitinho, principalmente no primeiro tempo. Mas no segundo, o Flamengo jogou como um time que, é Hexacampeão brasileiro, deve jogar. Vinicius Pacheco mais uma vez jogou demais, mudou o time junto com o sempre guerreiro Willians. Que jogo. O Love, jogou demais, esta mostrando que é rubro-negro. E o Imperador, acabou com o jogo. Que pra mim, na visão de torcedor do Flamengo, só acontecou mesmo na segunda etapa, pois na primeira, deu tristeza, mas não pela atuação, e sim, pela não atuação. O time não entrou em campo. E o Flor aproveitou e desparou o placar, achei que viria uma goleada. Mas, aconteceu essa virada histórica. Esse jogo eu colocaria no livro, se ele fosse escrito hoje em 31 de janeiro de 2010.

Escrevir muito, não quero dividir atencões com o excelente texto do bloqueiro, mas parece que o Pet, quer tirar o brilho dessa vitória sensacional do rubro-negro. Que palhaçada Gringo!

SRN
Gabriel Plaisant

vôo do urubu disse...

Jogão, jogão.

Saudações rubronegras!

Helder Rodrigues Bino disse...

a vitória foi maravilhosa...vitória típica de Flamengo, mas existem falhas, demonstradas nos jogos anteriores e no primeiro tempo do Fla-Flu...Álvaro e Angelim são lentos e não podem jogar juntos...não temos Airton(principalmente este, que formava como 3º zagueiro) e Maldonado,como no time do Brasileiro e Toró e Fernando(que vinha jogando bem) são inferiores aos campeões do país em 2009...David tem que ser titular e afirmo que deve ser no lugar do Álvaro, que além de lento, é afoito e estabanado...não tem auto-controle...vai doidão e foi expulso 2 vezes, além do monte de cartões-amarelos ao longo das campetições...Williams e Vinícius Pacheco foram maravilhosos e Love, mais o Imperador arrebentaram...Andrade é maneiro e vai saber arrumar a defesa, ponto fraco do time, no momento...Fernando, vinha bem, mas fez sua pior partida defendendo o Flamengo...corrigir os erros e partir prá ganhar a Taça Guanabara, pois a Libertadores está chegando e não podemos vacilar...abraço a todos...Helder...Goiânia.

Anônimo disse...

Noossa, que texto piegas.

Alexandre Gatuso disse...

GIL O NOSSO MENGÕA JOGOU COMO A MUITO TEMPO ELE N˜AO JOGAVA E HUMILHO O FLOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! IMPERA É UM TANQUE DE GERRA E NÃO VAI SE INCOMODAR COM UM MACHUCADINHO DE NADA NO CALCANHAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É QUE NEM OA QUILES MESMO ELE NÃO MORRE DE JEITO NENHUM!!!!!!!!!!!!!!! TEMOS QUE GANHA A TG PARA NÃO PENSAR EM MAIS NADA DEPOS SÓ NA LIBERTAODRES!!!!!!!!!