quinta-feira, 18 de março de 2010

2 A 1 NA ESCALA RICHTER



Para um time que falou não estar nem um pouco abalado com as últimas patacoadas de Adriano, Love & Cia, o Flamengo parecia muito disperso e abalado na noite de ontem, no Chile. E não me venham com a desculpa de medo de terremoto porque não foi isso que fez a nossa equipe jogar tão mal quanto jogou.

Eu não estou bolado só porque perdemos. Em tese, essa era a partida mais complicada da primeira fase, foi na casa do adversário e nossas chances de conquistar o grupo ainda são grandes. O que me deixa bolado é ver erros bobos acontecendo há muito tempo e ninguém fazendo nada pra mudá-los. E a corneta começa a tocar pro Andrade.

Avisei nos posts anteriores que estava ficando irritando com a postura extremamente defensiva, quase covarde, que o Tromba vinha escalando o time. Mas estava sendo compreensivo porque o treinador estava com alguns desfalques, porque a defesa passou por um período de crise e pela ressaca do Brasileirão. Mas agora chega. Encheu o saco.


Será que o nosso Andrade, que deu aula de futebol jogando como meia, não consegue perceber que o Flamengo de hoje é um time "roda presa"? Será que o Tromba não saca que não estamos construindo absolutamente NADA pelo setor de meio-campo? Que precisamos melhorar o passe e a criatividade por ali?


Quando o jogo contra "La U" começou, consegui até notar uma certa melhora no meio-campo se comparado com as vezes em que jogamos com Toró ou Fernando. A posição em que Alvim inciou o primeiro tempo, mais avançado e perto do Juan, permitia bons avanços lá pela esquerda. E o Flamengo ia muito bem por ali.

Mas não tardou muito pro Alvim (não sei se por orientação do Andrade) recuar e tomar uma postura conservadora, ficando a frente dos zagueiros. E o resultado disso foi que o Juan ficou isolado nas tentativas de ataca e acabou errando muito (por não ter com quem tocar).

Pela direita acontecia a mesmíssima coisa. Léo Moura inciava as jogadas e partia em velocidade, imaginando que alguém se apresentaria pra tabela. Mas nada. Vinícius Pacheco e Kleberson (esse, então, foi um LIXO) não estavam bem na movimentação e tampouco produziram algo de bom na noite de ontem.

Ineficiente nas laterais (principal arma do time, segundo Andrade) e sem criatividade pelo meio, os contra-ataques do Flamengo se transformavam numa correria estúpida rumo ao ataque, que estava muito isolado. Nas poucas oportunidades em que conseguimos que Adriano e Love pegassem na bola, eles acabavam desperdiçando a chance por prenderem demais. Ambos não entraram em campo na noite de ontem.

Pra completar, a defesa também falhou feio (e sucessivas vezes) e permitiu que os caras abrissem o placar: Juan levou a bola até a intermediária e, sem ter com quem jogar, recuou. Mas o passe foi errado e os chilenos tomaram. A zaga apertou e conseguiu recuperar, mas Fabrício entregou na fogueira pra Alvim, que por sua vez tentou driblar. A bola acabou saindo em escanteio e foi nele que os caras fizeram 1X0. Bola rolada pra trás, cruzamento no primeiro pau. Adriano e Williams deixaram Vargas livre no primeiro pau pra cabecear.

Logo o juiz apitou o final do primeiro tempo. Fiquei imaginando que as coisas se corrigiriam na etapa seguinte e que o time estaria mais concentrado. O gol de empate nos primeiros minutos aumentou as minhas esperanças: tabelinha entre Léo Moura e Adriano na entrada da área. O moicano chutou (atrapalhado por Love) e a bola sobrou pra Alvim, sozinho, empatar na pequena área: 1X1.

Mal comemoramos e lá veio o 2 a 1: Seymor recebeu na intermediária, viu uma brecha na marcação e arriscou. O chute foi forte, mas no meio do gol. Mas o Bruno aceitou. Aí, meus amigos, a equipe sofreu um abalo maior do que aquele que abateu o Chile: começou a errar tudo, perdeu a concentração de vez e se entregou pros caras. Apesar disso, a Universidad de Chile não causou nenhum grande perigo e ficou arrastando o jogo até o apito final, mostrando que perdemos um jogo pra um adversário que seria facilmente vencido se tivessemos "entrado em campo".

Tá na hora do Flamengo TODO, dos dirigentes aos jogadores, acordarem para a temporada. Só vi o time jogar bem em apenas DUAS PARTIDAS: o Fla X Flu e a estréia da Libertadores. Não é possível que não estejam notando o que está acontecendo. Se tivermos que barrar alguém pra fazer dar certo, que seja feito. Se o Marcos Braz tiver que engolir o orgulho pra recolocar o Pet, que seja feito. Porque se a gente colocar o Flamengo acima de tudo, nada mais vai nos abalar. Nem Chatuba, nem moto, nem jegue e nem terremoto.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

5 comentários:

Papo Retto disse...

Gil, eu não sabia o quanto um volante poderia fazer diferença no esquema ofensivo de uma equipe, contudo estou vendo que ele é primordial, ano passado o flamengo sofria de problemas semelhantes até a chegada do Maldonado e voltou a sofrer depois de sua saida, ou seja, para mim o problema do fla está na saida de bola, não temos qualidade nessa saida, e ontem os dois gols foram originados em erros dessa natureza, acredito que com a entrada do maldonado no time 90% desses erros acabaram, e com a bola chegando com mais qualidade aos meias e atacantes acredito que a equipe voltará a apresentar o bom futebol do ano passado. Posso até estar louco, mas essa é minha opinião.

Anninha disse...

Só consegui ver o jogo a partir do final do primeiro tempo, pelo jeito, quando a coisa já havia desandado. Achei a pior partida do ano até agora, Flamengo afobado, errando muito, não conseguindo chegar ao ataque e quando conseguia, desperdiçando com aquele gol perdido pelo Love.
Com a volta do Maldonado e Pet podendo jogar mais e não só nos últimos minutos, esperamos que o time mude a forma de jogar, com mais objetividade no meio de campo. E Kleberson saindo, claro.
Agora só resta ganhar ou ganhar deles no Maraca. Pra cima deles!
SRN

helder rodrigues bino disse...

o Flamengo não é isto...um time que não sabe trocar passes, que não marca ninguém e que tem um goleiro PÔRRA-LÔCA, que ontem voltou a ser o PÔRRA-LÔCA, de quase sempre...um goleiro que foi muito bem contra os vascainos e faz toda essa cagada no Chile...bastou o nosso treinador falar que nosso goleiro é seleção, pro maluco desandar a fazer lambança novamente...Vágner Love fez sua pior partida pelo Flamengo e o nosso imperador-da-chatuba ou nosso imperador-da-barraqueira continua fazendo a mesma coisa em todos os jogos, ou seja, NADA...é revoltante ver o Andrade, um cara que jogou muita bola, escalar Kléberson, Rodrigo Alvim e o gênio Vinícius Pacheco e depois o Fierro e permanecer com o Petkovic, no banco de reservas...é uma agressão ao Flamengo e à nossa INTELIGÊNCIA...uma jogada apenas do Petkovic, vale mais que uma partida inteira do gênio Vinícius Pacheco(um jogador, apenas de compor elenco)...ora, seu Andrade, vá pro INFERNO...o cara está escalando o time de acordo com as determinações dêsse Marcos Braz, um novo câncer, dentro do Flamengo...sonhei que tinha ficado livre do famigerado Kléber Leite...em vez de frequentarem os bares de Ipanema ou os bailes da Chatuba, deveriam treinar o básico em futebol: treinar passes entre os jogadores: treinar arremates ao gol e treinamento de bolas cruzadas contra nossa defesa e nosso goleiro-de-seleção(seleção do Haiti)...pôrra, é revoltante essa política nojenta contra o grande Petkovic...eu adoro o Flamengo, mas ontem fiquei confuso depois de tanta mediocridade...não vejo nada neste time do Flamwengo prá chegar a ulgum lugar de destaque na Libertadores, pois Taça Libertaodres é prá time MACHO, que tem RAÇA e principalmente, VERGONHA-NA-CARA...e nada disto, este time do Flamengo possui...é uma pena, mas minha sinceridade diz que não acredito no Flamengo, em nada, na Taça Libertadores..abraço puto-da-vida, a todos...Helder...Goiânia.

Thiago Oliveira disse...

É Gil... um erro atrás do outro é derrota na certa.

Kleberson continua se poupando e tirando o pé das divididas, além disso, parece perdido em campo.

Torço para que ele recupere o bom futebol.

Vamos deixar esse jogo pra lá, já era, agora é focar no Botafogo domingo e depois ganhar as 3 partidas que faltam na Libertadores para nos classificarmos em 1º

Ivan Pantaleão disse...

Pois é, Gil!

Estou muito revoltado, e não é SÓ com a ridícula apresentação no jogo de ontem, mas com o conjunto da obra, com o rumo que as coisas vêm tomando em nosso amado clube.

Aguentei calado até ontem, mas chega uma hora que não dá mais para ficar quieto, sob pena de ver tudo que se desejou, tudo que deveria ter sido melhor planejado, ir por água abaixo.

Como tenho o Andrade como um dos ídolos de minha juventude, como parte importante do maior time que vi jogar em toda minha vida, tenho engolido em seco a vontade de soltar a vuvuzela na orelha dele, mas já deu! Não posso fingir que não vejo o que vejo, e vejo claramente.

Escrevi, ainda nesta madrugada, e de forma bem humorada (dentro do possível) um post inspirado no blog PORRA, LOST!, sobre isto tudo no meu blog "Aqui é Flamengo, Moleque!" e gostaria que todos os amigos Rubro-Negros lessem e comentassem por lá:

PORRA, ANDRADE! http://aquiehflamengo.blogspot.com/2010/03/porra-andrade.html

Espero vocês todos por lá!

SRN

Ivan Pantaleão
blog "Aqui é Flamengo, Moleque!" http://aquiehflamengo.blogspot.com/