quinta-feira, 11 de março de 2010

O ADRIANO ESTÁ EM CRISE. O FLAMENGO, NÃO.



O título deste post, criado pelo leitor Thunai Melo (que acompanha o URUBUZADA lá no Twitter) já diz tudo o que é preciso. Eu poderia até parar por aqui, mas prefiro levantar algumas questões, positivas e negativas, que consegui enxergar em nossa equipe (antes da luz acabar MAIS UMA VEZ lá onde moro).

Não sei se eu estou ficando velho, ranzinza ou muito exigente, mas discordo de vários colegas e cronistas que estão chamando o confronto de ontem de "jogaço". Achei até que o jogo foi bom, o resultado foi ótimo e a reação do time foi espetacular. Mas se formos avaliar pelo lado do futebol apresentado, confesso que espero/esperava muito mais do nosso Flamengo.

Por conseguinte, se os companheiros estão utilizando a expressão como referência a adrenalina vivida ontem a noite na Venezuela, ai sim eu posso compreender o porquê e até concordar com o "aço".

Realmente Caracas e Flamengo foi cheio de emoções. Não fosse pela excelente atuação do Bruno, talvez o Mengão não tivesse saído de lá com os 3 pontos e, consequentemente, não seria líder isolado de seu grupo na Liberta com 100% de aproveitamento.

Mas o camisa 1 não foi o único herói da partida de ontem. Independente do futebol exibido, acho que devemos parabenizar e exaltar toda a dedicação dos jogadores em campo, especialmente Vagner Love (este vai merecer um post exclusivo depois), que correram, lutaram, marcaram e acreditaram na vitória do começo até o apito final do juiz.

Parece que o incidente envolvendo Adriano, e a pressão que recaiu sobre elenco, fizeram com que aqueles 34 jogadores se unissem e se transformassem num grupo de verdade. E a união, a dedicação e a raça (além, é claro, do talento) sempre foram as principais características dos times rubro-negros mais marcantes e vencedores de nossa história.


Meu pito irá apenas para dois jogadores: Toró e Fernando. O primeiro, porque deixou claro ontem que voltou a ser aquele cara estabanado e exagerado de antes. Tomou dois amarelos em duas faltas sem a menor necessidade e acabou sendo expulso. Torozinho parece, mais uma vez, transformar vontade em desespero.

Já o caso do Fernando é outro. Ele, que começou muito bem no clube, parece confirmar o que diziam os críticos (eu, inclusive) sobre os altos e baixos que sempre viveu em seu carreira. O irmão do "Casalberto" não mantém a regularidade e já demonstra que não é jogador para o Fla. Aliás, sendo bem firme, acho que o cara não jogou absolutamente nada na partida de ontem porque ficou com medo. Notava-se que ele estava se escondendo da bola e por fim, acabou deixando o campo contundido (pra nossa sorte, pois o Alvim entrou bem novamente).

Li também alguns comentaristas que criticaram a atuação do Pet. Mas o caso do gringo eu prefiro tratar de maneira diferenciada, afinal, ele não vinha tendo uma seqüência de jogos e, naturalmente, sofreu bastante com a falta de ritmo (e de ânimo também).

De qualquer maneira, para servir como álibi do sérvio, foi dele a finalização que originou o pênalti, que originou o 1X0, que originou a vitória, que originou os nossos 3 pontos, que originou a nossa liderança no grupo e que, se Deus quiser, vai originar a nossa classificação pra próxima fase... rs

Tudo isso serviu pra mostrar que o Adriano pode estar abalado e passando por problemas. Mas o Flamengo é muito maior do que tudo isso.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

13 comentários:

Anninha disse...

Realmente, não é exatamente o futebol que esperávamos ver, houve falhas individuais, mas o importante foi ver a garra do time, que mesmo com um a menos, conseguiu essa vitória. Deu gosto de ver a dedicação do Love sim, ele está fazendo a diferença. Quanto ao Toró, houve até quem o defendesse, mas independentemente do lance do ontem, não é de hj que ele é imprudente e alguém nesse mundo tem que colocar juízo na cabeça dele. Tudo bem que conseguimos vencer MAIS UM jogo com um jogador a menos, mas passar por esse sufoco com frequência não da.
SRN

lindinhamatos disse...

Adorei o post.. e concordo plenamente sobre o Pet, ate eu o critiquei, mas realmente esta sem ritmo de jogo, culpa de quem? Andrade, que não põe pra jogar nos jogos... |O imperador faz falta, mas, paciencia!! O torozinho, esse eu sou meio ruim pra falar dele, adorooo d+! Jogador, meio volante, meio zagueiro, meio atacante, ele eh d+... mas ontem foi desespero mesmo... =/ ai.. vamu q vamu mengo, Andrade tem q colocar os meninos pra cima... que time nos temos! =D Vamo, Mengão!

lindinhamatos disse...

Adorei o post.. e concordo plenamente sobre o Pet, ate eu o critiquei, mas realmente esta sem ritmo de jogo, culpa de quem? Andrade, que não põe pra jogar nos jogos... |O imperador faz falta, mas, paciencia!! O torozinho, esse eu sou meio ruim pra falar dele, adorooo d+! Jogador, meio volante, meio zagueiro, meio atacante, ele eh d+... mas ontem foi desespero mesmo... =/ ai.. vamu q vamu mengo, Andrade tem q colocar os meninos pra cima... que time nos temos! =D Vamo, Mengão!

vanessa lopes disse...

Bastante pertinente esse post, sabemos o que existe por trás das notícias escandalosas sobre o Adriano. Mas o fato é que o Mengo mudou, com ou sem o Imperador, o animo, o desejo e o gostinho de vencer. Anseio muito pelo retorno do imperador de qqr forma, sou fã daquelas coxas passeando pelos gramados e fazendo gols.

Caio de Almeida disse...

Achei exatamente o que você achou da partida, amigo. Só discordo que o Fernando tenha jogado mal. Na verdade ele nem entrou em campo!!! :)

SRN

Caio de Almeida disse...

Uma observação... Eita blog florido ein!!!! Como você consegue isso, Gil? Me ensina?

Ivan Pantaleão disse...

Gil, só faltou uma coisa: o espaço para assinarmos junto com você!! rsrs

Quem me conhece há algum tempo, do twitter e/ou do blog do Rica Perrone, como você, sabe das ressalvas que fiz quando se especulou sobre a vinda do Love para o Flamengo. Se, por um lado, continuo não o achando um craque, por outro lado estou me tornando um fã deste jogador que vem mostrando, a cada partida, o que é dedicação à camisa, aplicação tática, solidariedade em campo... enfim, o que é ser candidato a ídolo da torcida, mesmo tendo as suas limitações.

Estou adorando queimar a língua; e você?

Abraços e SRN

Ivan Pantaleão
blog Aqui é Flamengo, Moleque! http://aquiehflamengo.blogspot.com/

Luis Gustavo disse...

O pet não foi tão mal assim, deu duas boas assistências, em uma o pacheco se atrapalhou na outra originou o lance do gol, exagero falar que ele foi mal, isso sem falar do pasto que era o campo, a bola não rolava em momento algum, mas enfim Gil, o fla foi bem, liberta é assim, time que joga bem é time ganha, e o fla jogou para ganhar e não para dar espetáculo, afinal nenhum time da américa do sul tem capacidade para da espetáculo em uma libertadores.

Anônimo disse...

Concordo com vocês. E acho que o jogo do Flamengo foi muito prejudicado pelo gramado, que é uma bosta.

Quanto ao desempenho do Love. É o que eu sempre digo, quem é Mengão sempre vai suar a camisa.

Provas recentes disso:
Ibson, Angelim (pode não jogar bem, mas não tira o pé na dividida), Sheik e agora o Love.

Sou a favor de contratar jogadores assim, rubro-negros de verdade.

É como se eu, ou você tivesse uma oportunidade de vestir o Manto um dia e entrar em campo. O que você faria? ... É isso!

SRN
Gabriel Plaisant

Marcelo Guimarães disse...

Fala Gil,
Concordo com cada palavra que escreveu. Só dou uma cornetada de leve no Pet. Tem que encontrar ânimo.
Abs

Jefferson freire disse...

O Bruno e o Love foram os melhores em campo. O Fernando deu uma caída, mas acho que diante do que se tem no mercado disponível, ele pode permanecer para compor elenco. Toró vacilou e o Alvim entrou bem, mas o melhor foi a declaração dele no final do jogo.

SRN

Helder Rodrigues Bino disse...

Ganhar sempre é bom...Vágner Love é um "MONSTRO" com a camisa do Flamengo...Petkovic tem que jogar ou voltar a jogar...tem que ser escalado como titular, SEMPRE...e graças a Deus, Maldonado está voltando prá consertar nossa defesa...Kléberson é muito criticado pelos "gênios comentaristas", mas o passe pro gol do LOVE foi sensacional e matou a PARADA...lá fora, não precisa jogar "bonitinho", tem apenas que fazer o resultado...os caras não perdiam lá há 12 jogos, e perderam pro time que tem no MANTO uma verdadeira MAGIA...boa MENGÃO...abraço a todos...Helder...Goiânia

voo do urubu disse...

É isso aí!

Saudações rubronegras!