segunda-feira, 8 de março de 2010

O FLAMENGO NÃO VENCEU SÓ O RESENDE!



No sábado a noite o Flamengo, desfalcado de Adriano, enfrentou o Resende em Volta Redonda. Aliás, o nome da cidade parece-me bem sugestivo para o que vimos acontecer em campo: uma verdadeira VOLTA por cima rubro-negra.

Ainda sob o impacto das especulações sobre o incidente ocorrido entre o Imperador e sua "namorada" na favela da Chatuba, durante um baile funk, o elenco do Mengão pareceu entrar em campo com mais vontade, mais voluntário e mais aplicado. Mesmo com um meio-campo que começou repleto de volantes (novamente), vimos um time que realmente entrou em campo com a missão de apresentar um futebol mais convincente e empolgante, talvez para compensar a ausência de um de seus líderes.

Desde o começo, mesmo com todas as dificuldades ofensívas, a gente buscou o ataque e pressionou o alvinegro serrano. O excesso de vontade e a ansiedade pelo primeiro gol, acabaram abrindo espaços pros caras chegarem com Tuta algumas vezes. Mas nada que desse dor-de-cabeça ao goleiro Bruno.

Foi então que, pra desgosto de uma parte da imprensa, Bruno Mezenga, ironia ou não o substituto do Imperador, abriu o placar da goleada mengolina com um golaço. Vagner Love recebeu a bola, se desmarcou e lançou com precisão o "Rei do Gado", que tomou a frente do zagueiro e mandou de canhota, na forquilha: 1x0 Mengão. Foi o quarto gol do garoto na temporada e TODOS ELES na Cidade do Aço.

Mas neste momento da partida, o futebol do Fla era apenas aguerrido, contudo, pouco criativo. Ainda assim, conseguimos nos manter os "senhores do jogo" até o fim do primeiro tempo, quando o time sofreu uma transformação nos vestiários...

O Flamengo da segunda etapa, felizmente, parece ter saído de um sono profundo que perdurava desde a partida contra o Universidad Católica e jogou futebol de verdade, em direção ao gol.  E Juan (quem diria?), que no primeiro tempo estava correndo muito e acertando pouco, voltou ousado e ofensivo como não ocorria desde o Brasileiro de 2008(!). O lateral-esquerdo passou a ser o principal ponto de fuga do Mengão para o ataque e tudo dava certo com ele por ali.

Pra continuar o "cala-boca" na imprensa, Tromba também resolveu dar a sua contribuição e arriscou colocar Pet, Ramon e Alvim em campo sem tirar Vinícius Pacheco e nem Juan. O resultado você poderia imaginar qual seria. Mas duvido que você imaginaria que seria tão rápido: mal o gringo pisou no gramado, Léo Moura cobrou com perfeição uma falta sofrida por Juan e aumentou o placar pra 2X0.

Minutos depois, o sérvio e Vinny fizeram uma triangulação no meio. Pet viu Love em impedimento, mas notou que o moleque avançava por entre os zagueiros. E foi ali mesmo que chegou o passe milimétrico, pro camisa 22 bater seco, no canto, aumentando pra 3 a diferença.

Sem peidar, Juan aproveitou a boa noite e continuou "indo pra cima deles". Num lance de bobeira do ataque resendense, ele se antecipou, roubou a bola e acionou Ramon. O meia devolveu, de primeira, deixando o camisa 6 cara-a-cara com o goleiro. Mas apesar disso, o baixinho resolveu tocar pro lado e consagrar Vagner Love, que tocou pro gol vazio e assumiu a artilharia isolada do Cariocão 2010, com 10 gols.

Com essa vitória e o futebol apresentado, o Flamengo mostrou que não depende exclusivamente do Adriano para vencer (ainda que fosse uma partida mais difícil) e que o grupo se uniu ainda mais com a polêmica babaca esticada e incitada (pra minha surpresa) pelos jornais Globo, Extra e pelo Globoesporte.com, onde, geralmente, esse tipo de palhaçada e sensacionalismo imbecil é raro. Mas como já acompanho futebol há muitos anos e sei que é só o Adriano voltar e marcar dois gols numa partida que não ouviremos mais falar do nome dele, que fico tranquilo e digo para vocês que este grupo parece mais calejado pros desafios e pras crises de 2010.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

4 comentários:

Pétris - Astraliza disse...

Poucos minutos para PET, tem precisões que rendem mais que a busca em 90 minutos de grandes estrelas mais jovens. Pacheco tem feito ótimas partidas. Quanto Adriano o homem joga , mais está fofolete e indisciplinado. Na sobra de craques, vamos dar oportunidades os que tem feito a diferença!

Nickolas Sobral disse...

Vamo que Vamo Mostramos que conseguimos jogar sem o Adriano uma coisa Futura que Em Breve Acontecerá com a Futura saida dele depois da Copa!

Caio de Almeida disse...

Eu sinceramente não acho que a imprensa esteja contando mentiras. Os caras gostam de uma sacanagem e a gente já sabia disso.

Mas realmente não dá para permitir que essas polêmicas assolem o grupo em meio a uma competição tão importante quanto é a Libertadores.

A Patrícia Amorim precisa blindar os jogadores, como você disse lá no Twitter. Eles deveriam ser proibidos de dar entrevistas livremente, exatamente como fizeram o Inter e o Santos. Assim ninguém fala o que não deve, porque a imprensa está de olho.

Ivan Pantaleão disse...

Mais uma vez na mosca, Gil!

Foi bem por aí mesmo que tudo aconteceu e, tenha certeza: o grupo se empenhou muito mais mesmo, só não sei se movido apenas por solidariedade, uma vez que muitos dos que estavam em campo tinhas os seus na reta, afinal Adriano não estava sozinho na Chatuba... rsrs Se desse zebra no jogo, ia sobrar pra todo mundo!

Fiz um post no meu blog ("Aqui é Flamengo, Moleque!") sobre o caso Adriano ("Ô Adriano, cê tá me ouvindo?") e convido a todos para dar uma passada por lá, ler e comentar!

Ivan Pantaleão
blog: http://aquiehflamengo.blogspot.com/
twitter: http://twitter.com/IvanPantaleao