sexta-feira, 9 de abril de 2010

CORAGEM SOB FOGO



O ser humano mudou o mundo por conta de seu inconformismo. Não fosse por essa inquietude, essa constante insatisfação essencial, não teríamos a motivação necessária para as descobertas e para a evolução. É o incoformismo que arrasa com o senso comum, com o comodismo e a famosa unanimidade, e faz com que os homens busquem um caminho que ninguém nunca teve a coragem de trilhar.

Você deve estar se perguntando ai porquê estou filosofando tanto sobre inquietude e inconformismo. E a resposta é: insisto no assunto porque é deste mal que o nosso Flamengo está padecendo. E o nosso papel (meu, seu e de quem ama esse clube) é questionar, debater e suscitar novas idéias que ninguém tenha pensado antes.

Já começaram a pipocar lá no TWITTER URUBUZADA, onde fiz uma "transmissão" lance-a-lance do jogo de ontem, os primeiros pedidos para derrubar o Andrade (o que ainda acho cedo). E o principal tema das reclamações é exatamente a falta de coragem do comandante em 2010.

Mas não pretendo transformar este post numa bandeira do "Fora Andrade". Pelo contrário. Assim como o Arthur Muhlemberg, julgo que o nosso papel é pressionar, cobrar e incentivar o "Tromba" a colocar em campo uma equipe que seja capaz de partir pra cima dos adversários, porque esse é o DNA rubro-negro.

Mas mudar não é fácil. Não é pra qualquer um. Os exemplos estão espalhados por ai, é só você ver. Até mesmo na sua empresa. Ou vai me dizer que a galera mais jovem, que está começando agora, não tem idéias e filosofias muito mais ousadas e transgressoras do que a galera que está no comando? Aposto com você que sim!


Nesse blog, coloco minhas opiniões à disposição daqueles que também não querem aceitar a filosofia do continuismo e que precisam ver um Flamengo diferente em campo. Como escreveu o filósofo romano Seneca certa vez "Não é porque uma situação mostram-se difícil que não devemos ousar. É justamente pela falta de ousadia que essas coisas são difíceis". E precisamos mudar o pensamento AGORA, porque os riscos de jogarmos o ano de 2010 pelo ralo são iminentes.

____________________________________


Sobre o jogo


Tecnicamente falando, o Flamengo era muito melhor que o time chileno. Tivemos mais posse de bola durante o jogo todo. O problema é que essa maioria foi usada com passes pro lado, arrancadas sem sentido e cruzamentos mal feitos, como TODOS os que o Juan tentou.

Aliás, falando em Juan, o lateral foi uma das piores figuras em campo. Só não foi pior do que o já tradicional Kleberson, que voltou a ser aquele jogador insuportavelmente frio e sem vibração. Vinícius Pacheco completou o trio dos que não realizaram NADA em campo.

Bruno também deu a sua pixotada. No primeiro gol, ficou no "deixa que eu deixo" e acabou permitindo que a bola cruzasse a pequena área na sua frente. Um gol ridículo e, devo concordar com os críticos, típico de quem foi poupado de treinamentos durante a semana.

Na zaga, Angelim reclamou e voltou (e o Andrade dizendo que não dá ouvidos às pressões). Já o Álvaro (que falhou pra cacete) reclamou e não deve voltar. Sobre a dupla de zaga, meu receio reside no fato de ambos serem mais experientes e não aguentarem correr atrás dos atacantes mais novos e velozes. Se pegarmos um time rápido, como o Santos e Cruzeiro, temo pelo pior.

Sobre o Pet, ficou claro: ele está sendo claramente sacaneado. Não pela entrada do Michael, que realmente mostrou bom futebol, mas pela forma como tudo o que se refere ao gringo vem sendo tratado. Com ele, tudo é mais rigoroso, tudo é mais cobrado, tudo é mais chorado.

Andrade pode negar, mas o camisa 43 só entrou em campo porque a torcida gritou, pediu e vaiou quem estava em campo. Do contrário, Pet continuaria sentado naquele banco de reservas até que seu contrato expirasse ou até que aceitasse a renovação proposta pelo Flamengo. Essa é mais um "cabo de guerra" do jogador com o clube.

No ataque, Love fez o que pôde e foi perigoso por muitas vezes (recebeu pênalti do goleiro não marcado pelo juiz da partida). Mas esbarrou numa deficiência crônica: sua pontaria. Tivessemos feitos todos os gols que se desenharam pelos pés do artilheiro do amor, teríamos vencido com certa facilidade.

Pra encerrar o post, falarei sobre o Andrade. A escalação do time no jogo de ontem foi equivocada. Ele meteu um 4-5-1 dizendo que era 4-4-2. Mas o Pacheco EM MOMENTO NENHUM jogou na frente. Pra um esquema como esse, com apenas um atacante, funcionar, teria que ser um homem de referência na área (coisa que o Love não é) e ter dois laterais muito contundentes (quase atacantes), fato que não está mais acontecendo com tanto frequência. Ai, acabávamos insistindo demais naquela correria pelas alas, mas sem nenhuma objetividade. Quase rearrumou a formação, no segundo tempo, as coisas começaram a melhorar. Mas ai o "Tromba" cagou tudo no final, ao colocar o Maldonado frio num jogo fervendo, e recuar a equipe exatamente no momento em que poderíamos (e deveríamos) prender a bola lá no ataque.

Tenho a esperança de que o nosso comandante ao menos avalie o que vendo sendo dito nas arquibancadas sobre o time. Assim ele não precisará ouvir o que vem sendo dito sobre ele.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

Nenhum comentário: