quinta-feira, 4 de novembro de 2010

OS PECADOS CAPITAIS DO FLA

Os 7 pecados capitais, vícios do homem, de acordo com a visão de Jérôme Bosch.

Já diziam os antigos cristãos, que há muito tentam controlar seu povo e suas paixões, que há dois tipos de pecados cometidos pelo homem: os pecados menores, aqueles que não precisam da confissão para se obter o perdão e os pecados capitais, os vícios graves, que podem levar alguém à condenação pelas leis divinas no momento do julgamento final. E ontem a noite, num Castelão lotado e dividido ao meio pela torcida do Mengão, vimos um Flamengo que abusou de pecados graves e conseguiu sair apenas com um empate contra o Ceará, por 2x2, pela 33a. rodada do Brasileirão. Com apenas um mísero pontinho somado, nossa equipe continua sentindo o calor inconfortável do inferno do Z-4, que está a apenas 5 pontos de nós.



Vaidade: O Flamengo abriu o placar logo aos 2 minutos e deixou o Ceará desnorteado. Poderíamos ter ampliado e concluído a partida logo nos primeiros 45 minutos, não fossem alguns jogadores, que assim como Lilith, abandonaram suas obrigações básicas para fazer o que bem entendiam: Juan arriscou jogadas pelo meio, toques de calcanhar e lançamentos de perna direita, errando de tudo um muito. Willians colocou na cabeça que precisa ir à seleção e que, por isso, deve mostrar a todos que consegue armar jogadas. Quis aparecer, certamente esquecendo-se do provérbio que adverte que "um coração que maquina projetos iníquos são pés apressados para o mal". E Willians foi mal, muito mal. Correa, que entrara no lugar do virtuoso Maldonado, avançou demais e desprotegeu a zaga, não cumprindo a função de proteger a zaga. Foi seu orgulho de querer atacar, junto com a falha do maior pecador do jogo, que deram origem ao primeiro gol dos cearenses.

Inveja: Marcelo Lomba viu o goleiro do Ceará falhar feio no gol inaugural da partida. Resolveu então mostrar quem era o pior em campo e falhou nos dois gols do time nordestino. No primeiro, saiu mal pra cacete do gol, numa bola aparentemente sob controle, e socou de maneira descoordenada. Magno Alves só teve que bater para o gol vazio. O mesmo trabalho que o pseudoatacante, ex-Florminense, teve também no segundo gol. Pouco tempo após o desempate de Angelim, que me fez reviver a emoção do gol do hexa, o Ceará partiu num contra-ataque pela esquerda. Juan, mortinho em campo, não conseguiu parar o atacante, que conseguiu um arremate fraco para o gol. O chute, rasteiro e despretensioso, contou com mais uma falha de Lomba, que espalmou para a frente, nos pés do camisa 96, que só empurrou pras redes, fazendo 2x2. Quem sabe ele não pensou que tais caridades amenizariam sua situação no momento do juízo... porque pela torcida, ele foi condenado.

Preguiça: No momento em que fez 1X0, ficou visível que tinha caixa pro Mengão fazer mais. Bastava que permanecessemos pressionando o time do Ceará em seu campo de defesa. Mas, não. O Flamengo preferiu recuar e esperar, preguiçosamente, pelos contra-ataques. Os contra-golpes não aconteceram com a velocidade necessária e acabamos acuados durante 25 minutos no primeiro tempo.

Avareza: Lendas dos antigos evangelhos dizem que Mammon, o filho do diabo, voltará à Terra, com ajuda divina, para trazer o Apocalipse. E ontem um desses demônios voltou a aparecer em campo com a ajuda de Luxemburgo. O que será que deu na cabeça do "profexô" para colocar aquele Fernando pra jogar? Tá certo que o irmão do "Casalberto" não teve culpa no resultado. Mas, com saída de Toró, é bom que o Flamengo abra seus cofres e se prepare para contratar um novo volante em 2011. Do contrário, se ficarmos de muquiranagem, poderemos ter que aturar um "demônio" desses como titular. E isso, sim, seria o Apocalipse.

Gula: Prender demais a bola, do popular "bancar o fominha", ainda mais quando não se está bem na partida, não é das melhores coisas a se fazer. A não ser que você queira ser vaiado pela torcida. Pelo visto era exatamente isso que queriam nossos atacantes Diogo, Diego Maurício e Deivid. Sem conseguir produzir absolutamente nada em campo, os atacante exageraram nas tentativas de pegar a bola na intermediária e partir driblando. Em especial DM e Diogo. A questão é que o time do Ceará estava bem postado na marcação e, excetuando uma pixotada ou outra, não permitiu que nenhum avanço resultasse em chute à gol pro Fla. Aliás, nosso ataque 3D parecia estar sem óculos, ontem. E o máximo que a gente conseguiu ver foi uma imagem embaçada de 3 jogadores em campo. Dos 27 passes errados dados pelo Fla em campo, 16 foram de autoria de um dos 3. Haja gula...

Luxúria: Esse é o pecado cometido por quem gosta duma putaria. E nosso time parece se amarrar em ficar de putaria com a nossa cara. Não dá mais pra ficar flertando com a maldita Zona do Rebaixamento. Não dá mais agüentar essa palhaçada de somar apenas 1 ponto por jogo, por conta de erros bobos, ainda mais quando os adversários não deveriam dar nem pro começo contra o Mais Querido. Empatar com Ceará, depois de estar ganhando, é sacanagem. Tomando dois gols de Magno Alves é gozação com a (e na) nossa cara! Faltam 5 rodadas pro fim do Brasileirão e precisamos somar mais 5 pontos pra afastar de vez o perigo de cairmos pro submundo que Bosta, VasCU e Flor adoram frequentar. Será muita putaria se tivermos que esperar até a última partida pra acabar com essa palhaçada. Deste jeito, nossa torcida também vai acabar pecando. Pecando pela Ira!



Luxa, nós sabemos que você já promoveu milagre com essa equipe que está ai, mas não podemos permitir novos pecados como os de ontem. Você precisa queimar os infiéis para que, em 2011, o Flamengo volte a ter as virtudes de um Flamengo de verdade!

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

OBS: Este post é homenagem ao excelente blog http://igrejaflamengo.blogspot.com/ e a todos os fiéis rubro-negros, como eu.

14 comentários:

Gustavo Legey disse...

Eu tb acho que o Luxa tem que dar um tempo com esse negócio de ataque 3D.
O Fla perde o meio campo com esta formação. Já foi assim contra o Corínthians (primeiro tempo) e ontem tb. Depois tem que arrumar a casa no segundo tempo.
Nem acho que foi o gol (precoce) que fez o Fla recuar. Acho que foi mesmo a formação com 3 atacantes.
Pode até dar certo, mas na nossa situação, é melhor o Luxa fazer o feijão com arroz mesmo.
Não quero chegar as duas últimas rodadas precisando de vitória pra continuarmos na primeirona.

Caio de Almeida disse...

Meu caro, Gil, sempre ouvi você falando que não tinha religião e por isso não imaginava que conhecesse tão bem a Bíblia. Concordo que o ano que vem será fundamental para o Flamengo se acertar. Temos que expulsar esses pernas-de-pau da Gávea e o Vanderlei é a pessoal certa para fazer essa caça às bruxas. Ele só não pode cair no pecado da vaidade também e começar a trazer os jogadores dos seus amigos empresários. Caso contrário, corremos o risco de ver o clube se transformar num mercado de jogadores como nos tempos de Kleber Leite.

SRN

Unknown disse...

Mano excelente valiacão!! Podem me apedrejar, mas visto os jogos anteriores a coisa está mudando a passos de formiga e se vontade ms está mudando...Entendo que precisamos,nós nacão de uma mudanca urgente, mas precisamos entender que mudancas par serem de fato expressivas levam um certo tempo. Um beijão Gil

GuiBorges disse...

Ataque "3D" não da certo isso é fato, acho mais fácil lançar o Marquinhos no meio de campo.
Lomba é meio maluco, quando ele cisma de fazer besteira é brabo.
O maior problema que eu vejo em nosso time é o meio de campo que é extramente morto.

Unknown disse...

Ta foda mesmo Gil!!!

Esse sofrimento que não acaba, espero me livrar logo desse fantasma e começar a pensar no ano que vem.

Primeiramente temos que abrir os cofres e contratar um armador que tá dificil, passamos o ano inteiro sem um cabeça pensante ali no meio. O Pet já deu o que tinha que dar e muito.
Espero que o Luxa resolva esse problema.

Você comentou sobre a coisa horrível que é o Fernando, também acho isso. Mas não acho que o Toró vá fazer falta assim como disse. Eu gosoto do Torózinho, mas acho que igual a ele tem um monte.

Eu fico pensando e quem podemos contar desse plantel para o ano que vem e fico precoupado e deseperado. Pq na minha opinião só salvaria uns 5 candangos, mas vamos ver no que vai dar.

Agora é aguardar esse campeonato acabar logo e espero que o Campeão seja o Cruzeiro, pq aturar o Flor ou os Curintia não mereço.

SRN
Abraço

Alexandre Gatuso disse...

GIL O TEXTO FICO MUITO FODAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! TOMARA QUE A BARCA ANO QUE VEM SEJA IGUAL A ARCA DE NOAH E LEVE TODO MUNDO EMBORA!!!!!!!!!!!!!!!!!

Karoll Chaves disse...

CHEGA DE ATAQUE 3D PQ SÓ VEJO SOMBRAS DO MANTO SAGRADO! ...

Perdemos o meio e jogamos com menos um pq o Deivid eh nulo nessa formação!

Excelente Texto Gil, recomendei se me permite ;D

SRN

TORCIDA FLAMANOLOS disse...

Belo texto!
E diante de tantos pecados, há quem seja o advogado do diabo nessas horas. Coitado do Lomba.. rsrs
Desde o início, achei ruim usar 3 atantes sem o Val Baiano. Deivid não é de área e nunca será. Acho um absurdo jogar com 3 atacantes sem ter ninguém fixo na área. Um cone seria mais útil, porque.. pelo menos a bola poderia bater nele e entrar. Ter alguém fixo na área, é fundamental.
Outro fato que me pertubou, foi o meio campo com 3 jogadores e só um rendendo.
Correa e Willians ficaram perdidos e nem eles sabiam quem era o 1º volante da história toda. Maldonado é tão foda, que até o Willians joga melhor com ele em campo. Volta, Maldonado!!!!!

@RenatoCroce (Alexi Lalas)
www.flamanolos.blogspot.com

Dani Souto disse...

Infelizmente o esquema com tres atacantes anula o nosso melhor atacante no momento, que é o Diego Mauricio.

Mas o pior pecado que eu acho do Flamengo é a preguiça.

Por causa dela, somos campeões em empates nesse campeonato esquecível.

Bjs Queridão!

@CrisMarassi disse...

Gil,
como sempre, vc arrasou no texto, nas comparaçoes. Metáforas ótimas! Acho que pegou pesado com alguns de nossos jogadores (como o Lomba), mas entendo que seja a tal da IRA, que acometeu a todos nós depois de um joguinho porqueira como esse.
Bjao e SRN!
@CrisMarassi

Unknown disse...

Pra começar um time q tem como capitão o fino e manso Léo Perla ,não pode querer impor o peso da camisa a ninguém!Juan está terrivelmente mal e o Marquinhos voando ...prq não a troca?Corrêa e Renato correm sem nenhuma idéia do q fazer.O Excelente Willians pelo contrário quer fazer mais do q deveria e é mto bom fazendo.Prq joga o Deivid se o homem de área é o Val baiano?Prq não troca os 11 e manda aqule time q odiava comemorar empate dos anos 80 fazer uma palestra para os JoGadores do Maior time do Brasil se tocarem aonde estão pisando !?

Vamos q vamos q time grande não cai!

@educhiara disse...

Pra começar um time q tem como capitão o fino e manso Léo Perla ,não pode querer impor o peso da camisa a ninguém!Juan está terrivelmente mal e o Marquinhos voando ...prq não a troca?Corrêa e Renato correm sem nenhuma idéia do q fazer.O Excelente Willians pelo contrário quer fazer mais do q deveria e é mto bom fazendo.Prq joga o Deivid se o homem de área é o Val baiano?Prq não troca os 11 e manda aqule time q odiava comemorar empate dos anos 80 fazer uma palestra para os JoGadores do Maior time do Brasil se tocarem aonde estão pisando !?

Vamos q vamos q time grande não cai!

Luaninha Santos disse...

Adoreii! Faz sentindo. Acho q essa NAÇÃO maravilhosaa preciisa de mais respeito! Mas tbm não devemos culpar tanto o Luxa, ele ta tentando fazer milagre ainda não perdeu (e oq ta me irritando ainda não ganhou tbm com um placar justo) Mas nossa equiipe precisa de reforços. ACORDA PATRCIA AMORIM!! Nem o Zico aguentou essa pressão! Pq seraá? Vamo q vamo MENGÃO! SRN

JEFF - Jorge E F Farah disse...

Gil,
MUITO OBRIGADO pela honra de ter sido citado em seu texto. E ainda por cima em um texto fantástico como este. Está sensacional, cara.

Comparar o Fernando com um filho do demo foi impagável.
No entanto, já que falamos de pecado, devo confessar que não merecia tanta honra. Algumaz vezes, até já pensei em falar sobre os pecados capitais, mas não conseguia enquadrá-los (principalmente os dois últimos citados por você) em um artigo comparando-os ao futebol. Você o fez com maestria.

Gostei tanto do artigo que foi minha fonte de inspiração para o último post lá no meu blog ("Assembleia das Pastorais e o dia de Honra do Pastor").
FLAmém, irmão!