quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PERGUNTAS #FUTCAST

Felizmente, temos recebido várias perguntas para serem respondidas no #Futcast. A galera tem participado bastante e a gente está amarradão com isso. O problema é que, com o aumento do número de ouvintes participando (e o consequente aumento no número de perguntas), o tempo não nos permite responder a todas. Sendo assim, eu, o Tozza e Burity, do Flamenguices, resolvemos responder aquelas perguntas que ficaram sem resposta lá no programa por aqui e por lá pelo Flamenguices. Vamos a elas:


Qual foi o principal erro do Flamengo em 2010?
Foram muitos os erros, mas acho que o principal foi a falta de uma liderança real no clube. Patrícia Amorim, no afã de manter a diplomacia junto aos seus opositores, deixou de tomar decisões fundamentais para o sucesso de sua gestão e, consequentemente, para o clube. Na Gávea, reina a lei da selva: ou você mata ou você morre. E a Patrícia se omitiu em assuntos que NECESSITAVAM de uma ação, o que significa a morte. Como profissional formado em marketing e gestão, sei que ela deveria ter expulsado do clube todos aqueles que não estavam alinhados com suas idéias. Mas ela refugou e tentou "seduzí-los" com sua postura moderada. Ledo engano. Acabou sendo engolida por seus erros e levou o clube para um buraco complicado de sair.

Nomes de reforços para 2011?
Pra começar, confesso que dispensaria boa parte do nosso elenco. Não de maneira irresponsável, mas dentro do possível. Para contratação, pensei numa espinha dorsal pro time. Gostaria de um goleiro, um zagueiro, um ala-esquerdo, um meio-campo e uma atacante. Minhas opções para cada posição são:

Gol - Diego Cavalieri (Cesena), Felipe (Braga) ou Lauro (Inter).
Zaga - Juan (Roma), Breno (Bayern Munique), Léo Fortunato (Braga) e Rafael Tolói (Goiás)
Ala - Everton (Pumas) e Thiago Feltri (Atlético-GO)
Meia - Alex (ex-Inter-RS e atualmente no Spartak), Íbson (Spartak) ou Elias (Atlético-GO)
Ataque - Vagner Love (CSKA), Alecsandro (Inter) e Funes Mori (River Plate)

Vocês acreditam que hoje tem jogadores no time que amam o Flamengo ou apenas se identificam com o clube?
Acho que a idolatria cega acabou como um todo e, de certa forma, acho isso positivo. Jogadores que amam o clube e, de fato, dedicam-se pelo escudo e pela camisa que vestem, são raríssimos. Hoje o que percebo mais é uma adaptação/identificação do atleta à estrutura, ao ambiente, à torcida, à cidade e etc. É isso que prende um atleta ao clube em 99% dos casos. É claro que o fator emocional ("esse é meu time de infância" ou "fui formado aqui dentro e todos gostam de mim") pode contar. Mas não acredito que isso DEFINA a permanência de um jogador, ainda mais se ele está em começo de carreira e, portanto, ainda não tem sua independência financeira.

Porquê os gols não saem? O que precisamos pra mudar essa história em 2011?
O gol não sai porque o Flamengo não chuta a gol. E quando o faz, faz sem qualquer qualidade. Uma coisa, em especial, me incomoda muito nesse time: o fato de não arriscarmos chutes à distância e ficarmos tentando a todo momento penetrar na área adversária.


Vale destacar que o Luxemburgo pegou um time desmotivado e sem qualquer entrosamento. Ele treinou jogadas (se você reparar, QUASE TODOS OS GOLS do período Luxemburgo saíram de escanteios e cobranças de falta) e alguns fundamentos, mas o time do Fla não é um conjunto de verdade. Até porque faltam algumas peças.


Todos os jogadores de ataque (e isso pode ser um atenuante) não estavam no clube no primeiro semestre e a falta de entrosamento, aliada as frequentes mudanças táticas propostas pelo Luxa, também dificultam o acerto. Mas acredito que vamos nos acertar para 2011 já no período da pré-temporada.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!


Gil

Um comentário:

Octavio Machado disse...

Gil, eu contrataria Adriano Michael Jackson do Bahia. rs.

Um abraço e saudações rubro-negras sempre.

Octavio Machado
http://os4grandes.com.br/flamengo