sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PRÉ-JOGO: FLAMENGO x BOTAFOGO
"ESQUEMA ANTI-JOEL"

O Botafogo, como todo time do Papai Joel, joga com 3 zagueiros, 2 laterais que sobem bastante, 3 volantes, apenas 1 meia de ligação e 2 atacantes. Como funciona com 3 volantes, as saídas de bola do Botafogo restringem-se somente aos laterais. Todas as jogadas são iniciadas pelos alas, que fazem tabela com os jogadores de meio (normalmente um volante um pouco mais habilidoso ou um meia de ligação), caminhando assim em direção ao ataque, onde eles têm Herrera caindo pelos lados e o Loco Abreu, centroavante mais cabeçudo, centralizado, para aproveitar as bolas aéreas.

Como matar esse esquema???

Sem mudar a sua forma de jogar e nem mudar o esquema, usando o 4-2-3-1, o Flamengo pode fazer com que os meias congestionem as laterais do Botafogo, travando assim as únicas saídas do alvinegro, que só conseguirá sair através dos volantes ou de chutões. Fazendo isso, praticamente matamos o esquema de Joel, visto que os volantes do Botafogo não sabem sair com a bola e, com isso, ela sempre chegará quadrada para o ataque, facilitando a nossa roubada e os contra-ataques.

Posse de bola do Botafogo na saída de bola.

Renato marca a saída de bola fazendo marcação ao Alessandro, ajudado pela chegada de Deivid e de R10 (mais a distância), com o Egídio fechando também o espaço.





R10 e Thiago Neves encostam e fecham o avanço do lateral-esquerdo, recebendo o mesmo apoio de Deivid e R10, mas desta vez com o Léo Moura fechando as opções de saída do Marcio Azevedo.



Williams e Maldonado congestionam o meio, ajudando na marcação do Cajá, obrigando que o Botafogo saia pro ataque com seus volantes cabeçudos, e assim isolando Loco e Herrera.

É isso ai! Se o Luxa não inventar demais, dá pra vencer E BEM o Botafogo.

VAMO QUE VAMO, NAÇÃO!

Tozza

5 comentários:

Ique Muniz disse...

Botafogo joga com 11 na linha e 1 no gol, Tozza?

Tem que ver issae!
heheheh

Luciano disse...

Boa opção tática precisamos ver se isso se aplica na realidade do Mengão
Nosso time em formação acho complicado tem que haver muita aplicação dos jogadores.

Unknown disse...

Acho que só eles jogando com 12,pq a gente vai iniciar com 12 ne... a nação :)

Valeu Ique

Tozza

Marcella Miranda disse...

bom...eu poderia perder horas declinando sobre táticas...esquemas...e essas coisas teoricas q homens adoram falar... Poderia dar minha ótica sobre como o professor Luxa deveria armar seu time...mas sou menina...uso rosa! E minha ótica talves ñ seja tão relevante....sendo assim me limito a dizer minha opinião dos ultimos jogos...8 jogos...8 formações...8 rivotril(calmante) e entrosamento zero!
Eu esperava um time vivendo em clima de romance...tudo dando certo! Mas hj ñ é a realidade. Temos o ouro na mão e não sabemos como usar!
Testar em dias de jogos??? Haja unhas a serem ruidas...quem vai pagar o meu salão??? Assim não dá Luxa!
Mas sinto-me tranquila com o jogo de amanhã...afinal estamos falando dos chorões....com todo respeito ao Tio Joel,que tem todo meu respeito e admiração. Mas isso não faz do time uma equipe de "não chorões".... E acho q Luxa entende q rivotril...unhas roidas...TPM... Não estão me fazendo nada bem!
Então até amanhã Nação que tem #dnarubronegro é tudo nosso!
Valeu Tozza adorei seu esquema tático...assino embaixo!
Domingo é dia de festa! Mengão do meu coração! #NADAIMPORTASEMOFLAMENGO
Bjs @marcellinharj

Anônimo disse...

Amanhã assisto o jogo mais lucido depois de ler o esquema tático e vejo grande chance de vitória do nosso Flamengo.Vejo TN e RG jogando melhor e todo o elenco.Na minha opnião,bostafogo já entra perdendo,tamanha a grandeza do Flamengo,mesmo que a vitória seja de 1 gol apenas é o suficiente,o importante é o resultado e vamos no próximo jogo contra o Boa vista,diga-se,boa catarata,para mais uma vitória.
Reconheço que estamos em fase de "entrosamento",mas entendo que por incrivel que pareça,estamos 100%,que seja assim
>>>Christiano @chmctba