sexta-feira, 18 de março de 2011

NEM 8, NEM 80. TALVEZ A 9.



Ganhamos ontem do Fortaleza, por 3x0, fora de casa, e avançamos pra próxima fase da Copa do Brasil sem jogo de volta. Mas terminei o #UrubuzadaAoVivo de ontem surpreso ao notar que muitos torcedores bradavam "Fora, Luxa".

Incomodado com o fato de estarem pedindo a cabeça do treinador invicto (um dos poucos dentre os times da série A), fui atrás do que diziam em seus tweets.

A maior parte dos raivosos, estava irritada com a atuação confusa do time na noite e atribuia isso a falta de um atacante (o que discordo). Luxemburgo, tornou-se, então, o alvo mais óbvio da "turma da corneta" por ter "embarreirado" a contratação do atacante que a torcida tanto deseja.

Confesso que me impressionei com a impunidade que certos torcedores concedem ao Adriano. Em alguns momentos, sinto até que o Flamengo fica em segundo plano em detrimento do jogador. É como se ele, por ser ídolo, pudesse tudo e não tivesse cometido absolutamente nenhum erro para agora ser preterido (não só por Luxemburgo, mas por outros treinadores, fiquem sabendo).

Adriano é um baita atacante. Os números, os lances e a minha memória não me deixam negar, nem que eu quisesse. Se fosse para considerar somente o futebol que ele pode demonstrar, eu realmente iria querer ele de volta no ato.

Mas a análise não pode ser tão simples assim.

Se o Adriano como profissional fez merda, descumpriu com suas obrigações - e cá entre nós, não acredito que haja UM rubro-negro sequer que negue isso - ele DEVE ser punido. É assim que funciona (ou deveria funcionar) em nossas famílias, no trabalho e na vida, como um todo. Toda ação gera uma reação.

"Vamos então massacrá-lo pelos erros do passado e não daremos nenhuma chance para ele?"
Não. Não temos que condená-lo pelas merdas que ele fez. Mas não podemos ignorar os fatos e achar que tudo será diferente agora, se o próprio Adriano não reconhece.

"Mas, Gil, o Adriano está dando mole ai no mercado, querendo vir de graça! Se ele for pra outro time, vai ser culpa do Fla e do Luxemburgo, que não se decidem logo".
O Adriano vir de graça, ajuda bastante, mas não resolve tudo. O salário de um jogador como ele é altíssimo e será necessário um "projeto". Considerando o profissional que Adriano vem sendo nos dois ùltimos anos, polêmico e descompromissado, é fundamental que todos os fatores envolvendo essa contratação sejam ponderadas antes de fechar contrato. Exatamente por isso, não consigo achar que o discurso do Luxa ou a demora do Flamengo em decidir sejam esse absurdo todo que alguns pregam.

Pensem bem: Luxa pegou um time arrasado emocionalmente e muito mal física e tecnicamente em 2010. O caso Bruno, a demissão do departamento de futebol e todas as polêmicas que a imprensa nos impôs, esmagaram o grupo. O treinador, a duras penas, conseguiu reerguer esse elenco e nos manteve na primeira divisão.

Chega 2011. O Flamengo faz uma limpa em seu time, dispensa algumas pragas que viviam encostadas no clube e contrata, na calada, com bastante planejamento, alguns bons jogadores. Um deles, Ronaldinho, duas vezes o melhor jogador do planeta. Quando o "Dente" chega, com ares de rei, o receio de todos era o grau de comprometimento que ele teria com o Flamengo. Pois bem. R10 treina todos os dias, chega na hora, se empenha e dá proporções internacionais ao time. Ajuda a unir o grupo e se posiciona como um verdadeiro ídolo, deixando claro a todos que entende perfeitamente que o clube está acima dele. E a torcida, por trás deste clube.

Considerando tudo isso e se colocando no lugar do "profexô" e do clube, vocês acham realmente fácil, tranquilo e rápido decidir por trazer Adriano? Acham mesmo um absurdo o treinador ficar com medo de perder o controle do time com a chegada dele?

Eu não acho.

"Acho que o mínimo que o Flamengo e o Luxemburgo deveriam fazer é chamar o Adriano para ter uma conversa. O clube deveria ser mais grato ao que ele fez por nós".
Vamos pensar sobre outro ponto de vista? Será, honestamente, que essa postura não poderia (deveria) partir do próprio Adriano? Se ele vive dizendo por aí que quer vir pro Fla e sabe (porque ele sabe) que muitos temem por sua postura pouco profissional, porquê não vir ao clube (ele tem entrada para isso) e mostrar que agora será diferente? Porquê não mostrar que ele é capaz de se redimir?

Adriano significou bastante em nossa história e devemos ser gratos, é claro. Especialmente pelo hexa. Mas ele não foi o único que conquistou aquele título. Tinha o Bruno, o Angelim, o Pet, o Willians, o Zé Roberto. Ele foi, SIM, o protagonista. Mas não um herói solitário, como costumam dar a entender.

Aliás, temos que parar com essa mania de atribuir somente a uma pessoa toda uma história de conquista. Como diz a sabedoria popular: "Tirandentes não fez a inconfidência sozinho".

Ele também deve ser grato ao Flamengo. Quando o contratamos em 2009, acreditamos num jogador que tinha anunciado o fim de sua carreira. Que dizia que não tinha mais alegria de jogar futebol. Que estava cansado de toda essa vida. Ainda assim, o clube correu atrás de parceiros e pagou ao Imperador algo próximo a UM MILHÃO por mês.

Repararam como toda história tem várias abordagens? Então sejamos menos radicais. Nada é só 8 ou 80.

VAMO QUE VAMO, MENGÃO!

Gil

11 comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto.
Sem comentários,afinal,vc não deixou uma rebarba se quer para comentários,falou tudo,hehehe,hehehe,parabéns pelo texto e opinião!
@chmctba

Nilza disse...

Parabéns pelo texto sensato.
Bom senso hoje é tão raro...
#SRN

@nilzabernadelli

GuiGuh7 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GuiGuh7 disse...

Caralhoooooo, Bixo Vamo faze uma campanha pro GLOBO te contratar pra fazer parte com o Arthur do BLOG DO TORCEDOR ... Vc e um eximero escritor .. um excelente torcedor e encara a realidade com muita seriedade ... SOU TEU FÃ DECLARADO ... Um Grande Abraço e Boa Noite, Seu testo fico FODA ...

@guiguh7

Paulo disse...

Parabéns pelo texto. Se o Adriano for o ídolo Rubro-Negr que a torcida acredita, ele procurará a diretoria e fará um contrato de risco. Se ele for para o Corinthians... é só mais um. Ponto. Por isso, ZICO é ZICO e o resto é o resto.
SRN

Maithê disse...

concordo, vc tem que ir pro blog da globo! parabens! :D

@the_maithe

Anônimo disse...

volta imperador.

Marcella Miranda disse...

bom...acho q de cara o maior "corneteiro" é o AAdriano. Que ja tá bem crescidinho e deveria zelar por sua reputação. Ele fala demais,se expões demais,enfim COLOCA A BUNDA NA JANELA! E ai dá nisso! Bando de torcedores passionais, eternos insatisfeitos,reclamões! Porra! Vc faz parte da torcida q esta invicta! Me citem por favor um outro time grande no Brasil q esta invicto! Compreendo o torcedor passional! Mas não o torcedor burro! Quem prefere AAdriano à Luxa tá dando tiro na cabeça!
Sou a primeira a reclamar da falta de sintonia,entrosamento etc...etc...etc...
Mas já diz uma frase antiga mas que resume tudo: em time que tá ganhando não se mexe!
AAdriano q aprenda de uma vez por todas a conduzir suas escolhas,com postura e em silencio! Siga o modelo das negociações do RG! Ele nao se manifestava e nem jogava lenha na fogueira! Exemplo!
E o Luxa? O Luxa hj É O CARA!
SEM MAIS...
SRN. @MARCELLINHARJ

Ax disse...

Esse grupinho do protesto é pra matar qualquer um de raiva.

Vamos às metáforas...

Vc é casado com a maior gostosa. O sexo é muito bom, e tudo está indo razoavalemente bem. Mas depois de 1 ano de casada ela começa a cagar pra você, pra casa e qualquer outra obrigação típica do casamento.

- Vou ali dar pra um italiano e já volto, tá? Eu sinto que devo isso a ele.

Ela vai. E seis meses depois ela volta.

Tomou tapa na cara, foi chamada de vagabunda, esculacharam com ela a torto e a direito na frente de todo mundo.

Mas ela ainda continua gostosa.

- Ou você me aceita, ou eu vou dar pra outro. E acho bom vc me aceitar rapido pq não tô afim de esperar.


Que puta síndrome de corno manso, hein, malandro?

Lucvillaca disse...

Isso ae Gil, totalmente certo! Por isso digo que se quisermos trazer o Imperador, que venha com um contrato de risco, ele vai pensar duas vezes se perder 30% do salário caso falte um treino, caso faça algo que desmoralize o clube, por aí vai.
No fim da tudo certo! Com ou sem ele.
SRN

Thiago Silva Bastos disse...

É, Fábio Gil... O jogo ontem foi horrível! Não valeu o ingresso nem por eu ter assistido no PFC, deitado em meu berço!

Não podemos nos iludir com invencibilidade, R10 e etc. O time tá ruim, e na minha opinião, o pior de tudo é não ter UM esquema de jogo definidio (o que seria pouco também). Nos jogos com os grandes, apenas empatou (Vasco é pequeno, tá? Alguma objeção de algum RN? rsrs). Quero ver jogar com Cruzeiro, Santos, Grêmio... Não aguenta não.

Lembro ainda que não se justifica a péssima atuação pela ausência do R10 e TN7. Com eles tbm não temos visto jogos bons! Que "precisamos" contratar, é fato! Algumas posições são pontuais. No caso da Lat. Esq., não crucifico tanto o Egídio não. Vide aquele cruzamento na cabeça do Deivid... o que resultou? O nosso centroavante supervalorizado cabeceou com o cox, rsrs. Acho que a galera tem de pegar leve, pois ele já mostrou que pode jogar melhor - fez uma excelente partida, contra Bangu ou Olaria, n me lembro...

Mas para não escrever mto, vou tratar de dois pontos rapidamente:

- Diego Maurício: TITULAR!! Concordo com sua análise!

- Imperador: Luxa poderia ser mais inteligente. Deixou claro que "..se ele se enquadrar na filosofia montada blábláblá...". É CONTRATO DE RISCO. Td mundo sabe disso, menos ele! Vai pra Chatuba? Multa. Vai brigar com as doidas? Multa. Atrasou, deu desculpa esfarrapada pra faltar? Multa. Reincidente: TCHAU! Encerra o contrato e deixa ele no prejuízo, lembrando que a parte financeira é o que menos importará nessa hora.

NÃO É POSSÍVEL QUE O ADRIANO VAI VACILAR, COMO TODOS ESSES BOATOS E PRINCIPALMENTE PELO EXEMPLO DE DISCIPLINA QUE O R10 ESTÁ DANDO!

@thiagobastostb